Revitalização da Marginal Botafogo ganha novo capítulo
Diário da Manhã
Publicado em 25 de julho de 2018 às 23:54 | Atualizado há 6 anos
As obras de revitalização da Marginal Botafogo ganharam na manhã de ontem mais um capítulo, porém ainda assim os motoristas que circulam pela via para se deslocar de casa ao trabalho estão tendo de enfrentar problemas. Em função das obras de reestruturação do Córrego Botafogo, o trânsito está em meia pista nos dois sentidos entre as avenidas Independência e Araguaia. A Prefeitura de Goiânia disse que operários trabalham para eliminar pontos de assoreamento, o que evitará casos de alagamentos durante o período chuvoso. Ao todo, a revitalização que ocorre no canal deve R$ 9 milhões aos cofres públicos.
Até o término do trabalho, a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (SMT) sugere que a velocidade máxima permitida seja de 30 km/h. Por outro lado, os condutores se queixam da sinalização no trecho em que está com tráfego parcial e ressaltam os diversos problemas que afetam a mobilidade de quem depende da via. Além disso, os casos de acidentes vêm sendo cada vez mais corriqueiros entre os motoristas que passam pela via, que é tida como uma das principais válvulas de escape para desafogar o trânsito da capital goianiense.
Após o jogo do Brasil contra o México, válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo, o jornalista Thompson Silva, 25, que pediu para ter sua identidade resguardada, relatou que se envolveu em acidente na via. De acordo com ele, a colisão não teve tanto impacto, mas serviu para deixá-lo assustado. “Eu fui tentar desviar do cara que estava em minha frente, e acabei batendo levemente na traseira do carro dele”, detalha. “Precisei convencer o pessoal de que eu estava atrasado para um show que iria fazer”, diz, sorrindo.
O prefeito Iris Rezende (MDB) decretou por meio do Diário Oficial do Município emergência pelo período de 180 dias. No documento, ele disse que a decisão se deu com base no número de chuvas que caiu na capital goianiense entre novembro de 2017 e abril, que foi responsável por provocar desmoronamento em vários pontos da pista. No total, a Marginal conta com 17 locais que estão em estado críticos e possuem “ocorrência de risco iminente”.
Em entrevista ao Diário da Manhã em maio deste ano, o engenheiro civil Everton Schmaltz afirmou que em 2010 foi realizado um estudo técnico sobre a via. No documento foram identificados vários problemas, todavia nada de efetivo foi feito para solucionar o problema. Em 2015, o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) explicou que poderiam haver maiores danos, caso nenhuma medida fosse tomada.
“As condições estruturais da Marginal Botafogo pioraram muito. Se tivesse sido feito algo de concreto antes, com base nos estudos técnicos anteriores, a situação seria outra. A Marginal virou uma colcha de retalhos. Agora, é preciso um novo estudo técnico para uma intervenção definitiva que solucione os problemas da via”, disse o engenheiro.
TRANSTORNOS
As obras de intervenção da Marginal Botafogo têm ocorrido desde as chuvas que tomaram conta de Goiânia no fim do ano passado. Os transtornos mais graves surgiram em 22 de fevereiro deste ano, depois que um temporal atingiu a capital goianiense e deixou a via praticamente transbordando por conta da chuva. Na ocasião, parte do asfalto ficou destruído entre os viadutos das avenidas Independência e Araguaia, e, assim, rotas para desviar o trânsito precisaram ser colocadas em prática.
Em 23 de fevereiro, um dia após o alagamento, o tráfego ficou em meia pista depois que buracos de grande proporção se abriram em função do temporal. Neste trecho, porém, a obra ainda não foi concluída. A via ainda chegou a ser bloqueada em dois sentidos nos trechos entre as avenidas Anhanguera e Independência, no Setor Central, em 22 de março. O objetivo da interdição é integrar as obras de recuperação da Marginal Botafogo, que teve inúmeros trechos destruídos pela chuva.
RECURSOS
Durante prestação de contas na Câmara de Vereadores, o prefeito Iris Rezende (MDB) afirmou que o Paço Municipal vinha buscando recursos para viabilizar o projeto de revitalização da Marginal Botafogo, que registrou três interdições em menos de um ano, conforme noticiou o Diário da Manhã na semana passada. Na ocasião, Iris disse que esperava liberação de R$ 35 milhões por parte do Ministério da Integração Nacional para dar o pontapé inicial às obras.
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