Cotidiano

Como potencializar as vendas

Redação

Publicado em 10 de maio de 2018 às 01:15 | Atualizado há 1 semana

Em poucos dias, a 3ª data de maior faturamento do calendário varejista online do Brasil chega: o Dia das Mães. Com resultados atrás apenas da Black Friday e do Natal, a Ebit estima que as vendas alcan­cem R$ 2,16 bilhões, o que repre­senta um crescimento de 15% do faturamento em relação a 2017. Tradicionalmente comemorado no segundo domingo do mês de maio, o dia vai muito além de uma data comercial por ter exatamente um apelo ao forte laço familiar que o brasileiro, no geral, tem. Não é à toa que em 2017 o Brasil se desta­cou na quantidade de publicações sobre o Dia das Mães no Facebook, entrando no Top 5 países que mais publicaram conteúdo, de acordo com o relatório da GhFly em par­ceria com a rede social.

Com o cenário econômico um pouco mais positivo, o brasileiro pretende gastar um pouco mais: é esperado um aumento de 6% no tí­quete médio de compras, para R$ 440, além de um aumento de 8% do número de pedidos (Ebit). Ainda assim é possível afirmar que alguns consumidores não abrem mão de gastar em produtos de maior tíque­te médio. A pesquisa compilada no infográfico do Cuponation, plata­forma de descontos online da ale­mã Global Savings Group, mostra uma comparação do ano de 2016 e 2017 no aumento da procura de alguns produtos no mês de maio no Google, além do crescimento pela procura dos mesmos produ­tos já no mês de março deste ano.

Considerando o Brasil como cenário principal da pesquisa, o termo “dia das mães” está 50% mais procurado em março deste ano. Para os produtos, palavras­-chave como “geladeiras em pro­moção”, ‘fritadeira elétrica”, “má­quina de lavar” e “microondas” tiveram um aumento de procura, respectivamente, de 124%, 83%, 50% e 49% entre maio 2016 e 2017.

Já comparando o mês de mar­ço de 2017 e 2018, palavras-chaves como “geladeiras em promoção”, “máquina de lavar”, “fogão”, “celu­lar” e “fritadeira elétrica” aumen­taram respectivamente em 83% e os demais em 22%. Produtos per­tencentes ao mix de linha branca, como geladeiras e fogões por exem­plo, ainda podem ser considerados os “queridinhos” da mães mais tra­dicionais, entretanto, é possível afir­mar que cada vez mais este público tem interesse em presentes tecnoló­gicos, principalmente para fortale­cer o vínculo familiar por meio das mensagens de texto. Consideran­do o mesmo período em Goiás es­tas mesmas palavras-chave tiveram um aumento de procura respecti­vamente de 85% (geladeiras em promoção), 23% (máquina de lavar), 50% (fogão) e 22% (celu­lar e fritadeira elétrica).

Ao analisar a busca pelo ter­mo “quando é o dia das mães” no Google, em março de 2017, geralmente quando se dá iní­cio ao crescimento de pes­quisas sobre a data, é possível apontar um aumento de 22% da pesquisa pelo termo no mesmo período do ano e de 50% para a fra­se “dia das mães”. O aumento pode ser relacionado ao forte símbolo comemorativo da data.

Ao comparar o mesmo período para os termos “presente dia das mães” e “dia das mães” no estado de Goiás, o aumento pela procura representa 56% e 50%, respectiva­mente, sendo o estado com maior aumento pela busca do presente. Confira também na pesquisa da plataforma de descontos o ranking que compara a procura dos produ­tos favoritos para o Dia das Mães em março de 2017 e 2018.

Sua loja virtual ainda não se preparou para o Dia das Mães? Segundo dados da Ebit, a previsão de compras é entre os dias 28 de Abril a 12 de Maio. Ainda dá tem­po! O Cuponation dá 7 dicas para conseguir clientes online antes do Dia das Mães e durante a come­moração. Confira!

ff7 truques de última hora para conseguir clientes no Dia das Mães

 

  1. Crie uma página dedicada ao Dia das Mães com sugestões de presentes.

Além de um banner na página inicial do seu e-commerce ajudar a lembrar seus clientes da data, tam­bém facilita os visitantes encontra­rem os produtos mais rápido.

  1. Crie algumas dicas com o presente perfeito para o Dia das Mães.

Nem todos que procuram por um presente sabem que querem comprar, e aí está a oportunidade do lojista fazer sugestões que caiam como uma luva para esses clien­tes. E em termos de estratégias em longo prazo, este tipo de conteúdo dá sinais positivos aos buscadores (Google, Bing) sobre o seu site.

  1. Organize um concurso ou sorteio na sua loja.

No geral, as pessoas amam con­cursos ou sorteios. Além dessa es­tratégia funcionar para deixar po­tenciais compradores conscientes sobre sua marca e produtos, é uma forma positiva de interação do seu negócio. E mais: que tal surpreen­der os outros participantes com um cupom de desconto?

  1. Use cupons de desconto e atinja até os clientes mais expe­rientes e “ariscos” a gastar.

Os cupons trazem ao seu ne­gócio uma grande vantagem com aqueles clientes que sempre pro­curam um desconto antes de fechar uma compra. Se eles não acharem na sua loja, simplesmente vão pro­curar no concorrente.

  1. Ofereça frete grátis.

A logística é um dos pontos mais essenciais para quem compra on­line, sendo sempre um incentivo extra para sua loja virtual ser esco­lhida. Segundo o Google, 34% dos brasileiros abandonam o carrinho de compras alegando o preço do fre­te como um dos principais motivos.

  1. Crie ofertas especiais do Dia das Mães com produtos selecio­nados.

Se você não tiver ideia do mix de produtos que mais vendem na sua loja para as mães, dê uma olhada na pesquisa do Cuponation sobre o crescimento de procura por deter­minados produtos no mês de Maio. Coloque alguns deles em promoção a fim do seu negócio ser ainda mais tentador para potenciais clientes.

  1. Seja ativo nas mídias sociais e engaje seus clientes com as ações da sua loja.

A presença do seu negócio nas mídias sociais é de grande impor­tância. Deixe que seus seguido­res saibam que sua loja está ce­lebrando o Dia das Mães e insira os pontos anteriores nos posts. Se possível, segmente seus posts para alcançar o público correto. Lem­bre-se: novos seguidores signifi­cam novos clientes.

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