Opinião

A luta pela conscientização

Diário da Manhã

Publicado em 26 de março de 2018 às 23:33 | Atualizado há 7 anos

Pre­ci­sa­mos fa­lar so­bre um as­sun­to que é vi­tal pa­ra to­dos nós, e pri­mor­di­al pa­ra o es­ta­do de Go­i­ás, a pre­ser­va­ção e re­cu­pe­ra­ção das nas­cen­tes da ba­cia do Rio Ara­gu­aia. Is­so se faz ur­gen­te e ne­ces­sá­rio.

A cri­se hí­dri­ca vem se apro­xi­man­do e a si­tu­a­ção de se­ca não é mais uma ex­clu­si­vi­da­de da re­gi­ão Nor­des­te do pa­ís. No ano pas­sa­do vi­mos aqui o nos­so Ara­gu­aia so­frer mui­to no pe­rí­o­do de se­ca.

A Re­gi­ão Hi­dro­grá­fi­ca To­can­tins-Ara­gu­aia cor­res­pon­de a 10,8% do ter­ri­tó­rio bra­si­lei­ro, abran­gen­do seis es­ta­dos: Go­i­ás, To­can­tins, Pa­rá, Ma­ra­nhão, Ma­to Gros­so e Dis­tri­to Fe­de­ral. Na Re­gi­ão, es­tão pre­sen­tes os bi­o­mas Flo­res­ta Ama­zô­ni­ca, ao nor­te e no­ro­es­te, e Cer­ra­do nas de­mais áre­as, e to­da es­sa ex­ten­são es­tá sen­do ame­a­ça­da pe­la ação ir­res­pon­sá­vel do ho­mem.

Tí­nha­mos o há­bi­to de fa­lar que a água era um bem sem fim, que não ia aca­bar, mas pe­lo que es­ta­mos pre­sen­ci­an­do es­tá fi­can­do ca­da vez mais es­cas­sa. Se­gun­do o Re­la­tó­rio Mun­di­al das Na­ções Uni­das so­bre o De­sen­vol­vi­men­to dos Re­cur­sos Hí­dri­cos 2017, mais de 80% das águas re­si­du­ais são des­pe­ja­das no meio am­bi­en­te sem tra­ta­men­to ade­qua­do, cau­san­do im­pac­tos ne­ga­ti­vos na sa­ú­de hu­ma­na, na pro­du­ti­vi­da­de eco­nô­mi­ca, na qua­li­da­de das águas do­ces e nos ecos­sis­te­mas.

Atu­al­men­te 9,1 to­ne­la­das de es­go­to são ge­ra­das por dia, 45% da po­pu­la­ção não pos­sui tra­ta­men­to de es­go­tos e 55% pos­sui es­go­ta­men­to sa­ni­tá­rio ade­qua­do.??Se­gun­do o es­tu­do da Agên­cia Na­ci­o­nal de Águas (ANA) re­a­li­za­do em par­ce­ria com a Se­cre­ta­ria Na­ci­o­nal de Sa­ne­a­men­to Am­bien­tal do Mi­nis­té­rio das Ci­da­des, mais de 110 mil km de tre­chos de rio es­tão com a qua­li­da­de com­pro­me­ti­da de­vi­do ao ex­ces­so de car­ga or­gâ­ni­ca, sen­do que em 83.450 km não é mais per­mi­ti­da a cap­ta­ção pa­ra abas­te­ci­men­to pú­bli­co de­vi­do à po­lu­i­ção e em 27.040 km a cap­ta­ção po­de ser fei­ta, mas re­quer tra­ta­men­to avan­ça­do. Já pas­sou da ho­ra de nos pre­o­cu­par­mos, e au­diên­cias pú­bli­cas e ações são ur­gen­tes.

No fó­rum mun­di­al da água que acon­te­ceu re­cen­te­men­te em Bra­sí­lia foi de­ba­ti­do am­pla­men­te es­se as­sun­to, e lan­ça­do o Re­la­tó­rio Mun­di­al de re­cur­sos hí­dri­cos de 2018 que apon­ta a ne­ces­si­da­de de in­ves­tir na na­tu­re­za pa­ra sal­var os rios e nas­cen­tes.

De acor­do com o re­la­tó­rio, as so­lu­ções ba­se­a­das na na­tu­re­za apoi­am a “eco­no­mia cir­cu­lar”, aque­la con­si­de­ra­da res­tau­ra­do­ra e re­ge­ne­ra­ti­va, que bus­ca re­du­zir os des­per­dí­ci­os e evi­tar a po­lu­i­ção, in­clu­si­ve por meio do reu­so e da re­ci­cla­gem. Além dis­so, a tec­no­lo­gia apoia os con­cei­tos de cres­ci­men­to ver­de e de eco­no­mia ver­de, que pro­mo­vem o uso sus­ten­tá­vel dos re­cur­sos na­tu­ra­is e apro­vei­tam os pro­ces­sos na­tu­ra­is co­mo fun­da­men­to das eco­no­mi­as.

Te­mos ain­da um de­sa­fio e ne­ces­si­da­de de es­tu­dos pro­fun­dos e al­ter­na­ti­vas em re­la­ção à qua­li­da­de da água. Des­de a dé­ca­da de 1990, a po­lu­i­ção hí­dri­ca pi­o­rou em qua­se to­dos os rios da Amé­ri­ca La­ti­na, da Áfri­ca e da Ásia. A de­te­rio­ra­ção da qua­li­da­de da água se am­pli­a­rá ain­da mais du­ran­te as pró­xi­mas dé­ca­das, o que au­men­ta­rá as ame­a­ças à sa­ú­de hu­ma­na, ao meio am­bi­en­te e ao de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel.

Nes­te mês de mar­ço re­a­li­za­mos em San­ta Ri­ta do Ara­gu­aia uma au­diên­cia pú­bli­ca pa­ra tra­tar dos de­sa­fi­os pa­ra a pre­ser­va­ção e re­cu­pe­ra­ção da nas­cen­te do rio que cor­ta nos­so es­ta­do. Ti­ve­mos a pre­sen­ça dos que se en­vol­vem, pre­ser­vam, o que mais pre­ci­sa­mos ago­ra é da pre­sen­ça e ação de to­dos.

A água é si­nô­ni­mo de vi­da e não po­de­mos ir nos ma­tan­do aos pou­cos! Te­mos dois gran­des de­sa­fi­os: A boa uti­li­za­ção da água, e a reu­ti­li­za­ção da água. No par­la­men­to já apre­sen­tei vá­rios pro­je­tos so­bre es­se as­sun­to que tan­to me pre­o­cu­pa, mas pre­ci­sa­mos da sua mo­bi­li­za­ção, da sua ação, con­sci­en­ti­za­ção.

 

(Fran­cis­co Jr., de­pu­ta­do es­ta­du­al)

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias