Gestão Comercial: Maximizar o Lucro ou Satisfazer os Clientes?
Gestão Comercial: Maximizar o Lucro ou Satisfazer os Clientes?
Redação
Publicado em 28 de setembro de 2024 às 00:14 | Atualizado há 3 semanasÉ comum acreditar que, para uma empresa alcançar sucesso comercial, é necessário impulsionar as vendas de maneira exponencial, aumentando a margem de lucro, muitas vezes à custa de uma exploração excessiva dos clientes e do mercado.
Na maioria dos casos, as empresas focam principalmente no aumento das vendas, sem prestar a devida atenção às necessidades e desejos dos clientes.
Mas será que é possível realizar uma gestão comercial que maximize o lucro e, ao mesmo tempo, satisfaça os clientes?
A resposta é sim! É perfeitamente possível implementar uma gestão comercial responsável, que busque a maximização dos lucros sem perder de vista a elevação do nível de satisfação dos clientes.
Para isso, é fundamental, inicialmente, conhecer profundamente as necessidades dos clientes no mercado-alvo da empresa. Compreender as dores dos clientes, seus desejos e suas frustrações com concorrentes constitui a base de um planejamento comercial eficaz.
Com base nesse planejamento, que deve estar alicerçado nas reais necessidades dos clientes, é possível formar uma equipe comercial capacitada, por meio de treinamentos específicos e das ferramentas adequadas para uma abordagem correta no mercado.
Quando uma empresa inicia ou ajusta seu relacionamento comercial com o mercado a partir dessa perspectiva — focada no relacionamento com o cliente e na criação de experiências positivas para o usuário —, seus produtos e serviços se tornam catalisadores para a maximização das vendas e, consequentemente, do lucro.
Uma gestão comercial assertiva passa, necessariamente, por atender às verdadeiras necessidades dos clientes, gerando uma experiência inigualável. Nessa jornada, os clientes podem estar dispostos a pagar um pouco mais por um produto ou serviço, pois o alto nível de satisfação aumentará sua lealdade e os incentivará a recomendar a empresa a novos clientes. Um cliente satisfeito é a forma de publicidade mais eficaz e econômica que uma empresa pode obter.
Portanto, não tenha receio de focar na satisfação das necessidades dos seus clientes. A maximização dos lucros e dos resultados será uma consequência natural de uma gestão comercial assertiva, centrada no relacionamento com o cliente.
Neilson Oliveira
Consultor e Fundador, EAGLE Consultants Hub
Com 30 anos de experiência no Sistema Financeiro Nacional, atuou como Executivo e Conselheiro em entidades-chave das Instituições Financeiras Cooperativas.
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