Cotidiano

Detentos passam a cuidar de parques da Capital

Redação

Publicado em 5 de abril de 2018 às 03:36 | Atualizado há 7 anos

O prefeito de Goiânia, Iris Re­zende, assina nesta quinta-fei­ra, 5, convênio para execução do projeto ‘Recuperando Pes­soas e Parques’, que utiliza a for­ça de trabalho dos presos do re­gime semiaberto do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia para a recuperação ambiental dos parques da capital. A solenidade ocorrerá no quinto andar do Paço Municipal, às 16 horas, e contará com a presença do presidente da Agência Municipal de Meio Am­biente (Amma), Gilberto Marques Neto, representantes da Secreta­ria de Segurança Pública do Esta­do de Goiás (SSP-GO), do Minis­tério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e do Tribunal de Justi­ça do Estado de Goiás (TJ-GO).

Inicialmente, segundo o presi­dente da Amma, 50 detentos vão trabalhar em unidades de con­servação e parques de Goiânia. ‘A iniciativa pretende garantir a ressocialização dos detentos do regime semiaberto, uma vez que eles cuidarão das áreas verdes da cidade e receberão pelos serviços prestados. Além disso, o convê­nio tem grande importância so­cial, pois representa a possibili­dade deles terem uma profissão ao término do cumprimento de suas condenações’, afirma Gil­berto Marques Neto.

De acordo com o projeto for­mulado pelo promotor de Justi­ça Marcelo Celestino, a oferta de trabalho com remuneração cons­titui um dos direitos dos presos, como dever social e condição de dignidade humana, e tem finali­dade educativa e produtiva. Se­gundo Gilberto Marques Neto, cada detendo será remunerado com um salário mínimo, estabe­lecido atualmente em R$ 954,00. ‘A partir do início da próxima se­mana, os detentos, que estão sen­do escolhidos criteriosamente pela direção do presídio, já esta­rão exercendo atividades gerais nos parques municipais’, pontua.

Além do prefeito Iris Rezende e do presidente da Amma, Gil­berto Marques Neto, participa­rão da solenidade de assinatura do convênio o procurador-ge­ral de Justiça de Goiás, Benedi­to Torres Neto, a procuradora­-geral de Goiânia, Anna Vitória Gomes Caiado, o presidente do TJ-GO, Gilberto Marques Filho, os promotores de Justiça Marce­lo Celestino e Luciano MIranda Meireles e o diretor-geral de Ad­ministração Penitenciária, coro­nel Edson Costa Araújo.

 

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias