Artesanato no lixo
Diário da Manhã
Publicado em 26 de abril de 2018 às 02:43 | Atualizado há 1 semanaOs alunos do Colégio Estadual Dom Fernando I, localizado no Jardim Dom Fernando I, além de ter aulas com as disciplinas obrigatórias, vem aprendendo a desenvolver a educação ambiental, além de compreender a importância de preservar o meio ambiente. O objetivo do projeto é integrar o conteúdo nas áreas do conhecimento para a reflexão de um futuro melhor, com políticas ambientais que consigam proporcionar uma melhor expectativa de vida a partir do ato de reciclar.
O projeto que foi idealizado, há seis anos, pela diretora Idalisa Brasil, juntamente, com professores, incentiva a preocupação com o material a ser descartado, especialmente, nas residências, como plásticos, papéis e vidros e com isso, perceber o momento ideal para a reutilização desses materiais. “Com essa ação, podemos minimizar os problemas que vivemos hoje sobre descarte de lixo em lugares não apropriados, como lotes vagos, encostas de rios, em calçadas e ruas”, explica.
A diretora menciona ainda a importância da reciclagem para os catadores que têm o lixo como principal fonte de renda. Segundo ela, se todos se conscientizarem sobre a importância em dividir o lixo que será reutilizado, pode facilitar a vida dessas famílias, uma vez que estes materiais recicláveis são rentáveis e serve de sustento e sobrevivência.
A escola conta com o apoio da Cooperativa de Reciclagem de Lixo (Cooprec), que realiza a coleta. É uma cooperativa que está há 20 anos atuando em benefício do meio ambiente e é pioneira no ato de reciclar. Para a presidente da Cooprec, é uma satisfação fazer parte deste projeto, vem orientando sobre os benefícios que a coleta seletiva traz para a sociedade e destaca a importância de selecionar os materiais recicláveis. “Separar os materiais é importante, principalmente, a vida útil dos aterros sanitários, gera emprego e renda, além de conservar os recursos naturais”, reforça.
CUIDAR DO PLANETA É DEVER DE TODOS
Em abril, deste ano, foi realizado na escola, o projeto “Cuidar do planeta é dever de todos nós”. Professores e alunos fabricaram brinquedos de raciocínio lógico, bingos da tabela periódica, equações matemáticas e jogo lúdicos, esses materiais foram utilizados na escola durante as atividades escolares. Houve também, uma gincana de coleta de garrafas e latinhas, já os papéis, como folhas de caderno inutilizadas, são colocadas em caixa de coleta que os próprios alunos construíram.
Com a coleta seletiva, escola e comunidade só têm a ganhar. Para a escola, é agregado muito valor com a formação de protagonistas preocupados com o futuro do planeta.
Para a comunidade em geral, os benefícios são inúmeros: melhora na limpeza e na higiene da cidade, conserva o solo, economiza-se de maneira geral. A adoção de práticas de reciclagem na escola, vem formando pessoas com atitudes cidadã.
]]>