Reciclagem de alumínio
Redação
Publicado em 13 de agosto de 2018 às 21:03 | Atualizado há 6 anosO ciclo de vida de uma lata de bebida de alumínio é de apenas 30 dias, de uma lata para outra. Nesse período, a lata vai da prateleira para o consumidor e, descartada corretamente, para uma instalação de reciclagem em que poderá ser refundida e reformatada em outra lata de alumínio com exatamente as mesmas características físicas da lata original. Como o alumínio pode ser reciclado sem nenhuma perda de qualidade, as latas de alumínio são o produto ideal para uma reciclagem de ciclo fechado.
COMPRA, CONSUMO E COLETA
O consumidor compra as latinhas de alumínio no supermercado. Depois de usada, a lata vazia é levada aos postos de coleta ou então vendida aos sucateiros, gerando renda nesta atividade. Nesses locais, as embalagens são prensadas com todas as suas partes (corpo, tampa e anel).
PRENSAGEM, FUNDIÇÃO E LINGOTAMENTO
Neste estágio, as latas são prensadas novamente. Desta vez, em grandes fardos, como são chamados os “pacotes” volumosos e pesados, fáceis de serem transportados. As latinhas então são derretidas em fornos especiais para latas de alumínio. No lingotamento, todo o material é transportado em lingotes fundidos sob a forma de tiras, apropriadas para uma refusão ou transformação.
LAMINAÇÃO, NOVAS LATAS E ENCHIMENTO
Os lingotes passam por um processo de deformação no qual o material passa entre rolos e se transforma em bobinas de alumínio. As bobinas são usadas para fazer novas latinhas. Na fábrica de bebidas, as latas passam por um processo de enchimento para ganhar aquele tradicional formato “oco” que conhecemos.
CONSUMO
Depois as latas são distribuídas mais uma vez aos pontos de venda, fechando o ciclo de reciclagem das latinhas de alumínio
]]>