Cultura

Embaixador fala sobre Belkiss em evento na Aflag

Diário da Manhã

Publicado em 26 de fevereiro de 2019 às 10:30 | Atualizado há 2 semanas

A mais premiada musicista de Goiás de todos os tempos, Belkiss Spenzieri Carneiro de Mendonça, que morreu em novembro de 2005, foi homenageada pela Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Aflag), em palestra com o embaixador Lauro Moreira, no dia 20 de fevereiro. O diplomata foi um dos grandes incentivadores de Belkiss, abrindo espaços culturais na América Latina, Europa e África para apresentações da artista goiana.

A presidente da Aflag, Alba Lucinia Dayrell, lembrou que Belkiss foi homenageada no ano passado pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura pelo seu 90º ano de nascimento e que a palestra ocorreu apenas cinco dias após a data de seu aniversário. Neta da pioneira Nhanhá do Couto, Belkiss foi fundadora do Conservatório de Música, que atualmente é a Escola de Música e Artes Cênicas, instituição da qual foi diretora durante vários anos.

Antes da palestra, a cantora Maria Eugênia e a pianista Maria Lucy Veiga Teixeira apresentaram a canção A Deusa da Minha Rua, informando ser a música preferida de Belkiss.

Ao falar da homenageada, Lauro Moreira a descreveu como uma das personalidades mais notáveis com quem teve o privilégio de conviver. A palestra foi baseada em texto escrito pelo embaixador em seu blog (quincasblog.wordpress.com), que traz um resumo da vida da artista, para depois relatar como se conheceram e as experiências culturais comuns.

Ele contou que a conheceu em 1986, quando era chefe da Divisão de Difusão Cultural do Itamaraty em Brasília. Belkiss o visitou para tratar da agenda de apresentações da pianista em alguns países da América Latina. Daí para frente, tornaram-se amigos e sempre que podia, Lauro procurava encaixá-la em apresentações nos países em que trabalhou como embaixador, em especial Portugal, Espanha e Marrocos. “Confesso que insistia para que ela se apresentasse nos postos onde servi, contribuindo assim para abrilhantar ainda mais os nossos programas de promoção cultural”, disse.

Ao final da homenagem, a escritora e musicista Sandra Maria de Pina foi convidada para comentar a palestra. Para Sandra, a história de Lauro e Belkiss se mesclam. E concluiu: “Se o embaixador abriu caminhos para a pianista, ela iluminou os passos que trilharam juntos. Se Lauro estava nos lugares certos para fazê-la brilhar foi porque sua inteligência e amor pelo saber e a cultura o colocaram lá”.

 

EMBAIXADOR DA CULTURA GOIANA

O embaixador Lauro Moreira é um intelectual militante da causa cultural e artística, dedicando-se à fotografia e às artes cênicas, como ator, diretor e autor. Nos 45 anos como diplomata de carreira, promoveu as artes e a cultura do Brasil e de Goiás em todos os postos diplomáticos por onde passou – Buenos Aires, Genebra, Washington, Barcelona, Rabat e Lisboa”.

Entre 1998 e 2008, Lauro lançou três CDs, com interpretação de poetas aclamados. Recentemente lançou o DVD Mãos Dadas, onde introduz e recita obras de 19 dos mais importantes poetas da língua portuguesa. Em 2013, participou como ator no longa-metragem Vazio Coração, de Alberto Araújo, ao lado de Murilo Rosa, Lima Duarte e Bete Mendes, entre outros.

Criou o Grupo Solo Brasil que apresentou o espetáculo de sua autoria, Uma Viagem através da Música do Brasil, em que procura mostrar o que há de mais representativo na música brasileira do século XX. O grupo, formado sobretudo por artistas goianos, já esteve em 20 países e em dezenas de cidades brasileiras.

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias