Politica

Um militar defensor dos direitos humanos

Diário da Manhã

Publicado em 21 de setembro de 2018 às 02:29 | Atualizado há 6 anos

Militar de carreira, o subtenen­te Gilson Gomes quer trocar a far­da do Exército pelo terno e grava­ta na Câmara Federal. Sua pauta, no entanto, não é ligada apenas às questões de defesa nacional e segurança. Ele vai além, e defen­de políticas afirmativas e diz que o estudo Direitos Humanos deve fazer parte do currículo básico das escolas. “Defendo que seja imple­mentada uma estratégia pedagó­gica que permita e facilite a abor­dagem dos direitos humanos para um amplo universo de pessoas em todo território nacional”, aponta.

O militar diz que também é ne­cessário o estudo de Direitos Hu­manos na Escola Nacional de Ad­ministração, e defende que seja criada a Escola Nacional de Direi­tos Humanos, que promova o en­sino deste tema junto aos servido­res públicos da União. “Acredito que deve ser oferecida a capacita­ção nas modalidades presencial e virtual em direitos humanos para os servidores públicos, a fim de hu­manizar o atendimento ao cidadão nos órgãos públicos. No seu enten­dimento a pauta da educação so­bre os direitos humanos deve per­mear todos as esferas de governo (federal, estadual e municipal) e organizações da sociedade civil.

O subtenente Gomes avalia que é preciso também cuidar para crian­ças tenham conhecimento básico sobre Direitos Humanos. Candida­to pela Rede,com o número 1818, o subtentente Gilson Golmes diz que não se faz Educação sem a valoriza­ção dos professores Ele assegura que sendo eleito deputado federal vai acompanhar a de perto a aprova­ção do Piso Nacional de Educação. Ele diz que o valor dos salários dos professores deve ser uma priorida­de, pois sem profissionais motiva­dos não é possível melhorar a qua­lidade do ensino. Outra meta sua é a ampliação do número de alunos na escola em tempo integral, mais in­vestimento nas universidades e es­tímulo a criação de cursos profissio­nalizantes no ensino médio.

 

Defendo que seja implementada uma estratégia pedagógica que permita e facilite a abordagem dos direitos humanos”

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