Câmara de Comércio Exterior da Acieg tem novos diretores
Diário da Manhã
Publicado em 30 de outubro de 2018 às 01:19 | Atualizado há 6 anosA Câmara de Comércio Exterior da Acieg (Comex) tem dois novos diretores. São eles: Kelson Costa, diretor de Capacitação Profissional, e Crismaria Veloso da Silva, diretora de Mineração. O objetivo da medida é dinamizar mais os diferentes segmentos do comércio, provocando inclusive maior interação e abertura com o público.
O presidente da Acieg, Euclides Siqueira, e a presidente da Comex, Andrea Fiúza, deram as “boas-vindas aos novos diretores e desejaram sucesso”.
A Comex foi criada pelo presidente Euclides Siqueira, objetivando estreitar as relações e atuações de diferentes órgãos governamentais e entidades relativas ao comércio exterior de bens e serviços, com o papel de promover o setor produtivo do Estado, inclusive o de turismo. Os novos dirigentes recém empossados veem amplas possibilidades de incremento do turismo em Goiás.
INCREMENTO AO TURISMO RURAL
Há um novo governo a assumir e Kelson Costa, que passa a ocupar a câmara de Capacitação Profissional, vê possibilidades de trabalho conjunto para incrementar o turismo no Estado. A tendência é dar um incremento ao turismo rural, envolvendo a Secretaria do Turismo, a Emater e sua rede de escritórios locais, o Senar, o Sebrae, entre outras instituições. Segundo ele, essa prática tem dado certo no exterior, sobretudo em países da Europa, como Espanha, Portugal e França.
“Goiás detém uma gastronomia rica no interior e podemos levar turistas do mundo inteiro para as diferentes regiões goianas”, relata Kelson ao Diário da Manhã. A ideia é chamar a atenção para as fazendas, onde o turista e sua família podem ver como se cria animais domésticos e como remover os ovos da galinha no poleiro. O almoço ou a janta na própria fazenda, com carnes de frango e de suínos à maneira goiana. E claro, o tradicional churrasco.
Kelson lembra que no Brasil, os gaúchos já praticam o turismo rural na região serrana, onde sobressai o vinho, a colheita da uva, além da comercialização de “lembrancinhas”. “Goiás pode fazer isso”, resume, observando que com esse incremento, os pequenos produtores poderão obter uma renda extra em seus negócios. Essa política envolveria, ainda, a rede hoteleira de Goiânia e outras cidades interioranas, os taxistas do aeroporto e das estações urbanas ao centro, entre outras atividades econômicas.
PROJETOS EM FOCO
Para isso a presidente da Câmara, Andrea Fiúza, e os novos diretores estão com diversos projetos a serem implementados. “O comércio exterior, exportação e importação, é um grande diferencial competitivo para o Estado de Goiás. Nosso foco será as feiras internacionais e regionais, rodadas de negócios, implantação de incubadoras, assessoria e consultoria, startups e a capacitação profissional para atender ao novo sistema eletrônico de exportações e a legislação fiscal e tributária. O setor de mineração é uma das pautas que será promovida pela nossa diretora Crismaria,” destacou o diretor Kelson Costa.
A Comex Acieg manterá alianças e busca estreitar as relações estratégica, com a Câmara de Comércio Exterior (Camex) que reúne os Ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, da Fazenda, do Planejamento, Orçamento e Gestão, das Relações Exteriores, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Casa Civil da Presidência da República e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a APEX Brasil Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.
]]>