Entretenimento

Domingo: Geração Baré-Cola em Goiânia

Redação

Publicado em 18 de maio de 2018 às 22:44 | Atualizado há 7 anos

Muito bem-recebido em suas exibições públicas em Brasília e em festivais de cine­ma em outras cidades, o docu­mentário Geração Baré-Cola – Usuários de Rock, que aborda o rock brasiliense dos anos 90, será exibido em Goiânia ama­nhã, dia 20 de maio, no Cine Cultura, às 18h, com entrada gratuita.

Após a sessão (com duração de 73 min), será realizado um bate-papo aberto ao público com a presença do diretor Pa­trick Grosner e mediação do mú­sico e produtor Márcio Júnior.

Mais do que uma testemu­nha ocular (e auditiva!) do rock de Brasília, Patrick Gros­ner registrou em incontáveis fotografias a efervescência da cena que tomou conta da ci­dade nos anos 90 – e que reve­lou para o resto do País bandas como Raimundos, Little Quail e Maskavo Roots. Foi com este privilegiado olhar que Patrick conduziu sua estreia na dire­ção cinematográfica, o docu­mentário Geração Baré-Cola – Usuários de rock.

O título do filme alude a uma famosa música da Le­gião Urbana, sugerindo um contraste entre a leva de ban­das brasilienses da década de 80, de grande sucesso comer­cial e de público, e a turma que veio depois, mais ligada ao underground – e que bus­cava outros sabores musicais, com mais misturas, tanto de ingredientes nacionais quan­to estrangeiros.

Abordando um período que vai do final dos anos 1980 até 1994, ou seja, às vésperas do estouro nacional dos Raimun­dos, Geração Baré-Cola apre­senta 29 bandas, desde as mais conhecidas até as que ficaram na poeira do tempo, e costu­ra sua narrativa com registros raros retirados de 30 fitas VHS, como filmagens de shows, en­saios, gravações em estúdio e videoclipes, além de fotogra­fias, cartazes, panfletos e de­poimentos de 39 músicos que fizeram parte dessa história. As entrevistas, bem-humoradas e cheias de bons causos, ajudam a entender o contexto históri­co, social e cultural em que as bandas surgiram, como forma­ram suas personalidades musi­cais e como era a vida em Bra­sília naquele período.

Bandas presentes no docu­mentário: Animais dos Espe­lhos, Akneton, BSB-H, Câmbio Negro, Deja Vu, DFC, Divina Tragédia, Dungeon, El Kabong, Feijon’s Band, Filhos de Men­guele, Flammea, Kratz, Lit-tle Quail and the Mad Birds, Low Dream, Maskavo Roots, Os Alices, Os Cabeloduro, Os Cachorros das Cachorras, Os Wallaces, Oz, Pravda, PUS, Rai­mundos, Restless, Roque & Os Biles, Royal Street Flash, Ver­non Walters e Zona.

Geração Baré-Cola – Usuá­rios de rock conta com patrocí­nio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultu­ra do Distrito Federal. Copatro­cínio: Cinecolor Digital. Produ­ção: Cor Filmes. Coprodução: +55 Mídia e Central de Produ­ções. Distribuição: Sétima Ci­nema. Apoio: Sesc.

 

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias