Quem jogar lixo no chão será multado
Redação
Publicado em 20 de junho de 2018 às 01:29 | Atualizado há 2 semanasA Câmara Municipal de Goiânia aprovou ontem, em primeira votação, projeto de lei que modifica a norma nº 9.922/16, que dispõe sobre a aplicação de multa ao cidadão que for flagrado jogando lixo nos espaços públicos. De acordo com o projeto, o uso de foto ou vídeo produzido por qualquer cidadão poderá ser utilizado como prova de cometimento de infração.
Segundo o autor do projeto de lei, vereador Welington Peixoto (MDB), essa propositura visa tornar o cidadão um sujeito ativo e colaborador do poder público. “Sabemos o quanto é importante e difícil manter uma cidade limpa. Além de evitar doenças, a conservação das vias e logradouros limpos torna nossa cidade sustentável e mais bonita. E a tecnologia, por meio de smartphones, pode facilitar a punição aos infratores que jogam lixos em lugares inapropriados através de vídeos e fotos encaminhados ao órgão competente”, explica Peixoto.
PEDIDOS
Welington Peixoto afirma que recebe inúmeros pedidos para limpeza de lotes baldios e desentupimento de bueiros, pois, além de tornar a cidade suja, colaborar com a proliferação de mosquitos, os lixos descartados irregularmente interfere diretamente nos locais, impermeabilizando o solo, que dificulta o escoamento da água e produz alagamentos.
O projeto de lei segue para a Comissão de Meio Ambiente para emissão de parecer e depois voltará ao plenário para segunda votação. O vereador Welington Peixoto acredita que não haverá nenhum obstáculo à aprovação do projeto já que beneficia à população e não gera nenhum custo para a Prefeitura de Goiânia. “O projeto trata não só da punição para quem joga lixo nos espaços públicos, mas em uma interação entre à população e administração pública, pois fomenta o correto descarte de lixo e o incentivo à preservação ambiental”, afirma Welington Peixoto.
]]>