Lula vence em 17 Estados
Diário da Manhã
Publicado em 28 de agosto de 2018 às 01:58 | Atualizado há 2 semanasA campanha do ex-presidente Lula (PT) cresce e avança em todo o País. O petista vence em 17 Estados, empata em seis, enquanto o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) vence em Santa Catarina e Distrito Federal. No Nordeste, onde Lula tem uma votação média de 50%, com destaque para o Piauí, onde recebe 65%. O levantamento foi publicado nos sites Brasil247, G1, da Rede Globo e no Jornal GGN, do jornalista Luis Nassif.
No Nordeste, além dos 64% no Piauí, Lula tem 63% no Maranhão, 62% no Pernambuco, 57% na Paraíba, 56% no Ceará e no Sergipe, 55% na Bahia, 53% em Alagoas e Rio Grande do Norte.
Bolsonaro vence no DF, Roraima e Amapá. Lula e Bolsonaro estão em empate estatístico, pela margem de erro, no Paraná, São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Rondônia e Espírito Santo. Nos seis, apenas entre os catarinenses Jair Bolsonaro tem vantagem numérica, em Goiás, Lula tem 33% e Bolsonaro, 26,5%.
Nem mesmo se pode invocar o peso dos grandes Estados como fator que pudesse equilibrar a disputa, pois os maiores colégios eleitorais pesquisados (Minas não foi), Lula tem vantagem numérica sobre Bolsonaro: 26% a 21% em São Paulo e de 29% a 22% no Rio de Janeiro.
Os números também não são muito favoráveis a outros candidatos: todos eles obtêm os maiores índices em seus Estados originários ou próximos. Mas não suficientes para uma vitória contra Lula.
Marina Silva tem a maior intenção de votos no Amapá (17%), Ciro Gomes no Ceará (15%), Geraldo Alckmin em São Paulo (12%) e Alvaro Dias no Paraná (22%).
E se o resultado deste último surpreendepelarepresentatividadeem seu Estado, local onde o candidato do Podemos expõe apoio direto e constante ao juiz da Lava Jato, Sérgio Moro, e conquista votos muito superiores ao 1% da pesquisa que inclui todo o Brasil, é também o único Estado que registra empate entre Álvaro, Bolsonaro e Lula.
]]>