Adolescente é empurrado de ponte por policial em protesto no Chile
Hélio Lemes da Silva Filho
Publicado em 4 de outubro de 2020 às 09:09 | Atualizado há 4 anos
Na última sexta-feira (2) foram registrados protestos e confrontos entre policiais e os manifestantes na capital Chilena Santiago. No entanto, o que chamou a atenção foi o momento que um adolescente de 16 anos caiu da ponte no rio Mapocho após ser empurrado da ponte por um policial, durante o confronto.
Nas imagens gravadas durante o protesto e o desentendimento com as forças policiais, é possível ver o momento que um policial empurra o adolescente. O adolescente por sua vez caiu da ponte, e a imagem do mesmo caído em uma parte seca do rio viralizou nas redes sociais.
Após o jovem ser empurrado pelo policial da ponte, uma nova onda de críticas contra os policiais do país surgiu. O policial que empurra o adolescente da ponte foi preso horas depois do incidente.
Após o incidente o governo chileno divulgou uma nota, na qual afirma ter ordenado uma investigação sobre o ocorrido e que o policial envolvido foi afastado de suas funções até a conclusão da investigação.
Jovem empurrado da ponte em protesto no Chile está internado e não corre risco de morrer
O adolescente foi socorrido e se encontra internado na clínica Santa María de Santiago e não corre risco de morrer. De acordo com as informações publicadas, o rapaz sofreu traumatismo craniano, fraturou os pulsos e um corte no couro cabeludo. O quadro de saúde do jovem é estável e o mesmo encontra-se consciente e está em observação.
O protesto que terminou com o jovem sendo empurrado da ponte pelo policial, teve início no Plaza Italia, que é o ponto principal das manifestações que ocorrem no Chile. A principal reivindicação dos protestantes é a de uma nova Constituição e reformas no sistema de aposentadorias.
]]>