Rafael Lousa: protagonismo da juventude na política
Diário da Manhã
Publicado em 13 de agosto de 2018 às 23:27 | Atualizado há 6 anosSociólogo e advogado, Rafael Lousa optou pela carreira de empresário do setor de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) no início de suas atividades. Atuou por vários anos na Kapitão América, empresa da família, primeira especializada do setor no Centro Oeste. Foi nessa época que, junto com outros pequenos empresários ajudou a fundar a Associação dos Jovens empresários do Estado de Goiás (AJE-GO), da qual foi presidente e o primeiro coordenador do Programa Minha Primeira Empresa.
Em função do seu trabalho em Goiás, foi eleito tesoureiro da Confederação das Associações dos Jovens Empresários do Brasil (Conaje). Convidado a assumir a Secretaria de Industria e Comercio (SIC), sucedeu ao atual Ministro das Cidades, Alexandre Baldy. Permaneceu durante todo o ano de 2014 na SIC, ajudando a produzir resultados recordes em várias áreas, aos exemplos de concessão de crédito e exportações, além de geração de vagas de emprego.
Rafael Lousa assumiu a presidência da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) após convite do então governador reeleito Marconi Perillo. No órgão, modernizou os serviços da Juceg, criando a Junta Digital e reduzindo em 22 vezes o tempo de tramitação dos processos. No período, foi eleito também presidente da Federação Nacional das Juntas Comerciais do Brasil (Fenaju). Realizou em sua gestão o 38° Encontro Nacional das Juntas Comerciais (38° Enaj) em Goiás.
Paralelamente ao trabalho de empresário, sempre atuou na atividade política partidária, tendo participado ativamente das últimas campanhas políticas em Goiás. Foi eleito presidente do Diretório Metropolitano do PSDB, tendo dirigido o partido por dois anos. Reestruturou as comissões de representação do partido em Goiânia, inaugurou uma sede própria, coordenou a campanha municipal de 2016, implantando as prévias partidárias e a assessoria jurídico contábil aos candidatos. Agora vai tentar uma vaga de deputado estadual pelo PSDB.
Rafael Lousa foi um dos 135 selecionados no Brasil para o programa RenovaBR, que prepara essa nova geração de líderes para enfrentar e vencer as velhas práticas; e, durante o primeiro semestre deste ano, fez cursos específicos para lideranças políticas, em São Paulo. O RenovaBR foi lançado no final de 2017 e tem como propósito preparar novos líderes para disputar competitivamente as próximas eleições e renovar a política brasileira.
Para Rafael Lousa, trabalho sério se faz com diálogo e sempre pensando no bem-estar de todos. “Não quero ser apenas mais um na política. Quero e vou fazer a diferença”, garante o pré-candidato a deputado estadual. O pré-candidato também reiterou seu compromisso em atuar no incentivo ao empreendedorismo, no fortalecimento da rede de proteção social e no protagonismo da juventude na política. “Meu maior objetivo é transformar para melhor a vida das pessoas”, assegurou.
Em reunião recente com jovens de vários segmentos, ao receber sugestões de propostas de mandato, Rafael Lousa garantiu que suas ações continuarão sendo pautadas no diálogo com as mais diversas correntes sociais. “Juntos, vamos construir um novo jeito de fazer política”, declarou o candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa de Goiás, que está programando para o dia 5 de setembro próximo a inauguração de um grande comitê em um pronto estratégico de Goiânia.
(João Nascimento, jornalista)
]]>