Opinião

Os equívocos do plano de governo para segurança pública de José Eliton/Raquel

Diário da Manhã

Publicado em 22 de agosto de 2018 às 23:51 | Atualizado há 6 anos

A apre­sen­ta­ção de um pla­no de go­ver­no con­sis­ten­te é ca­da vez mais co­bra­do no âm­bi­to da ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca, cu­jos prin­cí­pios nor­te­a­do­res de­vem ser a su­pre­ma­cia e in­dis­po­ni­bi­li­da­de do in­te­res­se pú­bli­co.

Na so­ci­e­da­de mo­der­na, cu­jo nor­te é a con­for­ma­ção com a le­ga­li­da­de, tra­ta-se de ori­en­ta­ção cons­ti­tu­ci­o­nal sua pre­vi­são. O pla­no de go­ver­no é co­mu­ni­ca­do ao elei­tor, tor­nan­do-o su­jei­to de di­rei­tos em re­la­ção ao ven­ce­dor das elei­ções.

É no­tó­rio que nas elei­ções de 2014, por exem­plo, o can­di­da­to ven­ce­dor em Go­i­ás não trou­xe co­mo dis­cus­são a ven­da da Celg, fa­to que por si só com­pro­me­te a re­la­ção do elei­tor com o elei­to, já que foi re­a­li­za­do al­go ex­tra­or­di­ná­rio e fo­ra do es­ta­be­le­ci­do e pac­tu­a­do.

Daí a im­por­tân­cia do pla­no ser ca­da vez mais de­ta­lhis­ta e de­ba­ti­do em pú­bli­co, tra­zen­do à to­na te­má­ti­cas e dis­po­si­ções. Vá­rios dis­po­si­ti­vos le­gais do pa­ís tra­tam dos pro­gra­mas, ca­so do ar­ti­go 74 da Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral, que pre­vê co­mo um dos sis­te­mas de con­tro­le in­ter­no “ava­li­ar o cum­pri­men­to das me­tas pre­vis­tas no pla­no plu­ri­a­nu­al, a exe­cu­ção dos pro­gra­mas de go­ver­no e dos or­ça­men­tos da Uni­ão”.

É o pla­no/pro­gra­ma, por­tan­to, a an­te­ci­pa­ção, em te­se, do que se­rá fei­to. Co­mo pes­qui­sa­dor das ci­ên­cias cri­mi­nais, de­vi­do prin­ci­pal­men­te ao que me foi da­do na prá­ti­ca e vi­da aca­dê­mi­ca, te­nho por de­fi­ni­ção que o pla­no que se re­fe­re ao bem es­tar fí­si­co e men­tal da po­pu­la­ção em re­la­ção às prá­ti­cas de vi­o­lên­cia de­ve ser ques­ti­o­na­do des­de o mo­men­to em que é apre­sen­ta­do.

Já é con­sen­so na aca­de­mia, por meio de cen­te­nas de es­tu­dos nas prin­ci­pa­is uni­ver­si­da­des do mun­do, que a vi­o­lên­cia é uma pro­ble­ma com­ple­xo, cu­jo su­ces­so de com­ba­te es­tá nas ações pre­ven­ti­vas e não no con­tro­le pos­te­ri­or, quan­do o ato vi­o­len­to já ocor­reu. Se o que in­co­mo­da a so­ci­e­da­de é a es­ta­tís­ti­ca, evi­den­te es­tá que seu en­fren­ta­men­to de­ve ser an­te­ri­or à ocor­rên­cia. Tra­ta-se de ques­tão de ló­gi­ca e eco­no­mi­ci­da­de.

Nes­te sen­ti­do o pla­no que não con­tem­pla a in­ter­dis­ci­pli­na­ri­da­de é fa­lho em sua ori­gem, já que pa­ra a re­du­ção das es­ta­tís­ti­cas cri­mi­nais se  bus­ca, in­clu­si­ve, a re­du­ção da vi­o­lên­cia po­li­ci­al. Vem daí que no mun­do to­do tem ocor­ri­do gra­du­al­men­te um des­lo­ca­men­to das fun­ções da fi­gu­ra do po­li­ci­al – o que ocor­re tam­bém em Go­i­ás, co­mo é o ca­so da ins­ti­tu­i­ção das “es­co­las mi­li­ta­res”. O po­li­ci­al tor­na-se tam­bém edu­ca­dor e ori­en­ta­dor.

O Pla­no de Go­ver­no de Jo­sé Eli­ton/ Ra­quel Tei­xei­ra é fa­lho nes­te pri­mei­ro que­si­to, já que in­sis­te em um mo­de­lo de com­ba­te à vi­o­lên­cia an­ti­qua­do e que es­tá ex­pos­to nos re­sul­ta­dos ne­ga­ti­vos ca­da vez mais as­sus­ta­do­res que ocor­rem no Bra­sil.  O mo­de­lo apre­sen­ta­do é se­me­lhan­te às pro­mes­sas de cam­pa­nha da dé­ca­da de 1960, épo­ca em que os pla­nos não eram ofi­ci­a­li­za­dos ju­ri­di­ca­men­te.

É im­por­tan­te re­la­ti­vi­zar a crí­ti­ca ao pla­no e não aos seus au­to­res, já que tan­to um co­mo o ou­tro apre­sen­tam ca­pa­ci­da­de de di­á­lo­go e com­pre­en­são da re­a­li­da­de, sen­do que ja­mais dis­se­ram ser do­nos da ver­da­de. O que se ana­li­sa nes­te tex­to, lo­go, é co­mo o Es­ta­do de Go­i­ás, em 2018/2019, en­ten­de­rá a vi­o­lên­cia e co­mo se dis­põe a com­ba­tê-lo.

Ex­põe-se, por­tan­to, uma crí­ti­ca por meio de opi­ni­ão em­ba­sa­da em um con­jun­to de au­to­res e es­ta­tís­ti­cas com o mí­ni­mo de con­fi­a­bi­li­da­de. A vi­são crí­ti­ca vi­sa apre­sen­tar um vi­és di­ver­gen­te ao que foi pro­pos­to, já que não se re­co­nhe­ce o pla­no in­se­ri­do na mo­der­na li­te­ra­tu­ra de en­fren­ta­men­to da vi­o­lên­cia.

Pa­ra en­ten­der o pro­gra­ma, es­cre­ve­rei dois ar­ti­gos, sen­do que o pu­bli­ca­do ho­je bus­ca com­pre­en­der o ob­je­ti­vo es­pe­cí­fi­co do pla­no de go­ver­no de Eli­ton/Ra­quel.

Sob o ca­pí­tu­lo “Ci­da­dão se­gu­ro: se­gu­ran­ça pú­bli­ca”, Eli­ton/Ra­quel tra­tam de um te­ma plu­ral de for­ma uní­vo­ca.  O tex­to do ob­je­ti­vo do pla­no é o se­guin­te: “Pro­por­ci­o­nar se­gu­ran­ça ao ci­da­dão, pro­te­gen­do a vi­da e o pa­tri­mô­nio, por meio do de­sen­vol­vi­men­to de ações in­te­gra­das e trans­ver­sais, com fo­co na re­du­ção da cri­mi­na­li­da­de e da vi­o­lên­cia. Va­lo­ri­zar e am­pli­ar o efe­ti­vo. Apri­mo­rar e me­lho­rar as ro­ti­nas ope­ra­ci­o­nais, os equi­pa­men­tos e as es­tru­tu­ras fí­si­cas das for­ças de se­gu­ran­ça. Mo­der­ni­zar as uni­da­des de se­gu­ran­ça pú­bli­ca”.

Em ne­nhum mo­men­to o go­ver­no com­ple­xi­fi­ca a pre­ven­ção da vi­o­lên­cia. Se o fo­co é a re­du­ção de cri­mi­na­li­da­de, no mun­do exis­tem du­as po­lí­ti­cas pú­bli­cas ado­ta­das e ori­en­ta­do­ras: re­du­ção do ím­pe­to cri­mi­nal por pre­ven­ção e uso os­ten­si­vo da po­lí­cia pa­ra re­pri­mir ações de­li­tuo­sas.

Co­mo se per­ce­be, o pla­no não ado­ta a pri­mei­ra op­ção. E se ado­ta a se­gun­da, exis­te uma fa­lha gra­ve na po­lí­ti­ca ado­ta­da ao lon­go do tem­po, já que ocor­reu sen­sí­vel re­du­ção do efe­ti­vo po­li­ci­al – o ma­te­ri­al hu­ma­no que po­de apla­car “em te­se” o au­men­to da cri­mi­na­li­da­de.  E não exis­te pers­pec­ti­va à mé­dio pra­zo de au­men­tar o efe­ti­vo em lar­ga es­ca­la, já que au­men­to de po­li­ci­a­men­to, co­mo é ob­ser­va­do em vá­rios es­tu­dos, não in­ter­fe­re ne­ces­sa­ria­men­te na re­du­ção drás­ti­ca da cri­mi­na­li­da­de.

Nos es­tu­dos de vi­o­lên­cia da USP, Cam­brid­ge, Co­lum­bia, o te­ma se­gu­ran­ça pú­bli­ca é sub­si­di­á­rio aos es­tu­dos de vi­o­lên­cia so­ci­al e in­di­vi­dual, já que a ori­gem des­ta com­pre­en­são es­tá, so­bre­tu­do, em um gran­de guar­da-chu­va te­ó­ri­co: as ci­ên­cias cri­mi­nais. Lo­go, to­do o con­tor­no que de­ve­ria nor­te­ar a com­pre­en­são e o di­á­lo­go com o pro­gra­ma é ig­no­ra­do.

Quan­do o can­di­da­to ao go­ver­no es­cre­ve “Va­lo­ri­zar e am­pli­ar o efe­ti­vo” is­to sig­ni­fi­ca aten­der uma car­rei­ra e um gru­po es­pe­cí­fi­co: os po­li­ci­ais, que, de fa­to, atuam de for­ma ex­te­nu­an­te em Go­i­ás. É uma po­lí­ti­ca di­re­ta e ‘in­ter­na cor­po­ris’ ini­ci­al­men­te, mas ape­nas in­di­re­ta pa­ra gran­de par­te da po­pu­la­ção. Vem daí a prin­ci­pal crí­ti­ca: va­lo­ri­zar e am­pli­ar efe­ti­vo de­ve fa­zer par­te de uma po­lí­ti­ca ad­mi­nis­tra­ti­va e não de com­ba­te à vi­o­lên­cia. Se is­to é pro­gra­ma, en­tão bas­ta re­pe­tir as li­nhas ge­ra­is a a ca­da ano e ca­da plei­to. Pla­no é mu­dan­ça de ei­xo, pa­ra­dig­ma, ide­o­lo­gia, ex­po­si­ção de ro­tas e acon­te­ci­men­tos.

Por fim, o ob­je­ti­vo do go­ver­no, que bus­ca re­e­lei­ção é “Apri­mo­rar e me­lho­rar as ro­ti­nas ope­ra­ci­o­nais, os equi­pa­men­tos e as es­tru­tu­ras fí­si­cas das for­ças de se­gu­ran­ça. Mo­der­ni­zar as uni­da­des de se­gu­ran­ça pú­bli­ca”.

Ou se­ja, tra­ta de equi­pa­men­tos e in­fra­es­tru­tu­ra, al­go es­sen­cial pa­ra o efe­ti­vo com­ba­te da vi­o­lên­cia, mas que es­tá dis­so­ci­a­do da po­lí­ti­ca cri­mi­nal co­mo um to­do.

A fal­ta de pre­o­cu­pa­ção com o hu­ma­no e so­ci­al na ex­po­si­ção re­ve­la uma in­ter­pre­ta­ção an­ti­ga do fe­nô­me­no da vi­o­lên­cia, fei­ta exa­ta­men­te co­mo na mai­o­ria dos es­ta­dos do pa­ís que en­fren­ta a es­ca­la­da da cri­mi­na­li­da­de, já que a de­gra­da­ção de­li­tuo­sa se re­pe­te de for­ma uni­for­me na mai­o­ria das uni­da­des da fe­de­ra­ção exa­ta­men­te pe­la fal­ta de apli­ca­ção de con­cei­tos ci­en­tí­fi­cos mo­der­nos e atu­ais na ela­bo­ra­ção de tais po­lí­ti­cas de se­gu­ran­ça pú­bli­ca. Im­pe­ra o im­pro­vi­so e o ama­do­ris­mo, cu­ja mai­or exem­plo é o pró­prio Go­ver­no de Go­i­ás em vo­ga, que te­ve qua­tro se­cre­tá­rios de se­gu­ran­ça pú­bli­ca em um úni­co man­da­to!

Acre­di­to que pla­nos co­mo o apre­sen­ta­do pe­la du­pla de pre­ten­den­tes in­te­gra o que cha­mo de fa­se pré-ci­en­tí­fi­ca das dis­cus­sões re­fe­ren­tes ao com­ba­te à vi­o­lên­cia, já que es­tá am­pa­ra­do mais em opi­ni­ões e me­nos em da­dos em­pí­ri­cos.  Re­pi­to: co­mo um to­do, os go­ver­nos bra­si­lei­ros fra­cas­sa­ram no com­ba­te da vi­o­lên­cia. E o mo­ti­vo é um só: ou não ter pla­no ou re­pe­tir li­nhas ge­ra­is na for­ma de pla­no, co­mo faz o gru­po do PSDB que pre­ten­de se man­ter no go­ver­no em Go­i­ás.

O pla­no de Eli­ton/Ra­quel não apre­sen­ta um di­á­lo­go com mo­de­los te­ó­ri­cos ex­pli­ca­ti­vos mui­to me­nos com nú­me­ros ex­traí­dos da re­a­li­da­de.

Fal­ta exa­ta­men­te a com­pre­en­são do “gi­ro so­ci­o­ló­gi­co” que ocor­reu nas úl­ti­mas dé­ca­das, res­tan­do ao es­ta­do de Go­i­ás, ca­so Eli­ton con­si­ga a re­e­lei­ção, re­pli­car mo­de­los ar­cai­cos de com­ba­te, pre­ven­ção e per­se­cu­ção pe­nal.

A fal­ta de com­pre­en­são do que se quer fa­zer, de­no­mi­nar e apli­car é o er­ro mais gra­ve do pla­no ex­pos­to.

Lo­go, não se per­ce­be ei­xo de ação. Quem ori­en­ta o gran­de de­ba­te so­bre vi­o­lên­cia é a ci­ên­cia cri­mi­nal, ra­mo de co­nhe­ci­men­to que me­lhor con­se­guiu con­tri­bu­ir atra­vés da sis­te­ma­ti­za­ção do gran­de pro­ble­ma so­ci­al. Tal ci­ên­cia une o di­rei­to pe­nal, a cri­mi­no­lo­gia e a po­lí­ti­ca cri­mi­nal – é des­ta úl­ti­ma que vem, des­tar­te, to­do o pro­gra­ma apre­sen­ta­do pe­lo atu­al go­ver­na­dor.

Nas na­ções mais de­sen­vol­vi­das bus­ca-se sis­te­ma­ti­zar os pro­gra­mas de go­ver­no em dois pi­la­res: con­tri­bui­ções so­ci­o­ló­gi­cas da cri­mi­no­lo­gia e pos­si­bi­li­da­des da po­lí­ti­ca cri­mi­nal, que in­clu­em des­de a ilu­mi­na­ção pú­bli­ca até a cri­a­ção de uma po­lí­cia de eli­te pa­ra re­pri­mir cri­mi­no­sos. A “po­lí­cia” en­tra nes­te se­gun­do gru­po. Ela é es­sen­cial, mas não é ex­clu­si­va. Ou­tros ato­res são cha­ma­dos pa­ra en­fren­tar o pro­ble­ma.

Es­ta fal­ta de com­pre­en­são das ci­ên­cias cri­mi­nais, que se ob­ser­va di­an­te do sim­ples ob­je­ti­vo ex­pos­to por Eli­ton e Ra­quel, re­ve­la que o pro­gra­ma fa­lha ao in­ter­pre­tar o que es­tá ex­pos­to no ar­ti­go 144 da Cons­ti­tu­i­ção: “A se­gu­ran­ça pú­bli­ca, de­ver do Es­ta­do, di­rei­to e res­pon­sa­bi­li­da­de de to­dos, é exer­ci­da pa­ra a pre­ser­va­ção da or­dem pú­bli­ca e da in­co­lu­mi­da­de das pes­so­as e do pa­tri­mô­nio […]”.

Não se ana­li­sa, no pla­no, a “res­pon­sa­bi­li­da­de de to­dos”, uma vez que o pla­no não se apro­fun­da, não se faz ver­bo, não ins­trui o ge­rún­dio. Não te­mos pa­rá­gra­fos, mas ape­nas fra­ses sol­tas, pe­que­nos re­frões.

Ao lon­go de seis anos, de­sen­vol­vi meu dou­to­ra­do na re­gi­ão do En­tor­no do Dis­tri­to Fe­de­ral pe­la Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Go­i­ás (UFG), ten­do co­mo ob­je­to a pes­qui­sa de vi­o­lên­cia nos mu­ni­cí­pios da lo­ca­li­da­de. E es­ta pro­pos­ta de pes­qui­sa se de­sen­vol­veu exa­ta­men­te pe­la com­pre­en­são de que ca­da es­pa­ço guar­da se­me­lhan­ças de cri­mi­na­li­da­de e ca­rac­te­rís­ti­cas pró­pri­as.

Es­ta in­di­vi­dua­li­za­ção é ne­ces­sá­ria, pois ape­nas a com­pre­en­são das ca­rac­te­rís­ti­cas es­sen­ci­ais da cri­mi­na­li­da­de, via di­ag­nós­ti­co so­ci­al, já que o cri­me é fa­to ju­rí­di­co e, so­bre­tu­do, so­ci­al, po­de­rá ter mai­or pos­si­bi­li­da­de de acer­to do que as ci­ne­ma­to­grá­fi­cas ações que vi­sam mais cha­mar aten­ção da mí­dia do que pro­du­zir efe­ti­vos re­sul­ta­dos.

Mar­çal Jus­ten Fi­lho, um dos mai­o­res ad­mi­nis­tra­ti­vis­tas do pa­ís, cha­ma aten­ção pa­ra o que se ten­ta fa­zer ho­je no Bra­sil: ins­ti­tu­ir um es­ta­do-es­pe­tá­cu­lo pa­ra em vez de re­sul­ta­dos en­tre­gar “ima­gens” pa­ra as pes­so­as, fa­zen­do-as se con­ten­ta­rem com aqui­lo que nun­ca vi­ram. Com a vi­o­lên­cia is­so não fun­cio­na, pois ela se tra­duz por meio da lin­gua­gem ur­ba­na. Ela che­ga por meio da ar­ma na ca­be­ça, pe­lo chei­ro de mor­te pro­vo­ca­do pe­lo cor­po que fi­ca ex­pos­to por até 20 ho­ras no chão sem que o IML ve­nha co­le­tá-lo ou pe­la mor­te de um en­te. A so­ci­e­da­de en­fren­ta a vi­o­lên­cia e a cha­ma­da sen­sa­ção de in­se­gu­ran­ça.

Es­ta mo­da­li­da­de de pro­pos­ta, en­tra ano e sai ano, não traz be­ne­fí­ci­os pa­ra a po­pu­la­ção, mui­to me­nos pa­ra os agen­tes en­vol­vi­dos. É um si­mu­la­cro.

Em pró­xi­ma edi­ção, pre­ten­do ana­li­sar de for­ma de­ti­da a pro­pos­ta de go­ver­no de­no­mi­na­da “Ini­ci­a­ti­va ga­ran­ti­da” e “Ini­ci­a­ti­va Ino­va­do­ra”, que cons­tam nas pá­gi­nas 18, 19 e 20 do pla­no, ape­sar de­las não te­rem si­do efe­ti­va­men­te de­sen­vol­vi­das, mas ape­nas ex­pos­tas em pe­que­nas fra­ses e pe­rí­o­dos.

 

(Wel­li­ton Car­los, pes­qui­sa­dor, ad­vo­ga­do, jor­na­lis­ta, es­pe­cia­lis­ta em ju­ris­pru­dên­cia – Berke­ley Uni­ver­sity, mes­tre em Co­mu­ni­ca­ção – UFG, mes­tre em Di­rei­to Agrá­rio – UFG, dou­tor em So­ci­o­lo­gia da Vi­o­lên­cia – UFG e pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio)

 

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