Opinião

Fundo partidário e fundo eleitoral

Diário da Manhã

Publicado em 26 de agosto de 2018 às 01:07 | Atualizado há 6 anos

Nes­te ema­ra­nha­do de leis e no ain­da mais com­pli­ca­do ter­re­no da in­ter­pre­ta­ção, é na­tu­ral que o ci­da­dão co­mum se per­ca, sem sa­ber di­rei­to as coi­sas, olhan­do des­con­fi­a­do que nem ga­li­nha ven­do co­bra, prin­ci­pal­men­te quan­do se tra­ta de coi­sas que sa­em da­que­las cum­bu­cas da Pra­ça dos Três Po­de­res (uma de­las com a bo­ca pra ci­ma, pa­ra abo­ca­nhar to­dos os re­cur­sos que con­se­guir, e ou­tra em­bor­ca­da, co­mo pa­ra es­con­der os mal­fei­tos ur­di­dos pe­los seus fi­nó­rios ma­lan­dros in­qui­li­nos).

Mas va­mos ten­tar ti­rar a dú­vi­da.

O fun­do par­ti­dá­rio foi cri­a­do com o no­me ofi­ci­al de “Fun­do Es­pe­ci­al de As­sis­tên­cia Fi­nan­cei­ra aos Par­ti­dos Po­lí­ti­cos”. Es­tá dis­ci­pli­na­do na Lei 9.096/1995 (Lei dos Par­ti­dos Po­lí­ti­cos), Lei 9.504/1997 (Lei das Elei­ções), nas Re­so­lu­ções 21.975 e 23.464 do TSE e na Por­ta­ria 288 do TSE, que es­tá em pro­ces­so de al­te­ra­ção. Ba­si­ca­men­te é um fun­do de va­lo­res re­pas­sa­dos aos par­ti­dos po­lí­ti­cos que, con­for­me a Lei dos Par­ti­dos Po­lí­ti­cos, de­cor­ren­te de mul­tas e pe­na­li­da­des pe­cu­ni­á­rias, re­cur­sos fi­nan­cei­ros que lhe fo­rem des­ti­na­dos por leis or­ça­men­tá­rias da Uni­ão; do­a­ções de pes­so­as fí­si­cas ou ju­rí­di­cas, efe­tu­a­das por in­ter­mé­dio de de­pó­si­tos ban­cá­rios di­re­ta­men­te na con­ta do Fun­do Par­ti­dá­rio; do­ta­ções or­ça­men­tá­rias da Uni­ão.

Em su­ma, é um mis­to de ver­bas pre­do­mi­nan­te­men­te pú­bli­cas com ver­bas pri­va­das sen­do um ins­ti­tu­to já con­so­li­da­do na le­gis­la­ção des­de a dé­ca­da de 90. Pa­ra re­ce­ber es­sas ver­bas o par­ti­do de­ve es­tar de­vi­da­men­te re­gis­tra­do no TSE e com a pres­ta­ção de con­tas em dia.

De acor­do com o art. 41-A da Lei nº 9.096/1995, do to­tal do Fun­do Par­ti­dá­rio, 5% (cin­co por cen­to) são des­ta­ca­dos pa­ra en­tre­ga, em par­tes igua­is, a to­dos os par­ti­dos que aten­dam aos re­qui­si­tos cons­ti­tu­ci­o­nais de aces­so a es­ses re­cur­sos e 95% (no­ven­ta e cin­co por cen­to) são dis­tri­bu­í­dos na pro­por­ção dos vo­tos ob­ti­dos na úl­ti­ma elei­ção ge­ral pa­ra a Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos.

Quan­to fun­do elei­to­ral, é um ins­ti­tu­to no­vo, não de­ve ser con­fun­di­do com o fun­do par­ti­dá­rio, e seu no­me ofi­ci­al é “Fun­do Es­pe­ci­al de Fi­nan­cia­men­to de Cam­pa­nha”. Es­tá in­ti­ma­men­te li­ga­do à re­for­ma po­lí­ti­ca, ou co­mo qui­ser cha­má-la, que foi san­ci­o­na­da em 2017, que já va­le pa­ra 2018. A Lei 13.487/2017 al­te­rou a Lei das Elei­ções e a Lei dos Par­ti­dos Po­lí­ti­cos, ins­ti­tu­in­do o que fi­cou co­nhe­ci­do co­mo fun­do elei­to­ral. Diz a lei:

“Art. 16-C. O Fun­do Es­pe­ci­al de Fi­nan­cia­men­to de Cam­pa­nha (FEFC) é cons­ti­tu­í­do por do­ta­ções or­ça­men­tá­rias da Uni­ão em ano elei­to­ral, em va­lor ao me­nos equi­va­len­te:

I – ao de­fi­ni­do pe­lo Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral, a ca­da elei­ção, com ba­se nos pa­râ­me­tros de­fi­ni­dos em lei;

II – a 30% (trin­ta por cen­to) dos re­cur­sos da re­ser­va es­pe­cí­fi­ca (…)”

A re­ser­va es­pe­cí­fi­ca re­fe­re-se a pro­gra­ma­ções de­cor­ren­tes de emen­das de ban­ca­da es­ta­du­al de exe­cu­ção obri­ga­tó­ria e de des­pe­sas ne­ces­sá­rias ao cus­teio de cam­pa­nhas elei­to­ra­is.

Re­ca­pi­tu­lan­do: são dois fun­dos de for­ne­ci­men­to de ver­bas pa­ra os par­ti­dos po­lí­ti­cos, com pro­pó­si­tos até pa­re­ci­dos, mas que fo­ram ins­ti­tu­í­dos em mo­men­tos di­fe­ren­tes, sen­do que o fun­do par­ti­dá­rio con­ta com ver­bas de fon­tes mais va­ri­a­das.

Exis­tem mui­tos ques­ti­o­na­men­tos acer­ca des­ses fun­dos.

Na ver­da­de, são es­ca­ra­mu­ças, ta­pe­a­ções cri­a­das pe­los po­lí­ti­cos em pro­vei­to pró­prio, por­que, na mai­or ca­ra-de-pau, os pre­si­den­tes de par­ti­do di­zem que vão usar o fun­do só com can­di­da­tos com re­al po­ten­ci­a­li­da­des de elei­ção, o que nor­mal­men­te acon­te­ce, quan­do os pró­prios di­ri­gen­tes não usam os re­cur­sos na sua cam­pa­nha pes­so­al.

O Fun­do Es­pe­ci­al de Fi­nan­cia­men­to de Cam­pa­nha (FEFC) sur­giu na re­for­ma po­lí­ti­ca co­mo uma de­man­da de par­la­men­ta­res após a pro­i­bi­ção em 2015, pe­lo Su­pre­mo, do fi­nan­cia­men­to pri­va­do de cam­pa­nhas. Po­lí­ti­cos che­ga­ram a di­zer que uma elei­ção sem ver­ba pú­bli­ca se­ria “in­vi­á­vel”.

Em agos­to des­te ano, o Con­gres­so che­gou a co­gi­tar a vol­ta do fi­nan­cia­men­to pri­va­do pa­ra cam­pa­nhas, mas a ideia nau­fra­gou após crí­ti­cas e com as re­per­cus­sões dos es­cân­da­los da La­va-Ja­to.

A Co­mis­são da Re­for­ma Po­lí­ti­ca na Câ­ma­ra, pre­si­di­da pe­lo de­pu­ta­do Vi­cen­te Cân­di­do (PT-SP), pro­pôs um fun­do pú­bli­co de R$ 3,6 bi­lhões, mas a ideia não vin­gou após crí­ti­cas de­vi­do ao al­to va­lor em épo­ca de cri­se.

Ou­vin­do as crí­ti­cas, o Con­gres­so con­cor­dou em cri­ar o FEFC, com va­lor en­xu­ga­do, pre­vis­to em R$ 1,7 bi­lhão pa­ra 2018.

Pe­la ne­ces­si­da­de de apro­var a re­for­ma po­lí­ti­ca an­tes de 7 de ou­tu­bro, um ano an­tes do plei­to, um acor­do cos­tu­ra­do en­tre par­la­men­ta­res ga­ran­tiu que Câ­ma­ra e Se­na­do apro­vas­sem as me­di­das em vo­ta­ções-re­lâm­pa­go. Tam­bém par­te do acor­do, o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer san­ci­o­nou a apro­va­ção do no­vo fun­do em 6 de ou­tu­bro.

E aque­les par­ti­dos que to­dos sa­bem que têm do­nos (Ro­ber­to Jef­fer­son, do PTB; Levy Fi­de­lix, PRTB; Re­na­ta Abreu, do Po­de­mos; Jo­sé Ma­ria Eyma­el, do PSDC; Car­los Lu­pi, do PDT etc) ne­go­ci­am tem­po de rá­dio e TV e usam o di­nhei­ro do fun­do elei­to­ral pa­ra ele­ger quem tem po­ten­ci­a­li­da­de pa­ra ser elei­to não con­tem­plan­do aque­les can­di­da­tos que não apa­ren­tem con­di­ções de ven­cer, nu­ma dis­cri­mi­na­tó­ria “di­vi­são” de re­cur­sos des­se fun­do. E fun­cio­na a ve­lha es­per­te­za ra­po­sis­ta des­ses ma­lan­dros que, mui­tas ve­zes sem vo­to, man­dam em que o tem.

Mas o elei­tor, en­ten­den­do ou não a di­fe­ren­ça en­tre os dois, já sa­be que fun­do elei­to­ral é um di­nhei­ro que é rou­ba­do de vo­cê pra vo­cê ele­ger quem vai con­ti­nu­ar rou­ban­do de vo­cê.

 

(Li­be­ra­to Pó­voa, De­sem­bar­ga­dor apo­sen­ta­do do TJ-TO, Mem­bro-fun­da­dor da Aca­de­mia To­can­ti­nen­se de Le­tras e da Aca­de­mia Di­a­no­po­li­na de Le­tras, Mem­bro da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa – AGI – e da As­so­cia­ção Bra­si­lei­ra de Ad­vo­ga­dos Cri­mi­na­lis­tas – ABRA­CRIM – es­cri­tor, ju­ris­ta, his­to­ri­a­dor e ad­vo­ga­do, li­be­ra­to­po­[email protected])

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