Opinião

Tentativa dos poderosos de impugnarem a candidatura Bolsonaro

Diário da Manhã

Publicado em 27 de agosto de 2018 às 23:14 | Atualizado há 6 anos

Di­ria Bol­si­na­ro , di­an­te des­ta no­tí­cia de jor­nal: olhem aí (um dos mui­tos mo­ti­vos) por­que bra­si­lei­ro pre­ci­sa mes­mo é  ter ar­ma (e ir pra rua  com ela)… (fo­to do Cor­reio Bra­si­li­en­se 24.8.18)

 

Pa­ra o Sis­te­ma Po­lí­ti­co-Em­pre­sa­ri­al-Fi­nan­cis­ta, “se nós im­pe­di­mos Dil­maLu­la com um Gol­pe Par­la­men­tar”, e a “So­ci­e­da­de” acei­tou,  por que não po­de­mos im­pe­dir Bol­so­na­ro com um Gol­pe Ju­di­cial e a So­ci­e­da­de en­go­lir no­va­men­te”?

O Bra­sil é fei­to pa­ra não dar cer­to, is­so to­do mun­do sa­be. Na nos­sa vi­da, a de to­do mun­do, is­so se con­cre­ti­za as­sim: to­dos nós, “pe­ran­te as Leis”, so­mos cri­mi­no­sos, bas­ta ter uma ban­qui­nha de pi­po­ca pa­ra ser­mos en­qua­dra­dos nu­ma con­tra­ven­ção de pé-de-pá­gi­na e no­ta-de-ro­da­pé. São tan­tas as Leis, tão mal-fei­tas, tão in­va­si­vas, que qual­quer bra­si­lei­ro – quan­do o Sis­te­ma quer – po­de ser pre­so a qual­quer mo­men­to. É cla­ro que Dil­ma co­me­teu “cri­mes” – e quan­tos – mas qual Pre­si­den­te não o co­me­teu? Ela ape­nas foi “a es­co­lhi­da”. Bol­so­na­ro tam­bém po­de sê-lo, por ou­tros mo­ti­vos. A ló­gi­ca mo­ral  do Sis­te­ma Ju­di­cialGran­de Em­pre­sa­ri­alGo­ver­na­men­talLe­gis­la­ti­vo é a se­guin­te: “a clas­se mé­dia, es­ta mes­ma que, cri­mi­no­sa­men­te, acei­ta Lu­la pre­so, Dil­ma im­pe­achmen­ta­da, não tem mo­ral pa­ra im­pe­dir a can­di­da­tu­ra do Ca­pi­tão”. Vai ter umas car­to­li­na­zi­nhas ra­bis­ca­das com pin­cel atô­mi­co nas ru­as e pron­to…

Den­tro des­sa aná­li­se, fei­ta pe­lo “Sis­te­ma”, as ins­ti­tu­i­ções Le­gis­la­ti­vasJu­di­ci­á­riasExe­cu­ti­vasGran­de Bur­gue­sia são as ver­da­dei­ras ges­to­ras de um en­go­do cha­ma­do “De­mo­cra­cia e Vo­tos”. Eles con­ti­nuam ra­ci­o­ci­nan­do: “É evi­den­te que a Clas­se Mé­dia, os Su­lis­tas, a Pe­que­na Bur­gue­sia, apo­i­a­ram nos­so “Gol­pe Par­la­men­tar”, eles pre­ci­sa­vam que o Bra­sil não se trans­for­mas­se de­fi­ni­ti­va­men­te em uma Re­pú­bli­ca Cu­ba­no-Ve­ne­zu­e­la­na Nor­tis­ta, su­ga­do­ra da Re­pú­bli­ca Ca­pi­ta­lis­ta Clas­se-Me­dis­ta do Sul. Bas­ta sol­tar­mos Lu­la da ca­deia pa­ra a Re­pú­bli­ca Cu­ba­na do Bra­sil se ins­ta­lar de vez”, pen­sam eles. “En­tão – con­ti­nuam o ra­ci­o­cí­nio – se eles acei­ta­ram nos­so “gol­pe con­tra o Ex­tre­mis­mo de Es­quer­da”, irão fi­car ca­la­di­nhos quan­to ao no­vo “gol­pe con­tra Ex­tre­mis­mo de Di­rei­ta”, es­te ex­tre­mis­mo  que quer “que­brar o Sis­te­ma”.

“Que­brar o Sis­te­ma”, aqui, quer di­zer – ago­ra sou eu quem es­tá fa­lan­do –  aca­bar com o tal “Pre­si­den­ci­a­lis­mo de co­a­li­sãoco­op­ta­çãocor­rup­ção”, aque­le que usa di­nhei­ro da Gran­de Bur­gue­sia pa­ra sus­ten­tar a Po­li­ti­ca­gem do Con­gres­so que, por sua vez, cheia de car­gos no Go­ver­no,  ex­tor­que as Em­pre­sas em bus­ca de cor­rup­ção,  e com es­te di­nhei­ro/vo­tos, dá sus­ten­ta­ção par­la­men­tar ao Es­ta­do. Já vi­ram que Bol­so­na­ro ti­nha pei­to (e lou­cu­ra su­fi­ci­en­te) pa­ra  que­brar o den­te des­ta en­gre­na­gem, jo­gar o Sis­te­ma no “des­co­nhe­ci­do” e no vá­cuo; daí a pre­pa­ra­ção do Gol­pe Ju­di­cial , já ar­ti­cu­la­da e de­fe­nes­tra­da pe­la ma­té­ria do Cor­reio Bra­si­li­en­se de 24.8.18, mos­tra­da aci­ma. To­dos sa­bem que o Sis­te­ma já que­brou, já em­bu­xou, mas nin­guém den­tre os po­de­ro­sos acre­di­ta que o po­vo bra­si­lei­ro (clas­se mé­dia con­sci­en­te) vá às ru­as, vá às ar­mas, pa­ra mu­dar o Sis­te­ma, es­te mes­mo que ne­nhum po­de­ro­so (Ju­di­ci­á­rio, Le­gis­la­ti­vo, Exe­cu­ti­vo, Gran­de Bur­gue­sia) quer que mu­de.

Res­ta sa­ber se es­ta Clas­se Mé­dia irá, mais uma vez, dei­xar a Mo­ral de la­do, con­ten­tar-se com seus car­gos pú­bli­cos,  ves­tir o pi­ja­ma e as­sis­tir ses­são- da-tar­de…

Res­ta­rá sa­ber se a clas­se mé­dia,  a quem o Es­ta­do cos­tu­ma ser­vir, ago­ra ser­vi­rá de­la, atro­pe­lan­do seus an­sei­os (Bol­so­na­ro co­mo o que­ri­di­nho de­la no mo­men­to). As­sim é Ma­qui­a­vel : a clas­se mé­dia usou do Es­ta­do pa­ra ti­rar Lu­la do pá­reo,  ago­ra es­se mes­mo Es­ta­do, vi­ta­mi­na­do de Po­der, vol­ta-se con­tra ela.

 

(Mar­ce­lo Cai­xe­ta, mé­di­co psi­qui­a­tra)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias