PT investe na “onda vermelha” para levar Kátia e Haddad ao segundo turno
Diário da Manhã
Publicado em 23 de setembro de 2018 às 02:07 | Atualizado há 6 anosO crescimento de onze pontos do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) na pesquisa Ibope/Rede Globo da última terça-feira animou os petistas goianos. Os coordenadores da campanha do partido apostam na “onda vermelha” para turbinar a candidatura da professora Kátia Maria e garantir sua presença no segundo turno. O presidenciável, que substituiu Lula como candidato do PT vem a Goiânia na próxima sexta-feira, dia 28, e uma série de eventos estão preparados em Goiânia.
Uma das coordenadoras da campanha do PT em Goiás, a ex-secretária de Educação do Município e professora Neyde Aparecida acredita que assim como aconteceu nas eleições de 2006, em 2018, o PT pode se beneficiar nos Estados do bom momento do seu candidato à presidente. “Em 2006 a candidatura de Lula impulsionou as eleições dos governadores petistas de Jacques Wagner na Bahia, Marcelo Déda no Sergipe, Ana Júlia o Pará, Wellignton Dias no Piauí, e Binho Marques no Acre. Neste ano o crescimento de Haddad pode levar o PT ao segundo turno em Goiás e a eleger um grande número de deputados estaduais e federais”, acredita.
Neyde afirma que o PT está intensificando a atividades em favor de Kátia/Haddad nestas duas semanas finais de campanha. A candidata petista, tem feito intensa agenda de caminhadas na capital e no interior, e tem se desdobrado para participar de debates, entrevistas a rádios e programas de televisão, além de mensagens postadas nas redes sociais da campanha.
O bom desempenho de Kátia Maria nos debates e entrevistas tem gerado comentários positivos na militância. Ex-secretário Municipal de Cultura, Ivanor Florêncio diz mostra que está preparada para governar, exibindo sólida bagagem de conhecimento sobre os problemas do Estado e uma presença firme nos debates e nos programas eleitorais da legenda. Para o ex-vereador Carlos Soares, “Kátia orgulha o PT e as mulheres goianas, pois mostra equilíbrio e firmeza nas suas participações públicas na campanha”, aponta.
A deputada estadual Adriana Accorsi define Kátia Maria como “campanheira”. Afirma que a candidata do PT “acorda cedo, está sempre disposta a animada nas caminhadas, alegre nas entrevistas, emponderada no diálogo com a imprensa, além de demonstrar humildade e sinceridade no contato com a população”, define. Para o deputado federal Rubens Otoni, “a população está comparando os projetos em colocados para o Brasil e para Goiás, e tanto a candidatura de Haddad para presidente, quanto a de Kátia ao governo de Goiás, estão conseguindo passar para população que o projeto representado pelo PT de Lula é aquele que inclue o pobre no orçamento, que trata o povo como solução e não como problema”, declara.
Em 2002 Marina Sant´Anna foi a representante do PT na disputa pelo governo do Estado e chegou ao final daquele pleitocom 16% numa eleição onde participaram pesos pesados da politica goiana como o governador Marconi Perillo (PSDB), que foi candidato à reeleição e o ex-governador Maguito Vilela (PMDB). Para os estrategistas do PT, a disputa em 2018 se dá em bases mais favoráveis ao PT.
Para o ex-deputado estadual Valdi Camarcio, há condições de mais equilíbrio na disputa entre o PT, o e MDB do deputado federal Daniel Vilela, o PSDB, o governador José Eliton e mesmo em relação à campanha do senador Ronaldo Caiado(DEM). “As pesquisas mostram que ainda é grande o número de indecisos e o PT tem a tradição de crescer na reta final da campanha. Nossa militância está animada e a coligação com o PC do B ampliou a base de atuação do partido, além de dar a campanha candidatos muito competitivos na disputa por cadeiras na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. O PT é o partido da chegada e vamos chegar no segundo turno com Kátia Maria e Fernando Haddad para mudar Goiás e fazer o Brasil ser feliz de novo”, prevê.
Neste final de semana, Kátia Maria seguiu com a carreata “Onda Vermelha” pelas principais cidades do Entorno. Ao lado dos candidatos ao Senado–Luis Cesar e Geli Sanches -, do deputado federal Rubens Otoni, e de candidatas a deputada estadual–Lucimar Nascimento e Kedma Karen, ela percorreu as ruas de Novo Gama, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Luziânia.
]]>