Opinião

Supremo Teatro Federal

Diário da Manhã

Publicado em 30 de março de 2018 às 01:01 | Atualizado há 7 anos

Es­se ele­men­to ju­rí­di­co foi cri­a­do com a fun­ção de pro­te­ger de­ter­mi­na­dos car­gos da li­ti­gân­cia de má fé e de in­te­res­ses ar­bi­trá­rios de ju­í­zes, mas no de­cor­rer dos avan­ços da La­va-Ja­to, a po­pu­la­ção bra­si­lei­ra per­ce­beu que es­te ins­ti­tu­to ju­rí­di­co ser­ve mes­mo é pa­ra pro­te­ger ri­cos e po­de­ro­sos. Mui­tas ve­zes os mes­mos não são pu­ni­dos pe­la len­ti­dão dos Tri­bu­nais Su­pe­ri­o­res.

Po­de­mos pe­gar co­mo exem­plo o ca­so em­ble­má­ti­co do Se­na­dor Ro­me­ro Ju­cá, o Sr. “Es­tan­car a San­gria”. Após qua­se 14 anos de tra­mi­ta­ção no STF, foi ar­qui­va­do o in­qué­ri­to pa­ra in­ves­ti­gar su­pos­tos cri­mes pra­ti­ca­dos até 2001. Os cri­mes pres­cre­ve­ram no ano pas­sa­do. Ten­te ex­pli­car is­so pa­ra po­pu­la­ção.

Mas a ver­da­dei­ra de­cep­ção com o ju­di­ci­á­rio bra­si­lei­ro foi se­ma­na pas­sa­da. O Bra­sil le­vou o mais du­ro gol­pe da sua his­tó­ria. A pri­são do Lu­la tão es­pe­ra­da por mui­tos bra­si­lei­ros pa­ra con­fir­mar­mos que re­al­men­te a lei va­le pa­ra to­dos foi adi­a­da por meio de uma “bu­gi­gan­ga ju­rí­di­ca”. Lo­go no ini­cio por ra­zões in­jus­ti­fi­ca­das os mi­nis­tros pas­sa­ram o pe­di­do do ex-pre­si­den­te na fren­te dos ou­tros 5 mil pe­di­dos de ha­be­as cor­pus que es­tão pa­ra­dos na Su­pre­ma Cor­te, in­clu­si­ve do ex-mi­nis­tro An­tô­nio Pa­loc­ci, “o ita­li­a­no” das pla­ni­lhas de pro­pi­nas da Ode­brecht. E no fi­nal li­vra­ram o con­de­na­do da pri­são que de­ve­ria ter acon­te­ci­do se­gun­da-fei­ra, 26, sem jul­gar o mé­ri­to do Ha­be­as Cor­pus. Ti­ve­mos até co­mo bô­nus no jul­ga­men­to mi­nis­tro sa­in­do no meio do pro­ces­so por ter uma vi­a­gem mar­ca­da. Pe­gou um check-in e es­fre­gou na ca­ra da so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra. Acho que de­pois dis­so tu­do de­ve­mos mu­dar o no­me do STF pa­ra Su­pre­mo Te­a­tro Fe­de­ral.

 

(Ala­no Quei­roz, or­to­pe­dis­ta)

 

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias