Opinião

Dashboards e BI

Diário da Manhã

Publicado em 24 de agosto de 2018 às 03:53 | Atualizado há 6 anos

Se pa­rar­mos pa­ra ana­li­sar, a quan­ti­da­de de da­dos ge­ra­dos em uma fá­bri­ca é imen­sa. Quan­tos fun­cio­ná­rios uma em­pre­sa tem, qual a pro­du­ti­vi­da­de de ca­da se­tor, quan­tos pro­du­tos são fa­bri­ca­dos por ho­ra, quan­tos são ven­di­dos ao ano, qual o tí­que­te mé­dio de ca­da cli­en­te, etc. Es­ses são ape­nas al­guns exem­plos. E a me­lhor es­tra­té­gia pa­ra o em­pre­sá­rio no mun­do atu­al é sa­ber usar os da­dos e nú­me­ros a seu fa­vor.

O Bu­si­ness In­tel­li­gen­ce pre­ci­sa fa­zer par­te da ro­ti­na de to­da em­pre­sa. No ca­so das in­dús­tri­as, con­si­de­ro es­sa ne­ces­si­da­de al­go ain­da mais ur­gen­te. Sa­ber co­le­tar, or­ga­ni­zar e ana­li­sar os da­dos cor­re­ta­men­te po­de ser o di­fe­ren­ci­al en­tre “ser ape­nas mais um” e vi­rar o lí­der de mer­ca­do. O BI é ca­paz de trans­for­mar a mon­ta­nha de da­dos que a sua em­pre­sa ge­ra em in­for­ma­ções que re­al­men­te va­lo­ri­zam o seu ne­gó­cio.

Pa­ra is­so, a ado­ção de dashbo­ards é es­sen­cial, já que trans­for­ma da­dos em in­for­ma­ções pal­pá­veis, tor­nan­do o flu­xo de tra­ba­lho, as me­tas do dia, e tu­do mais o que for ne­ces­sá­rio, vi­sí­vel pa­ra a equi­pe. De­pen­den­do do seu mer­ca­do de atu­a­ção, ca­da in­dús­tria tem um ti­po de dashbo­ard mais in­di­ca­do. Os da­dos mais im­por­tan­tes são se­le­ci­o­na­dos e com­bi­na­dos en­tre si pa­ra ge­rar in­for­ma­ções que ala­van­quem o cres­ci­men­to e o lu­cro do ne­gó­cio.

Pen­se no BI co­mo uma ma­nei­ra de apro­vei­tar to­dos os da­dos ge­ra­dos por co­la­bo­ra­do­res, con­su­mi­do­res, for­ne­ce­do­res, etc, e a par­tir dis­so ge­rar in­sights es­sen­ci­ais pa­ra re­du­zir cus­tos, en­con­trar opor­tu­ni­da­des, to­mar de­ci­sões mais as­ser­ti­vas e en­fren­tar seus con­cor­ren­tes. O BI e o uso de te­las in­te­li­gen­tes mos­tram que o ca­mi­nho pa­ra o su­ces­so já es­tá den­tro da sua or­ga­ni­za­ção. Res­ta sa­ber ex­plo­rar es­tes da­dos com sa­be­do­ria.

O dashbo­ard em si é im­por­tan­te pa­ra a ve­lo­ci­da­de des­sas de­ci­sões. Se­le­ci­o­nan­do as prin­ci­pa­is in­for­ma­ções e aná­li­ses pa­ra fi­ca­rem dis­po­ní­veis, é pos­sí­vel en­con­trar opor­tu­ni­da­des e cor­ri­gir ro­tas com mai­or agi­li­da­de, re­sol­ven­do pe­que­nos pro­ble­mas que po­de­ri­am se tor­nar uma gran­de dor de ca­be­ça fu­tu­ra­men­te. Uma li­nha de pro­du­ção que apre­sen­te uma pe­que­na len­ti­dão em uma de su­as es­tei­ras, por exem­plo. O pro­ble­ma po­de não ser per­ce­bi­do ime­di­a­ta­men­te, mas es­sa di­fe­ren­ça irá co­me­çar a apa­re­cer na te­la e as me­di­das po­de­rão ser to­ma­das ime­di­a­ta­men­te. E o mais in­te­res­san­te: vo­cê já irá sa­ber nu­me­ri­ca­men­te o quan­to es­se atra­so po­de in­ter­fe­rir nas su­as ven­das.

É pos­sí­vel tra­ba­lhar com dashbo­ards fo­ca­dos em da­dos in­ter­nos (co­mo qua­is pro­du­tos es­tão sen­do pro­du­zi­dos por mi­nu­to, ve­lo­ci­da­de das li­nhas de pro­du­ção, tem­po de exe­cu­ção, etc), in­for­ma­ções ex­ter­nas (co­mo quan­ti­da­de de pe­di­dos que fo­ram re­a­li­za­dos por re­gi­ão do pa­ís, nú­me­ro de ven­das por re­pre­sen­tan­te, acom­pa­nha­men­to lo­gís­ti­co, etc) e até mes­mo da­dos cru­za­dos. Ca­be a ca­da lí­der de­ter­mi­nar qua­is são as in­for­ma­ções es­sen­ci­ais pa­ra sua pro­du­ção e fa­ci­li­tar o aces­so aos da­dos de qua­li­da­de.

A in­dús­tria em si é al­go mui­to com­ple­xo, pois en­vol­ve o tra­ba­lho de di­fe­ren­tes áre­as que pre­ci­sam es­tar fun­cio­nan­do em per­fei­ta sin­to­nia. É pre­ci­so es­tar a par de re­la­tó­rios, co­nhe­cer a pro­du­ti­vi­da­de, con­fe­rir o tra­ba­lho dos co­la­bo­ra­do­res, ter to­da a lo­gís­ti­ca em or­dem e co­nhe­cer as ne­ces­si­da­des e pre­fe­rên­cias do seu con­su­mi­dor, etc. Pa­ra con­se­guir apro­vei­tar ao má­xi­mo to­das in­for­ma­ções ge­ra­das por ca­da uma des­sas ações, o Bu­si­ness In­tel­li­gen­ce é a me­lhor so­lu­ção. Já os dashbo­ards são as me­lho­res fer­ra­men­tas pa­ra sim­pli­fi­car to­dos os da­dos e co­lo­cá-los pa­ra, efe­ti­va­men­te, tra­ba­lha­rem ao seu fa­vor.

 

(Mar­cos Abel­lón, di­re­tor ge­ral da W5 So­lu­ti­ons, em­pre­sa bra­si­lei­ra que de­sen­vol­ve so­lu­ções pa­ra pre­fei­tu­ras, BI (Bu­si­ness In­tel­li­gen­ce) e apli­ca­ti­vo pa­ra pa­ga­men­to mó­vel. Mais in­for­ma­ções no si­te: www.w5so­lu­ti­ons.com.br)

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