Opinião

Uber, uma das maiores conquistas do transporte de passageiros

Diário da Manhã

Publicado em 4 de agosto de 2018 às 22:30 | Atualizado há 6 anos

Na se­ma­na pas­sa­da, ti­ve uma sur­pre­sa, quan­do, ao to­mar um tá­xi da Uber, es­ta­va ao vo­lan­te uma sim­pá­ti­ca mo­re­na, mui­to edu­ca­da e boa de pa­po cha­ma­da Ma­ria Lú­cia Ne­res, com quem vim con­ver­san­do, e fi­quei sa­ben­do, atra­vés de­la, que exis­tem mais de du­zen­tas co­le­gas do se­xo fe­mi­ni­no, num uni­ver­so de mais de dez mil, ga­nhan­do o pão de ca­da dia atrás do vo­lan­te na Uber. E na se­ma­na se­guin­te, no­va­men­te fui agra­ci­a­do com a pre­sen­ça fe­mi­ni­na de uma be­la lou­ra, a Mi­ri­am Bor­ges, que mui­to ex­pan­si­va, dis­se que a Uber é uma das mais fe­li­zes in­ven­ções de ho­je. Ela que es­tá se dan­do tão bem com a no­va ati­vi­da­de, que de­ci­diu aban­do­nar a pro­fis­são de con­sul­to­ra de mer­ca­do fi­nan­cei­ro, e dis­se uma coi­sa que pa­ra mim foi uma fe­liz no­vi­da­de: já exis­te um mo­vi­men­to no sen­ti­do de se cri­ar um apli­ca­ti­vo pa­ra­le­lo pa­ra re­qui­si­tar ex­clu­si­va­men­te mo­to­ris­tas fe­mi­ni­nas (que já exis­te em São Pau­lo), pois prin­ci­pal­men­te as mã­es pre­fe­rem mu­lhe­res pa­ra le­var e bus­car os fi­lhos nas es­co­las e nas ba­la­das, por­que as mu­lhe­res têm mais jei­to que os ho­mens. Não que eu fa­ça mau pre­cei­to dos ta­xis­tas tra­di­cio­nais, que pres­ta­vam um bom ser­vi­ço, mas, tal­vez por fal­ta de con­cor­rên­cia, no­ta­mos que mui­tos pas­sa­ram a “fa­zer cor­po mo­le”, sen­tin­do-se im­por­tan­tes de­mais.

Por um aca­so, du­ran­te uma cor­ri­da des­pre­ten­si­o­sa, co­nhe­ci o ami­go Fran­cis­co das Cha­gas Ca­e­ta­no, e de­pois a ca­da cor­ri­da, mais mo­to­ris­tas da Uber pas­sa­ram a en­com­pri­dar a lis­ta: Jo­sé Car­los Paz Adri­a­no, An­tô­nio Be­zer­ra, Adel­son Mar­ques, Cos­me, Ce­ci­lio, El­ci­val, Or­lan­do, Se­bas­ti­ão Al­ves, uma imen­sa tur­ma de gen­te boa que cou­be per­fei­ta­men­te no em­bor­nal de mi­nhas ami­za­des. Ape­sar de es­tar­mos há pou­co tem­po num con­ta­to qua­se que di­á­rio, o Ca­e­ta­no, por exem­plo, já me tra­ta de “ir­mão”, por con­ta de am­bos per­ten­cer­mos à or­dem ma­çô­ni­ca.

Nes­tes se­te anos em que vi­vo em Go­i­â­nia, é na­tu­ral que te­nha co­nhe­ci­do gen­te de tu­do quan­to é lu­gar e aca­bei fa­zen­do ami­za­des que ho­je se tor­na­ram ca­ras, co­mo se nos co­nhe­cês­se­mos há dé­ca­das, o que é o ca­so da tur­ma da Uber.

Mas pa­ra sa­tis­fa­zer a cu­ri­o­si­da­de dos lei­to­res, de­vo di­zer que vem a ser “Uber”.

Os cri­a­do­res do apli­ca­ti­vo ba­ti­za­ram-no co­mo “Uber­cab”. Co­mo se sa­be, “cab” sig­ni­fi­ca “tá­xi”, e “uber”, sig­ni­fi­ca ”su­per”. Por­tan­to, “Uber­cab” em por­tu­guês se­ria al­go co­mo “Su­per­tá­xi”. A ideia dos fun­da­do­res era ofe­re­cer, por meio do apli­ca­ti­vo, um ser­vi­ço de tran­spor­te que es­ta­va aci­ma da qua­li­da­de do mes­mo ser­vi­ço ofe­re­ci­do pe­los tá­xis con­ven­cio­nais. E acer­ta­ram “na mos­ca”.

A Uber é uma em­pre­sa de tec­no­lo­gia que es­tá trans­for­man­do a ma­nei­ra co­mo as pes­so­as se mo­vi­men­tam pe­las ci­da­des. Ao co­nec­tar, de for­ma sim­ples, mo­to­ris­tas par­cei­ros e usu­á­rios atra­vés do apli­ca­ti­vo, aju­dam a dei­xar ci­da­des mais aces­sí­veis, ofe­re­cen­do mais op­ções pa­ra usu­á­rios e mais opor­tu­ni­da­des de ne­gó­ci­os pa­ra mo­to­ris­tas par­cei­ros.

A ideia de se cri­ar uma em­pre­sa de tá­xi sem pre­ci­sar de imo­bi­li­zar ca­pi­tal com a aqui­si­ção de car­ros sur­giu em 2009, quan­do Ga­rett Camp e Tra­vis Ka­la­nick par­ti­ci­pa­vam de uma con­fe­rên­cia na Fran­ça. Após o even­to, ao pre­ci­sa­rem re­tor­nar pa­ra o ho­tel, en­con­tra­ram di­fi­cul­da­de pa­ra en­con­trar um tá­xi, ou­tro tran­spor­te pú­bli­co e até mes­mo um mo­to­ris­ta par­ti­cu­lar. Foi en­tão que pen­sa­ram que se­ria in­crí­vel po­der, a um to­que no ce­lu­lar, con­tra­tar o ser­vi­ço de um mo­to­ris­ta par­ti­cu­lar. O ob­je­ti­vo era fa­ci­li­tar e ino­var a for­ma pe­la qual as pes­so­as se lo­co­mo­vem pe­las ci­da­des, ini­ci­al­men­te em São Fran­cis­co (EUA), uti­li­zan­do-se de ve­í­cu­los se­dã.

A cri­a­ção des­sa mo­da­li­da­de de tran­spor­te in­di­vi­dual su­pe­ra em co­mo­di­da­de e pre­ço as van­ta­gens do tá­xi con­ven­cio­nal e sub­sti­tui os mé­to­dos tra­di­cio­nais pa­ra se cha­mar tá­xis, co­mo li­ga­ções te­le­fô­ni­cas ou sim­ples­men­te es­pe­rar ou ir em bus­ca de um tá­xi na rua. A Uber veio tra­zer co­mo­di­da­de, co­mo a fa­ci­li­da­de no pa­ga­men­to: no mo­men­to em que o cli­en­te pe­de o tran­spor­te atra­vés da Uber pe­lo ce­lu­lar, atra­vés do car­tão de cré­di­to no apli­ca­ti­vo, não ne­ces­si­tan­do de má­qui­nas lei­to­ras sem fio no tá­xi. En­quan­to em­pre­sas de tá­xi tra­di­cio­nais não pos­su­em in­for­ma­ções pre­ci­sas e em tem­po re­al da lo­ca­li­za­ção de seus fun­cio­ná­rios, a Uber per­mi­te que o apli­ca­ti­vo te­nha in­for­ma­ções de GPS em tem­po re­al. As­sim, cha­ma-se au­to­ma­ti­ca­men­te o car­ro mais pró­xi­mo, re­du­zin­do o tem­po de es­pe­ra, e –  me­lhor ain­da – .por um pre­ço in­fe­ri­or ao do tá­xi con­ven­cio­nal.

Os cus­tos de se man­ter um apli­ca­ti­vo são mui­to me­no­res que os de se man­ter uma em­pre­sa tra­di­cio­nal de tá­xi, pos­si­bi­li­tan­do gran­de re­du­ção nos pre­ços co­bra­dos.

Pa­ra se ter um tá­xi re­gis­tra­do e fun­cio­nan­do na pra­ça, exis­te uma sé­rie de bar­rei­ras, co­mo a ex­ces­si­va bu­ro­cra­cia e a aqui­si­ção da con­ces­são, que ho­je ul­tra­pas­sa a ca­sa dos cem mil re­ais, fa­zen­do com que em­pre­sá­rios ines­cru­pu­lo­sos com­prem vá­ri­as e mon­tem uma em­pre­sa pa­ra ex­plo­rar o ne­gó­cio, que, atu­al­men­te, lhe ren­de mais de 200 re­ais li­vres ao dia em ca­da car­ro, já des­con­ta­dos o com­bus­tí­vel e a co­mis­são do mo­to­ris­ta.

Com a che­ga­da da Uber, abriu-se uma no­va pers­pec­ti­va no mer­ca­do de tra­ba­lho: quem tem um tem­po oci­o­so e dis­pu­ser de um car­ro de pas­seio po­de ga­nhar seu di­nhei­ro, bas­tan­do ca­das­trar-se na Uber e pas­sar a tra­ba­lhar, ten­do seu meio de vi­da ho­nes­to, sem ho­rá­rio pré-es­ta­be­le­ci­do, sem pa­trão nem em­pre­ga­do. Acres­ça-se a is­to o re­le­van­te al­can­ce so­ci­al, pois só em Go­i­â­nia seu nú­me­ro é cer­ca de três ve­zes o dos ta­xis­tas co­muns, ate­nu­an­do o de­sem­pre­go.

Com a che­ga­da da Uber, o mer­ca­do tra­di­cio­nal do tá­xi so­freu um ba­que, pois a no­vi­da­de veio com me­lho­ri­as: com o uso de um ce­lu­lar e o re­gis­tro de um car­tão cré­di­to no apli­ca­ti­vo o pas­sa­gei­ro pe­de o car­ro, que vai pe­gá-lo no pon­to mar­ca­do, sem de­mo­ra nem di­fi­cul­da­de, sen­do de­bi­ta­do no seu car­tão o va­lor da cor­ri­da, que já se sa­be no mo­men­to em que em­bar­ca.

No iní­cio, os ta­xis­tas re­be­la­ram-se con­tra a no­vi­da­de e che­ga­ram mui­tas ve­zes qua­se às vi­as de fa­to quan­do co­me­ça­ram a ob­ser­var que o ser­vi­ço tra­di­cio­nal es­ta­va per­den­do pa­ra es­te, mui­to me­lhor que os tá­xis co­muns. No dia 10 de ou­tu­bro de 2016 mais de 6 mil ta­xis­tas ca­ri­o­cas saí­ram à rua em pro­tes­to, in­clu­si­ve com car­ro sen­do ape­dre­ja­do.

E ho­je, em ra­zão do ex­ce­len­te ser­vi­ço, nor­mal­men­te só se uti­li­za da Uber, se­ja pe­la co­mo­di­da­de, se­ja da pres­te­za no aten­di­men­to, se­ja pe­lo pre­ço mais aces­sí­vel. Mas é pre­ci­so que o Po­der Pú­bli­co cer­que es­ses ab­ne­ga­dos pro­fis­si­o­nais com uma le­gis­la­ção apro­pria­da, que lhes as­se­gu­re o mí­ni­mo de se­gu­ran­ça pa­ra o pri­mo­ro­so ser­vi­ço que pres­tam, e, prin­ci­pal­men­te, que re­du­zam o pre­ço do com­bus­tí­vel pa­ra  os pro­fis­si­o­nais da Uber,  que ro­dam 24 ho­ras por dia e abas­te­cem a ca­da mi­nu­to, co­bran­do ta­ri­fas de bai­xo va­lor.

 

(Li­be­ra­to Pó­voa, De­sem­bar­ga­dor apo­sen­ta­do do TJ-TO, Mem­bro-fun­da­dor da Aca­de­mia To­can­ti­nen­se de Le­tras e da Aca­de­mia Di­a­no­po­li­na de Le­tras, Mem­bro da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa – AGI – e da As­so­cia­ção Bra­si­lei­ra de Ad­vo­ga­dos Cri­mi­na­lis­tas – ABRA­CRIM – es­cri­tor, ju­ris­ta, his­to­ri­a­dor e ad­vo­ga­do, li­be­ra­to­po­[email protected])

 

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