Entretenimento

Goiânia recebe festival de cinema sobre diversidade sexual e de gênero

Redação

Publicado em 4 de junho de 2018 às 04:53 | Atualizado há 7 anos

Goiânia vai ser palco do Festival Internacional de Cinema da Diversi­dade Sexual e de Gênero de Goiás. Os expectadores vão poder conferir as melhores produções nacionais e es­trangeiras sobre a diversidade sexual e de gênero. Vão ser exibidos mais de 60 filmes nas mostras competitivas e paralelas, de forma gratuita.

A terceira edição do festival que conta com o apoio do Ministério Pú­blico do Trabalho vai discutira Empre­gabilidade LGBT+. Segundo o órgão estadual, a população LGBT+ ainda enfrenta muitas dificuldades para ter acesso ao mercado de trabalho. O Fes­tival acontece entre os dias 07 e 13 de junho dos Cinemas Lumière, no Ba­nana Shopping, no centro da capital.

O III Digo conta com uma pro­gramação recheada. Serão mais de 25 atividades culturais distribuí­das em sete dias. Além das mos­tras competitivas e paralelas, o pú­blico vai poder participar de mesas temáticas, oficinas e palestras sobre direitos LGBT+, mercado de traba­lho, turismo LGBT+, segurança pú­blica, LGBTfobia, políticas públicas de saúde e muito mais. Além disso, vão ser apresentadas três peças de teatro e cinco performances artísti­cas em várias sessões.

De acordo com o curador da edi­ção, Cristiano Sousa, o Digo é um festival rico pois vai além da exibi­ção de filmes. “O Digo se tornou um festival de artes integradas que tem o intuito de discutir assuntos im­portantes para fomentar o pensar crítico e estimular ações relaciona­das à luta contra o preconceito em Goiás”, explica.

FESTIVAL

O Digo é um festival de cine­ma competitivo pioneiro no cen­tro-oeste brasileiro porque articula produções audiovisuais, educação e tecnologias com o objetivo de am­pliar o universo da expressão e da percepção estética da diversidade em Goiás, no Brasil e no mundo. O Festival visa estimular e promover a conscientização do público sobre o respeito integral aos direitos huma­nos e a inclusão social.

O Digo faz parte da Red Diverci­lac – Diversidad em el Cine Lationa­mericano y Caribeño – rede de festi­vais da América Latina e do Caribe. O festival possibilita aos inscritos, a participação na programação em festivais internacionais em regime de network, além de mostras espe­ciais itinerantes.

O projeto possui apoio institu­cional da Prefeitura de Goiânia atra­vés da Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Goiânia, Ministério Pú­blico do Trabalho de Goiás, Secreta­ria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia e Cinemas Lumiére.

SERVIÇO

III DIGO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO DE GOIÁS

07 a 13 de junho de 2018

Local: Cinemas Lumière, Banana Shopping, Goiânia-GO

Site (programação completa): www.digofestival.com.br

 

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias