Saúde

Vacina contra Covid-19: Brasileiros informarão o CPF

Camila Nogueira

Publicado em 9 de outubro de 2020 às 16:22 | Atualizado há 4 anos

Ontem (8), o Ministério da Saúde informou que os brasileiros terão que informar CPF para que haja controle sobre a vacinação. As pessoas que não comunicarem o documento serão barrados de tomar a vacina contra a Covid-19.

A medida chegou, a partir da perspectiva de que sem o controle de distribuição da vacina a população tome doses diferentes.

Quando a medicação estiver disponível, um sistema de notificação será utilizado para o controle da distribuição das doses da vacina. Esse sistema também vai auxiliar no rastreamento de reações adversas das doses.

Diretor de informática do SUS diz que é possível rastrear quem tomou a Vacina Contra Covid-19

Jacson Venâncio de Barros, diretor do Departamento de Informática do SUS disse, “Ter essa rastreabilidade é muito importante”.

Jacson, ainda relatou “Hoje, nós temos uma, duas, três vacinas possíveis de serem aplicadas. E, quando tivermos quatro, 10? Se nós não tivermos controle, o paciente pode tomar uma dose da vacina A, e temos de evitar que ele tome uma segunda dose da vacina B”, declarou Venâncio.

O governo tem monitorado o desenvolvimento de nove vacinas, quatro delas já estão sendo testados no país. Com a possibilidade de compra, é possível que o Programa Nacional de Imunização (PNI), finalize a aplicação da primeira etapa da vacina no primeiro trimestre de 2021.

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias