Opinião

Uma análise psicológica da violência contra a mulher – Parte I

Diário da Manhã

Publicado em 24 de agosto de 2018 às 03:37 | Atualizado há 6 anos

No pro­ces­so an­tro­pos­so­ciop­si­co­ló­gi­co da evo­lu­ção, a prin­cí­pio es­pi­ri­tual ad­qui­re ex­pe­ri­ên­cias, emo­ções e co­nhe­ci­men­tos atra­vés do trân­si­to pe­los di­fe­ren­tes rei­nos da Na­tu­re­za, nos qua­is de­sa­bro­cham os re­cur­sos di­vi­nos que se lhe en­con­tram o ger­me.

No sal­to das ex­pres­sões ani­mais pa­ra o ci­clo de hu­ma­ni­da­de, du­ran­te mui­to tem­po tem lu­gar a fi­xa­ção dos ins­tin­tos e dos au­to­ma­tis­mos fi­si­o­ló­gi­cos, que se trans­fe­rem pa­ra a ma­nu­ten­ção da exis­tên­cia, en­quan­to eclo­dem as fa­cul­da­des su­pe­ri­o­res da vi­da, que se en­car­re­ga­rão de li­ber­tar-se das cons­tri­ções pe­no­sas do pri­ma­ris­mo.

Es­se es­tá­gio, o trân­si­to en­tre a fa­se an­te­ri­or – ins­tin­ti­va – e a que se apre­sen­ta – con­sci­ên­cia –, ca­rac­te­ri­za-se por uma pre­do­mi­nân­cia po­de­ro­sa dos há­bi­tos au­to­má­ti­cos e dos fe­nô­me­nos de de­fe­sa e pre­ser­va­ção da vi­da, pe­la pre­da­ção in­con­sci­en­te que man­tém o Es­pí­ri­to vi­o­len­to e agres­si­vo.

Em al­guns ca­sos, ocor­rem os fe­nô­me­nos do me­do de en­fren­ta­men­to e a per­ma­nên­cia das pai­xões vi­go­ro­sas por­ta­do­ras de ca­rá­ter com­pe­ti­ti­vo, de­fen­si­vo e agres­si­vo, que de­sen­ca­dei­am a vi­o­lên­cia.

Mui­tas dis­cus­sões mé­di­cas em tor­no da ques­tão da vi­o­lên­cia e da sa­ú­de men­tal, cons­tan­tes es­tu­dos epi­de­mio­ló­gi­cos pro­cu­ran­do en­con­trar cri­mi­no­sos que apre­sen­tam dis­túr­bi­os men­tais, ha­ven­do che­ga­do à con­clu­são, qua­se ge­ne­ra­li­za­da, de que a in­sa­ni­da­de psí­qui­ca não se­ria res­pon­sá­vel pe­la al­ta in­ci­dên­cia de ocor­rên­cias vi­o­len­tas: no trân­si­to, no lar, nas ru­as, nas fes­tas, etc.

Pos­so, no en­tan­to, afir­mar que as ten­dên­cias bi­o­ló­gi­cas – en­fo­quem tam­bém bi­op­si­co­ló­gi­co – le­vam à vi­o­lên­cia, que se apre­sen­ta­ria co­mo de­cor­rên­cia de com­po­nen­tes bi­o­ló­gi­cos e psi­co­ló­gi­cos des­com­pen­sa­dos, re­sul­tan­tes das gra­va­ções das he­ran­ças es­pi­ri­tua­is no cé­re­bro do in­di­ví­duo “Tran­spes­so­al”. Os fa­to­res so­ci­ais apre­sen­tar-se-iam co­mo de­cor­rên­cia das con­du­tas no con­tex­to da so­ci­e­da­de.

Ca­rac­te­res mo­ra­is sem re­sis­tên­cia di­an­te de dis­cri­mi­na­ção im­pos­tas por cir­cun­stân­cias so­ci­ais e/ou eco­nô­mi­cas, sem­pre in­jus­tas, es­ti­mu­lam à re­a­ção pe­la vi­o­lên­cia, re­cur­so au­da­cio­so de que os fra­cos se uti­li­zam pa­ra im­por-se, su­pe­ran­do os con­fli­tos da­qui­lo que con­si­de­ram co­mo in­fe­rio­ri­da­de, que é es­pi­ca­ça­da pe­la per­ver­si­da­de de leis im­pi­e­do­sas ou pe­la so­ci­e­da­de ego­ís­ta e in­di­fe­ren­te, por um lon­go pe­rí­o­do em re­la­ção ao se­xo fe­mi­ni­no.

É pa­ra mim com­pre­en­sí­vel que o in­di­ví­duo ain­da se­ja di­ri­gi­do pe­las su­as pai­xões, en­quan­to ne­la pre­va­le­cer os re­ma­nes­cen­tes an­ces­tra­is do pro­ces­so evo­lu­ti­vo. Não con­se­guin­do aqui­lo a que as­pi­ra de uma for­ma pa­cí­fi­ca, ape­la pa­ra a vi­o­lên­cia, pou­co de­pen­den­do de for­ças fí­si­cas, no que, os mui­to fra­cos po­dem ven­cer os for­tes ou os me­nos in­te­li­gen­tes su­pe­ram os lú­ci­dos e cul­tos, gra­ças aos ar­dis do ins­tin­to pre­da­dor de que são pos­su­i­do­res. Edu­ca­ção no lar é a ba­se pa­ra co­i­bir a vi­o­lên­cia na cri­an­ça ho­je e no adul­to de ama­nhã.

Em tal con­jun­tu­ra, o pa­ci­en­te po­de ser po­de ser con­si­de­ra­do por­ta­dor de per­so­na­li­da­de an­tis­so­ci­al que, se­gun­do o CID10 (Có­di­go In­ter­na­ci­o­nal de Do­en­ças), tra­ta-se de um tran­stor­no de per­so­na­li­da­de ca­rac­te­ri­za­do por um des­pre­zo das obri­ga­ções so­ci­ais e fal­ta de em­pa­tia pa­ra com os ou­tros.

Por sua vez, o DSM IV (Ma­nu­al de Di­ag­nós­ti­co e Es­ta­tís­ti­ca de Do­en­ças Men­tais) elu­ci­da que se po­de iden­ti­fi­car o por­ta­dor do tran­stor­no da per­so­na­li­da­de an­tis­so­ci­al, gra­ças a um pa­drão in­va­si­vo de des­res­pei­to e vi­o­la­ção dos di­rei­tos dos ou­tros, que se ini­cia na in­fân­cia ou co­me­ço da ado­les­cên­cia e con­ti­nua na ida­de adul­ta.

O ci­nis­mo é uma ex­pres­são que ca­rac­te­ri­za a con­du­ta do in­di­ví­duo vi­o­len­to, que sur­ge no pe­rí­o­do in­fan­til – quan­do pa­to­ló­gi­ca –, pro­lon­gan­do-se pe­la ado­les­cên­cia, em que re­ve­la os pen­do­res agres­si­vos com mais in­ten­si­da­de, as­sim al­can­çan­do a ida­de adul­ta, sem uma adap­ta­ção equi­li­bra­da ao meio so­ci­al.

Po­de­mos ain­da afir­mar que o ex­ces­so de “nor­ma­li­da­de” e al­gu­mas pre­co­ci­da­des, com o di­to po­pu­lar de que is­so é nor­mal e quem não acom­pa­nha é pre­con­cei­tu­o­so e ca­re­ta, po­de aju­dar a ins­ti­gar a vi­o­lên­cia fí­si­ca e mo­ral. “Tu­do é per­mi­ti­do; mas nem tu­do nos con­vém”. Após­to­lo Pau­lo.

Es­se ti­po de in­di­ví­duo quan­do des­mas­ca­ra­do na sua con­du­ta ex­cên­tri­ca e men­ti­ro­sa que se per­mi­te, pa­re­ce ar­re­pen­der-se, a fim de ca­ti­var as su­as ví­ti­mas, man­ten­do-se, po­rém, in­sen­sí­vel a qual­quer trans­for­ma­ção mo­ral pa­ra me­lhor. Pro­mes­sas que não se­rão cum­pri­das.

Sem­pre sa­be dis­si­mu­lar o com­por­ta­men­to, tor­nan­do-se gen­til e sim­pá­ti­co e dá iní­cio aos re­la­ci­o­na­men­tos Con­fli­tuo­sos,  o que le­vou a cor­ren­te ame­ri­ca­na de psi­qui­a­tria e “an­tip­si­qui­a­tria” a su­ge­rir que es­se ti­po de so­cio­pa­ta fos­se ex­cluí­do das clas­si­fi­ca­ções da dou­tri­na men­tal, elu­ci­dan­do que o pro­ble­ma era mais de na­tu­re­za mo­ral e éti­ca do que mé­di­ca.

Po­rém, mes­mo acre­di­tan­do-se que o tran­stor­no se­ria ex­clu­si­va­men­te mo­ral, tor­na-se ne­ces­sá­ria aju­da “psi­co­mé­di­ca” (Mé­di­co e Psi­có­lo­go/Psi­co­te­ra­peu­ta) a fim de cor­ri­gir per­tur­ba­ções nas si­nap­ses neu­ro­ni­ais que ge­ram o des­con­for­to com­por­ta­men­tal e de­se­qui­lí­bri­os psi­co­e­mo­cio­nais e de con­du­ta que ge­ram dis­fun­ções neu­ro­ló­gi­cas.

Na ju­ven­tu­de, sen­tin­do-se frus­tra­do, por­tan­to, ir­re­a­li­za­do, po­de en­tre­gar-se a es­tu­pros ou mes­mo se­xo per­mis­si­vo com di­rei­to a pla­teia, em fa­ce de con­fli­tos a res­pei­to da pró­pria se­xu­a­li­da­de de­se­qui­li­bra­da com­ple­men­ta­da ou re­fu­gi­a­da no abu­so de ál­co­ol e dro­gas. Su­ges­tões fa­zen­do apo­lo­gia à vi­o­lên­cia en­tram di­a­ria­men­te em nos­sos la­res pe­la “te­li­nha”: MMA (re­tor­no aos gla­di­a­do­res), BBB (vi­o­lên­cia se­xu­al e mo­ral vi­gi­a­da), se­xo sem fron­tei­ras ou sem pa­re­des (So­do­ma e Go­mor­ra), per­se­gui­ção e ma­tan­ça (Olho por Olho, Den­te por Den­te – Bí­blia), de­se­nhos ani­ma­dos e jo­gos vi­o­len­tos em com­pu­ta­do­res, etc.

A in­cli­na­ção pa­ra a vi­o­lên­cia atrai equi­va­len­tes além-tú­mu­lo, ge­ran­do in­ter­câm­bio per­ni­cio­so, no qual a fe­ro­ci­da­de das per­so­na­li­da­des in­tru­sas mes­cla-se com o tem­pe­ra­men­to de­sor­ga­ni­za­do do hos­pe­dei­ro, tor­nan­do-se mais gra­ve a do­en­ça que ame­a­ça o ci­da­dão e a so­ci­e­da­de.

Quan­do não se po­de des­for­çar na­que­les que con­si­de­ram co­mo ad­ver­sá­rios, mal­tra­ta ani­mais, plan­tas, des­trói ob­je­tos per­ten­cen­tes aos que tem co­mo de­sa­fe­tos, de for­ma que pro­du­za mal-es­tar, ou en­tre­ga-se a ver­da­dei­ros com­por­ta­men­tos de van­da­lis­mo, que po­dem le­var a la­men­tá­veis ações de ter­ro­ris­mo co­var­de, qual vem ocor­ren­do na atu­a­li­da­de.

Cri­an­ças com di­ag­nós­ti­co de hi­pe­ra­ti­vi­da­de com dé­fi­cit de aten­ção quan­do não tra­ta­dos por es­pe­cia­lis­tas – mé­di­cos e psi­có­lo­gos – po­dem se tor­nar ado­les­cen­tes com com­pro­me­ti­men­tos e al­te­ra­ções dis­rít­mi­cas do sis­te­ma ner­vo­so cen­tral, tra­du­zi­das num tran­stor­no psi­có­ti­co com de­lí­rios e ma­nia de per­se­gui­ção, que o le­va a ações cri­mi­no­sas he­di­on­das, sem dar-se con­ta do to­tal de­se­qui­lí­brio que o de­vas­sa.

A psi­co­te­ra­pia – Es­pe­cia­lis­ta que tra­ta o pa­ci­en­te co­mo um ser ho­lís­ti­co e in­fi­ni­to – é im­pres­cin­dí­vel pa­ra de­li­ne­ar os pa­râ­me­tros de con­du­ta des­sas cri­an­ças e/ou ado­les­cen­tes no sen­ti­do de con­du­zir sua “in­te­li­gên­cia” pa­ra ca­mi­nhos evo­lu­ti­vos e sa­u­dá­veis pa­ra si e pa­ra a so­ci­e­da­de co­mo um to­do.

Ten­do-se em vis­ta o lar­go pro­ces­so de ins­ta­la­ção do dis­túr­bio da               so­cio­pa­tia da per­so­na­li­da­de, o tra­ta­men­to exi­ge um lon­go pe­rí­o­do de li­ber­ta­ção das raí­zes per­tur­ba­do­ras, que de­ram sur­gi­men­to à in­sen­si­bi­li­da­de e a to­do o cor­te­jo de dis­túr­bi­os do psi­quis­mo são ex­ter­na­li­za­dos em com­por­ta­men­tos e ati­tu­des com­pro­me­te­do­ras.

Fi­nal­men­te, o pa­ci­en­te ne­ces­si­ta, além do tra­ta­men­to es­pe­cia­li­za­do, de ver­da­dei­ro con­tri­bu­to de afe­ti­vi­da­de na fa­mí­lia, a fim de re­en­con­trar a au­to­con­fi­an­ça, o au­to­va­lor e de­sen­vol­ver a au­to­es­ti­ma pro­fun­da­men­te de­sor­ga­ni­za­da. No ar­ti­go II vol­ta­re­mos mas pa­ra per­so­na­li­da­de mas­cu­li­na.

 

(Dr. Jo­sé Ge­ral­do Ra­be­lo, psi­có­lo­go ho­lís­ti­co, psi­co­te­ra­peu­ta es­pi­ri­tua­lis­ta, pa­rap­si­có­lo­go, fi­ló­so­fo clí­ni­co, ar­tis­ta plás­ti­co. Prof. Edu­ca­ção Fí­si­ca. Es­pe­cia­lis­ta em fa­mí­lia, de­pres­são, de­pen­dên­cia quí­mi­ca e al­co­o­lis­mo. Es­cri­tor e pa­les­tran­te. Wat­sapp – 984719412 – Cons. 365.4010 e 4020 Email: ra­be­lo­jo­se­ge­ral­do@ya­hoo.com.br e ra­be­lo­jo­se­ge­ral­[email protected])

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