Politica

Brasileiros são contra venda da Petrobrás, Eletrobrás, Caixa e BB

Diário da Manhã

Publicado em 2 de junho de 2018 às 03:25 | Atualizado há 2 semanas

  •  57% são contra venda da Eletrobrás
  •  60% são contra privatização da Petrobrás
  •  60% contra privatização da Caixa e 58% contra privatização do Banco do Brasil
  •  

    Levantamento feito pelo Institu­to Vox Populi a pedido da Cen­tral Única dos Trabalhadores (CUT) mostra que a imensa maioria dos brasileiros é contra a privatização de empresas estratégicas do setor de energia (Petrobrás e Eletrobrás) e con­tra a privatização dos bancos públicos brasileiros (Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil). Mais da metade, 55% dos entrevistados, discordam das privatizações em geral. Outros 23% são a favor e 22% não souberam ou não quiseram responder.

    Já de acordo com a pesquisa do Da­tafolha, 55% dos brasileiros são contrá­rios à privatização da petroleira. Para um número ainda maior, 74%, a em­presa não deveria ser vendida para gru­pos estrangeiros em hipótese alguma. No caminho contrário, 30% concor­dam com a privatização da petroleira, embora só 17% aceitem que ela venha a ficar em mãos de estrangeiros. O Da­tafolha ouviu 1.500 pessoas adultas em todas as regiões do país por telefone.

    CONTRA PRIVATIZAÇÃO

    Entre entrevistados pelo Vox Populi que são a favor da privatização 23% se dividem entre quem acha que todas as empresas e serviços deveriam ser pri­vatizados e os que acham que apenas algumas, que não forem de setores es­tratégicos. Entre os 55% contrários a pri­vatização, 59% não querem que nenhu­ma seja vendida; 31% apenas algumas.

    ESTATAIS

    O Vox Populi fez a seguinte pergun­ta: “O governo tem planos de privatizar algumas empresas/ instituições. Vou ci­tar algumas delas para que me diga se você é a favor ou contra a privatização dessas empresas/ instituições”. Quando foi citada a Petrobrás, 60% dos entrevis­tados se manifestaram contra a deses­tatização, 19% à favor e 21% não soube­ram responder. Em relação à Eletrobrás, 57% contra, 18% à favor e 25% indecisos.

    A mesma pergunta foi feita em rela­ção aos bancos públicos. Sobre a possi­bilidade de privatização da Caixa Eco­nômica Federal, 60% responderam que são contra, 18% a favor e 21% não res­ponderam; em relação ao Banco do Brasil, 58% contra, 19% à favor e 22% indecisos.

    MEDO DE TARIFAÇO

    O maior temor dos brasileiros é que após a privatização aconteça um aumento substancial no valor das ta­rifas de energia e altas ainda maiores no valor de combustíveis. É preciso re­gistrar que a pesquisa foi realizada an­tes da greve dos caminhoneiros e di­vulgada na última segunda-feira (28).

    O Vox Populi perguntou: “Nos úl­timos 30 anos, muitos serviços e em­presas que eram públicas foram pri­vatizadas no Brasil. Pelo que você sabe ou já ouviu falar: De uma ma­neira geral, o preço dos produtos/ serviços nessas empresas privatiza­das ficaram mais caros, ficaram mais baratos ou ficaram iguais?”

    Para 42% os serviços e tarifas fica­ram mais caros, 23% consideram que ficaram iguais, 10% que estão mais ba­ratas e 24% não opinou. Em relação à qualidade dos serviços 24% conside­ram que as empresas privatizadas pio­raram o atendimento, 27% avaliaram que ficou igual, 22% que melhorou e 27% não responderam. Outra avalia­ção feita pelo Vox Populi é se as em­presas desestatizadas ficaram mais fortes e rentáveis aos olhos do eleitor. A maioria (44%) entendeu que não fi­caram nem mais fortes, nem mais ren­táveis; 22% acreditam que melhora­ram e 34% não souberam responder.

    Entre os que são contra a privatiza­ção, 59% disseram que nenhuma em­presa deveria ser privatizada; 31% que apenas algumas empresas ou serviços públicos poderiam ser privatizados e 10% não opinou. Já entre os que res­ponderam que são favoráveis à pri­vatização, a maioria (50%) entendem que as empresas que não são de se­tores estratégicos podem ser privati­zadas e 45% defenderam que todas empresas publicas, sem distinção, de­vem ser desestatizadas; 5% não res­ponderam.

    TEMOR DE FICAR SEM BANCO

    Para 47%, se a Caixa for privatiza­da muitas cidades do interior vão ficar sem agências bancárias e muitos pro­gramas sociais vão diminuir ou parar de funcionar. Para 27%, isso não vai acontecer. Os bancos públicos, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, são indispensáveis ao desen­volvimento nacional para 49% dos en­trevistados. Outros 26% acham que os bancos privados são capazes de fazer as mesmas coisas e que a privatização do BB e da Caixa seria boa para o país.

    Bom para rico, ruim para pobre

    A privatização de empresas públi­cas estratégicas é um bom negócio so­mente para os ricos. É o que pensa a maioria dos brasileiros entrevistados pelo Vox Populi. Para 57% só os ricos ganham com a venda da Eletrobrás, este número sobe para 59% em rela­ção às privatizações da Petrobrás e do Banco do Brasil e alcança 61% em rela­ção à Caixa Econômica Federal, onde para 49%, o FGTS (Fundo de Garan­tia do Tempo de Serviço), que é ad­ministrado pela Caixa, deixaria de fi­nanciar habitações para assalariados para financiar imóveis dos mais ricos.

    ]]>

    Tags

    Leia também

    Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

    edição
    do dia

    últimas
    notícias