Cotidiano

Mais câmeras de fiscalização serão instaladas

Diário da Manhã

Publicado em 10 de maio de 2018 às 00:50 | Atualizado há 7 anos

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (SMT) vai am­pliar hoje a fiscalização eletrôni­ca por fotossensores em diversos pontos de Goiânia. Ao todo, vão ser instaladas 59 faixas em vários bairros da Capital que contam com alto índice de infração cometida por motoristas. O objetivo da SMT é que os condutores passem a ter mais consciência enquanto trafe­gam pelas ruas e avenidas da ci­dade, embora a pasta afirme que houve redução no número de in­frações em relação ao período que não havia fiscalização eletrônica nas ruas. Até o momento, foram aplicadas 133 mil multas nas 155 faixas que estão funcionando des­de o ano passado.

Em entrevista coletiva, o secretá­rio de trânsito, mobilidade e trans­porte, Fernando Santana, disse que a meta é liberar faixas toda a sema­na, mas ele destacou que no mo­mento a pasta está fazendo os úl­timos ajustes necessários com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) antes de implantar mais radares. De acordo com ele, a iniciativa traz maior segurança para os motoris­tas e coíbe os condutores de come­terem infrações de trânsito. “Nós já temos um grande número de faixas devidamente instaladas na Capital”, diz o secretário, pontuando que em pouco tempo mais equipamentos serão posicionados na Capital. “Eu entendo que no máximo, dentro de 60 dias, estaremos com todas em funcionamento”, afirma Santana.

O anúncio da implantação das câmeras de fiscalização foi feito an­teontem por Fernando Santana. Na ocasião, ele frisou que em um curto espaço de tempo o número de faixas fiscalizadoras deve passar de 155 para 643. “A SMT aguarda a readequação dos laudos do Inme­tro às necessidades e normas esta­belecidas por nossa gestão”, escla­rece Santana. Na semana passada, o Diário da Manhã noticiou que, de janeiro até março, foram feitas 86.970 autuações aos motoristas que estavam cometendo infrações de trânsito. Para efeito de compara­ção, no mesmo período do ano pas­sado, o número de multas chegou a 127.746, o que representou um au­mento de 32% em relação a 2017.

À época, oito meses após a ins­talação das faixas, o Inmetro infor­mou que 70% dos radares da Capi­tal estavam desligados ou ainda em fase de teste. De 504 faixas que re­ceberam os equipamentos fiscali­zadores, 349 não aplicavam multas. Enquanto isso, o secretário disse que, mesmo que os dispositivos não penalizem os condutores, a presença deles serve para inibir in­frações no trânsito. Na visão de Fer­nando Santana, independente de o radar estar ligado ou não, o moto­rista pensa duas vezes antes de de cometer alguma infração. O prazo final para a implantação total dos fotossensores era até o novembro do ano passado, quando deveriam ser instaladas 643 radares.

No total, a prefeitura arrecadou mais de R$ 18 milhões com as câ­meras, porém a administração mu­nicipal teve condições de investir R$ 13 mi em pavimentação, sinali­zação e segurança viária. Entretan­to, reportagem do DM de 11 de abril mostrou que a Capital goianiense ainda seguia com problemas es­truturais em suas ruas e avenidas, como falta de sinalização e pavi­mentação. Na avenida Francisco Povoá, no Setor Criméia Leste, na região norte de Goiânia, o asfalto apresenta deficiências que já che­garam a causar acidentes. Durante o período chuvoso, relatam moto­ristas que passam pelo local, a água da chuva formam poças e põem em risco a segurança dos motoristas.

DÓI NO BOLSO

A ideia de instalar mais faixas fiscalizadoras em Goiânia não é totalmente aceita por condutores. De acordo com o vendedor Marco Polo, 43, a gestão municipal insti­tuiu “a cultura da indústria da mul­ta” na Capital, que “é pouco efi­ciente e dói no bolso”. “O dinheiro arrecadado com multas de trânsito sequer chegou a ser destinado para fomentar medidas educativas”, re­clama. Apesar de reconhecer que a iniciativa da prefeitura pode trazer melhorias, ele frisou que é “inegá­vel” que a população em geral não viu nada relacionado à educação viária. “A municipal de trânsito, ao invés de agir para evitar infrações, não move uma palha, nada”.

Em setembro do ano passado, uma Comissão Especial de Inqué­rito (CEI) da Câmara de Vereado­res mostrou que os fotossensores geraram um prejuízo aos cofres públicos de R$ 20 milhões. No re­latório, o vereador Eduardo Pra­do (PV) garantiu que foram feitos pagamentos por faixas que não chegaram a operar, ainda que o contrato entre a empresa Eliseu Kopp e a prefeitura previa que fai­xas com defeito teriam desconto. O parlamentar ainda disse que chegaram a ocorrer superfatu­ramento em relação aos equipa­mentos, que tinham 20 anos de uso. O edital destaca ainda que os equipamentos deveriam ser no­vos, e não com anos de uso, con­forme mostrou Prado.

 

SERÃO INSTALADOS 32 FOTOSSENSORES QUE PODEM FISCALIZAR ATÉ 3 FAIXAS CADA UM

Avenida Paranaíba com a Avenida Tocantins, no Setor Central (Sentido Leste-Oeste)

Avenida Tocantins com a Rua 3, no Setor Central (Sentido Nordeste-Sudoeste)

Avenida Mutirão com a Avenida T-9, no Setor Bueno (Sentido Norte-Sul)

Avenida Mutirão com a Avenida T-9, no Setor Marista (Sentido Sul-Norte)

Avenida T-9 com a Avenida Mutirão, no Setor Bueno (Sentido Oeste-Leste)

Avenida T-9 com a Avenida Mutirão, no Setor Marista (Sentido Leste Oeste)

Rua 9 com a Avenida Assis Chateaubriand, no Setor Oeste (Sentido Norte-Sul)

Avenida Mutirão com a Avenida T-10, no Setor Bueno (Sentido Norte-Sul)

Avenida Mutirão com a Avenida T-10, no Setor Marista (Sentido Sul-Norte)

Avenida T-10 com a Avenida Mutirão, no Setor Marista (Sentido Leste-Oeste)

Avenida T-10 com Avenida Mutirão, no Setor Bueno (Sentido Oeste-Leste)

Quinta Avenida com Avenida Independência, no Setor Leste Vila Nova (Sentido Sul- Norte)

Avenida Independência com a Quinta Avenida, no Setor Leste Vila Nova (Sentido Leste-Oeste)

Avenida Independência com a Avenida Goiás, no Setor Central (Sentido Leste-Oeste)

Avenida Independência com Avenida Goiás, no Setor Central (Sentido Oeste-Leste)

Avenida Vera Cruz, no Jardim Guanabara (Sentido Leste-Oeste)

Avenida Vera Cruz, no Jardim Guanabara (Sentido Oeste-Leste)

Avenida Antônio Fidélis, no Parque Amazônia (Sentido Leste-Oeste)

Avenida Portugal com a Avenida Assis Chateaubriand, no Setor Oeste (Sentido Sul- Norte)

Avenida Assis Chateaubriand com a Avenida Portugal, no Setor Oeste (Sentido Oeste Leste)

Avenida Assis Chateaubriand com a Avenida Portugal, no Setor Oeste (Sentido Leste- Oeste)

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