Goiás: Singularidades que você não sabia
Crície Sampaio
Publicado em 2 de maio de 2022 às 19:01 | Atualizado há 3 anosQue o cerrado é um dos principais biomas do país todos nós sabemos. Mas você sabia que no estado de Goiás tem vegetação típica da Floresta Atlântica? Enganasse quem pensa que em Goiás so existe a vegetação típica do Cerrado predominante.
Destaca-se que no estado também há a presença de uma pequena parcela, ao norte do Estado de vegetação típica de Floresta Atlântica, cobrindo áreas de margens de rios e de serras.
Goiás tem o privilégio de ostentar a beleza singular do Cerrado, o bioma cobre cerca de 70% do território goiano e é o segundo maior bioma brasileiro, ficando atrás somente da Amazônia. Outra curiosidade sobre o estado diz respeito à hidrografia. É dentro do território goiano que nascem drenagens alimentadoras de três importantes rios: Araguaia, Tocantins, São Francisco e Paraná.
E para finalizar sob o aspecto turístico, a hidrografia do estado assume um papel protagonista. Além das cidades por onde passam rios atraírem milhares de pessoas todos os anos, a exemplo de Aruanã, há ainda lagos e cachoeiras espalhados por todo território.
E não poderiamos deixar de falar sobre as águas termais, um recurso natural localizado na região de Caldas Novas e Rio Quente. Além das propriedades terapêuticas as águas quentes são uma boa opção para o lazer.
Leia também:
- Otto Lara Resende brilhou no jornalismo e deixou marcas na ficção
- Colaboradores do HEI ganham dia de beleza
- Da pequena Taiobeiras ao sucesso, entenda como Marina Sena virou fenômeno
- Umberto Louzer lamenta mais um empate e segue em busca da sua primeira vitória na Série A