Opinião

Bolsonaro e Haddad, a disputa final?

Diário da Manhã

Publicado em 20 de setembro de 2018 às 23:50 | Atualizado há 6 anos

Sin­gu­la­rís­si­mo o fa­to de gran­de par­te do elei­to­ra­do ma­ni­fes­tar apoio ao ex-pre­si­den­te Lu­la mes­mo ten­do si­do es­te con­de­na­do a pe­na de pri­são pe­lo ju­iz fe­de­ral Sér­gio Mo­ro e ra­ti­fi­ca­da a con­de­na­ção por dois de­sem­bar­ga­do­res da mes­ma ór­bi­ta. Lu­la ga­nha­ria a elei­ção pre­si­den­ci­al tan­to no pri­mei­ro quan­to no se­gun­do tur­nos. Tal ma­ni­fes­ta­ção de gran­de par­te da opi­ni­ão pú­bli­ca na­ci­o­nal, a fa­vor de­le, ex­pres­sa nas pes­qui­sas elei­to­ra­is, sig­ni­fi­ca re­pul­sa às de­ci­sões da­que­les ma­gis­tra­dos. Em ver­da­de mi­li­tam con­tra Sér­gio Mo­ro fa­tos pro­ban­tes de par­ci­a­li­da­de. O pai foi um dos prin­ci­pa­is fun­da­do­res do PSDB no Es­ta­do do Pa­ra­ná. A es­po­sa do ju­iz era as­ses­so­ra da vi­ce-go­ver­na­do­ria tu­ca­na do pa­ra­na­en­se. Sér­gio Mo­ro agiu com fac­cio­sis­mo quan­do de­ter­mi­nou gram­pe­a­men­to de te­le­fo­ne da pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca com a fi­na­li­da­de de gra­var con­ver­sa en­tre Dil­ma Rous­seff e o ex-pre­si­den­te, so­bre­tu­do ao di­vul­gar a gra­va­ção. Re­cen­te­men­te Mo­ro tra­tou com ris­pi­dez o es­cri­tor Fer­nan­do Mo­ra­es quan­do es­te, em au­diên­cia, tes­te­mu­nha­va a fa­vor de Lu­la.

Já su­bli­nhei aqui mais de uma vez o des­cré­di­to de Mo­ro em con­se­quên­cia da sua jus­ti­fi­ca­ti­va pa­ra o re­ce­bi­men­to do cha­ma­do au­xí­lio-mo­ra­dia. Tal jus­ti­fi­ca­ti­va con­sis­tiu na afir­ma­ção de que re­ce­bia o au­xí­lio pe­lo mo­ti­vo da fal­ta de re­a­jus­te sa­la­ri­al. O ar­gu­men­to foi con­si­de­ra­do mui­to in­fe­liz por gran­de par­te da opi­ni­ão pú­bli­ca. Pri­mei­ro por­que Sér­gio Mo­ro é pro­pri­e­tá­rio de be­la re­si­dên­cia em Cu­ri­ti­ba. Não há pois que se fa­lar em au­xí­lio-mo­ra­dia, que pas­sou a ser vis­to co­mo “au­xí­lio-mo­ro­dia”…

A can­di­da­tu­ra de Fer­nan­do Had­dad em sub­sti­tui­ção à do ex-pre­si­den­te Lu­iz Iná­cio Lu­la da Sil­va tam­bém cor­ro­bo­ra a in­ter­pre­ta­ção de que par­ce­la con­si­de­rá­vel da opi­ni­ão pú­bli­ca na­ci­o­nal de­sa­pro­va as per­se­gui­ções dos fau­to­res do gol­pe ci­vil de 2016 que re­sul­ta­ram no im­pe­di­men­to da can­di­da­tu­ra Lu­la e na pri­são do lí­der ope­rá­rio. Exis­ten­te há ape­nas dez di­as a can­di­da­tu­ra de Had­dad já apre­sen­ta apoio de 19% do elei­to­ra­do, re­ves­tin­do-se as­sim de qua­se cer­te­za de ir pa­ra o se­gun­do tur­no. Com sua cul­tu­ra e seu ta­len­to Had­dad per­so­ni­fi­ca po­ten­ci­al pa­ra che­gar ao se­gun­do tur­no com chan­ce de vi­tó­ria. Pois a sua can­di­da­tu­ra se iden­ti­fi­ca so­bre­mo­do com os elei­to­res de Ci­ro Go­mes e Ma­ri­na Sil­va, além de ter afi­ni­da­des com a ju­ven­tu­de uni­ver­si­tá­ria. O ca­be­dal de cul­tu­ra, a res­pei­ta­bi­li­da­de mo­ral e o ta­len­to ver­bal de Fer­nan­do Had­dad sem dú­vi­da en­vol­vem o seu no­me de gran­de cre­di­bi­li­da­de.

Re­gis­tre-se que a can­di­da­tu­ra de Ja­ir Bol­so­na­ro é for­te. O las­ti­má­vel aten­ta­do por ele so­fri­do deu-lhe em 15 di­as, se­gun­do as pes­qui­sas, até ago­ra, no mí­ni­mo 10 mi­lhões de vo­tos além dos que já ti­nha.

Pa­re­ce-me que a dis­pu­ta fi­nal se­rá en­tre ele e Had­dad.

 

(Eu­ri­co Bar­bo­sa, es­cri­tor, mem­bro da AGL e da As­so­cia­ção Na­ci­o­nal de Es­cri­to­res, ad­vo­ga­do, jor­na­lis­ta e es­cre­ve nes­te jor­nal às sex­tas-fei­ras. E-mail: eu­ri­co_bar­bo­sa@hot­mail.com­Fer­nan­do Had­dad, gran­de afir­ma­ção)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias