Mais câmeras de fiscalização serão instaladas
Diário da Manhã
Publicado em 10 de maio de 2018 às 00:50 | Atualizado há 7 anosA Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (SMT) vai ampliar hoje a fiscalização eletrônica por fotossensores em diversos pontos de Goiânia. Ao todo, vão ser instaladas 59 faixas em vários bairros da Capital que contam com alto índice de infração cometida por motoristas. O objetivo da SMT é que os condutores passem a ter mais consciência enquanto trafegam pelas ruas e avenidas da cidade, embora a pasta afirme que houve redução no número de infrações em relação ao período que não havia fiscalização eletrônica nas ruas. Até o momento, foram aplicadas 133 mil multas nas 155 faixas que estão funcionando desde o ano passado.
Em entrevista coletiva, o secretário de trânsito, mobilidade e transporte, Fernando Santana, disse que a meta é liberar faixas toda a semana, mas ele destacou que no momento a pasta está fazendo os últimos ajustes necessários com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) antes de implantar mais radares. De acordo com ele, a iniciativa traz maior segurança para os motoristas e coíbe os condutores de cometerem infrações de trânsito. “Nós já temos um grande número de faixas devidamente instaladas na Capital”, diz o secretário, pontuando que em pouco tempo mais equipamentos serão posicionados na Capital. “Eu entendo que no máximo, dentro de 60 dias, estaremos com todas em funcionamento”, afirma Santana.
O anúncio da implantação das câmeras de fiscalização foi feito anteontem por Fernando Santana. Na ocasião, ele frisou que em um curto espaço de tempo o número de faixas fiscalizadoras deve passar de 155 para 643. “A SMT aguarda a readequação dos laudos do Inmetro às necessidades e normas estabelecidas por nossa gestão”, esclarece Santana. Na semana passada, o Diário da Manhã noticiou que, de janeiro até março, foram feitas 86.970 autuações aos motoristas que estavam cometendo infrações de trânsito. Para efeito de comparação, no mesmo período do ano passado, o número de multas chegou a 127.746, o que representou um aumento de 32% em relação a 2017.
À época, oito meses após a instalação das faixas, o Inmetro informou que 70% dos radares da Capital estavam desligados ou ainda em fase de teste. De 504 faixas que receberam os equipamentos fiscalizadores, 349 não aplicavam multas. Enquanto isso, o secretário disse que, mesmo que os dispositivos não penalizem os condutores, a presença deles serve para inibir infrações no trânsito. Na visão de Fernando Santana, independente de o radar estar ligado ou não, o motorista pensa duas vezes antes de de cometer alguma infração. O prazo final para a implantação total dos fotossensores era até o novembro do ano passado, quando deveriam ser instaladas 643 radares.
No total, a prefeitura arrecadou mais de R$ 18 milhões com as câmeras, porém a administração municipal teve condições de investir R$ 13 mi em pavimentação, sinalização e segurança viária. Entretanto, reportagem do DM de 11 de abril mostrou que a Capital goianiense ainda seguia com problemas estruturais em suas ruas e avenidas, como falta de sinalização e pavimentação. Na avenida Francisco Povoá, no Setor Criméia Leste, na região norte de Goiânia, o asfalto apresenta deficiências que já chegaram a causar acidentes. Durante o período chuvoso, relatam motoristas que passam pelo local, a água da chuva formam poças e põem em risco a segurança dos motoristas.
DÓI NO BOLSO
A ideia de instalar mais faixas fiscalizadoras em Goiânia não é totalmente aceita por condutores. De acordo com o vendedor Marco Polo, 43, a gestão municipal instituiu “a cultura da indústria da multa” na Capital, que “é pouco eficiente e dói no bolso”. “O dinheiro arrecadado com multas de trânsito sequer chegou a ser destinado para fomentar medidas educativas”, reclama. Apesar de reconhecer que a iniciativa da prefeitura pode trazer melhorias, ele frisou que é “inegável” que a população em geral não viu nada relacionado à educação viária. “A municipal de trânsito, ao invés de agir para evitar infrações, não move uma palha, nada”.
Em setembro do ano passado, uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara de Vereadores mostrou que os fotossensores geraram um prejuízo aos cofres públicos de R$ 20 milhões. No relatório, o vereador Eduardo Prado (PV) garantiu que foram feitos pagamentos por faixas que não chegaram a operar, ainda que o contrato entre a empresa Eliseu Kopp e a prefeitura previa que faixas com defeito teriam desconto. O parlamentar ainda disse que chegaram a ocorrer superfaturamento em relação aos equipamentos, que tinham 20 anos de uso. O edital destaca ainda que os equipamentos deveriam ser novos, e não com anos de uso, conforme mostrou Prado.
SERÃO INSTALADOS 32 FOTOSSENSORES QUE PODEM FISCALIZAR ATÉ 3 FAIXAS CADA UM
Avenida Paranaíba com a Avenida Tocantins, no Setor Central (Sentido Leste-Oeste)
Avenida Tocantins com a Rua 3, no Setor Central (Sentido Nordeste-Sudoeste)
Avenida Mutirão com a Avenida T-9, no Setor Bueno (Sentido Norte-Sul)
Avenida Mutirão com a Avenida T-9, no Setor Marista (Sentido Sul-Norte)
Avenida T-9 com a Avenida Mutirão, no Setor Bueno (Sentido Oeste-Leste)
Avenida T-9 com a Avenida Mutirão, no Setor Marista (Sentido Leste Oeste)
Rua 9 com a Avenida Assis Chateaubriand, no Setor Oeste (Sentido Norte-Sul)
Avenida Mutirão com a Avenida T-10, no Setor Bueno (Sentido Norte-Sul)
Avenida Mutirão com a Avenida T-10, no Setor Marista (Sentido Sul-Norte)
Avenida T-10 com a Avenida Mutirão, no Setor Marista (Sentido Leste-Oeste)
Avenida T-10 com Avenida Mutirão, no Setor Bueno (Sentido Oeste-Leste)
Quinta Avenida com Avenida Independência, no Setor Leste Vila Nova (Sentido Sul- Norte)
Avenida Independência com a Quinta Avenida, no Setor Leste Vila Nova (Sentido Leste-Oeste)
Avenida Independência com a Avenida Goiás, no Setor Central (Sentido Leste-Oeste)
Avenida Independência com Avenida Goiás, no Setor Central (Sentido Oeste-Leste)
Avenida Vera Cruz, no Jardim Guanabara (Sentido Leste-Oeste)
Avenida Vera Cruz, no Jardim Guanabara (Sentido Oeste-Leste)
Avenida Antônio Fidélis, no Parque Amazônia (Sentido Leste-Oeste)
Avenida Portugal com a Avenida Assis Chateaubriand, no Setor Oeste (Sentido Sul- Norte)
Avenida Assis Chateaubriand com a Avenida Portugal, no Setor Oeste (Sentido Oeste Leste)
Avenida Assis Chateaubriand com a Avenida Portugal, no Setor Oeste (Sentido Leste- Oeste)
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