Entretenimento

Basileu França promove mostra de artes cênicas

Diário da Manhã

Publicado em 26 de agosto de 2018 às 03:50 | Atualizado há 2 semanas

O Curta Cena do curso de Produção Cênica do Ba­sileu França está de vol­ta com diversas atrações. Nes­ta segunda edição o evento terá como foco principal a música, dança, circo e o teatro. O segun­do Curta a Cena é uma produ­ção dos alunos, com o apoio dos professores, do curso superior de Produção Cênica do Institu­to Tecnológico em Artes Basileu França. Vai ser realizado nesta segunda-feira, 27 de agosto, a partir das 20h.

O evento reúne cenas curtas de espetáculos nas áreas de dan­ça, teatro, música e circo, com pro­dução realizada pelos alunos do próprio curso. Os ingressos cus­tam R$ 5 reais e podem ser ad­quiridos com os estudantes e na portaria do Teatro Basileu França.

O objetivo da mostra é estimu­lar os alunos no exercício da pro­dução. Fomentar o desenvolvi­mento de pesquisas da linguagem cênica, além de abrir espaço para novos atores, diretores, dramatur­gos e outros profissionais da cultu­ra. A ideia é proporcionar ao públi­co o acesso democrático às artes cênicas, priorizando a diversida­de e a experimentação.

De acordo o coordenador do curso de Produção Cênica, Julia­no Silvestre, o Curta a Cena é uma oportunidade para os alunos apli­carem na prática os conhecimen­tos que adquirem em sala de aula, desenvolvendo suas apitdões, por meio de visitas técnicas, pesqui­sas, leitura e atividades de plane­jamento. “A mostra permite aos es­tudantes vivenciarem a produção, promove a aproximação da escola com a comunidade, ofertando in­gressos com preços acessíveis, e ao mesmo tempo apresenta os pro­fissionais em formação ao mer­cado da arte e da cultura”, destaca.

A professora, atriz e diretora Adriana Brito, uma das organiza­doras do evento afirma que “du­rante a mostra, os estudantes do Curso de Produção Cênica conhe­cem os elementos de cena e to­das as ações envolvidas nos bas­tidores de uma produção” “Eles aprendem a fazer check list, a pre­parar camarins, a tomar providên­cias técnicas, a cuidar da comu­nicação, da recepção de público. Enfim, se envolvem em todo o processo de produção de um es­petáculo”, completa o professor e diretor Rafa Blat, que também está à frente da organização.

Entre os espetáculos que se­rão apresentados está o Dança das Cadeiras, desenvolvido pelo Gru­DanTe, Grupo de Dança e Teatro, do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Goiás (IFG). O gru­po é composto por alunos dos cur­sos de ensino médio integrados ao técnico, durante os anos de 2016 e 2017. O espetáculo aborda aspec­tos cotidianos e consequências das relações de poder, tal como a robotização, que culmina na ex­plosão dos indivíduos, expressa através das agonias singulares que cada ator representa no palco.

Já a programação musical con­tará com o show Mayah Voz e Vio­lão. A cantora paraense, que fez curso de Canto Popular no Pará, vive desde 2017 em Goiânia. Foi solista mezzo-soprano do Coral Vozes do Instituto Basileu França. Na apresentação ela contará com a participação do músico Will Nas­cimento e de sua filha Lara, que irá interpretar as músicas por meio de movimentos de ginástica.

Outra atração musical será a banda goiana RG2.0. A banda sur­giu em 2007, fez uma pausa e reto­mou as atividades no ano passado. vai levar ao público canções auto­rais e covers de bandas populares do Brasil, nos gêneros rock e pop rock, como Capital Inicial, Para­lamas do Sucesso e Titãs. A ban­da surgiu em 2007 e tem no vo­cal Johny Crispim, Charles Eon na guitarra e o músico convidado Gustavo Machado nos teclados. No repertório do show vão entrar as canções autorais “Sem nome” e “Dia especial”, e ainda um cover de “Vem quente que eu estou fer­vendo”, de Erasmo Carlos.

O II Curta a Cena irá contar ain­da com a performance acrobática “Respeita as Mina”, que irá abor­dar a violência contra a mulher e o feminicídio, e propor uma re­flexão sobre os papéis de gênero, a imagem ideal de feminilidade e os estranhamentos que acometem aquelas que não se adequam. A direção da cena é do professor de Circo do Basileu França, Marcelo Marques, e será apresentada pe­las artistas circenses Gisele Lopes e Lays Tavares.

O I Curta a Cena foi realizado no primeiro semestre deste ano pelos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica e teve uma repercussão muito boa entre os alunos, artistas convida­dos e público presentes. Os alunos foram responsáveis por todo o pla­nejamento, execução e organiza­ção do evento. O objetivo do Cur­ta a Cena éste: Dar oportunidade para o aluno desenvolver suas ha­bilidades como produtor cênico enfrentando todos os desafios ine­rentes desta profissão.

II CURTA A CENA

Horário: 20h

Data: 27 de agosto (segunda-feira)

Local: Teatro Basileu França – Avenida Universitária, 1750, Setor Universitário, Goiânia – GO

 

 

A mostra permite aos estudantes vivenciarem a produção, promove a aproximação da escola com a comunidade, ofertando ingressos com preços acessíveis, e ao mesmo tempo apresenta os profissionais em formação ao mercado da arte e da cultura”, Juliano Silvestre
]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias