Opinião

A importância da hidrovia Tietê-Paraná

Diário da Manhã

Publicado em 23 de março de 2018 às 22:26 | Atualizado há 7 anos

SÃO PAU­LO – A pos­si­bi­li­da­de de que a na­ve­ga­ção na hi­dro­via Ti­e­tê-Pa­ra­ná se­ja in­ter­rom­pi­da de­pois do fi­nal da sa­fra de grãos dei­xa apre­en­si­va a co­mu­ni­da­de que vi­ve dos ser­vi­ços por­tu­á­rios. De fa­to, a ne­ces­si­da­de de se des­vi­ar água pa­ra os re­ser­va­tó­rios das hi­dre­lé­tri­cas de Ilha Sol­tei­ra e Três Ir­mãos, com o ob­je­ti­vo de ga­ran­tir a ger ação de ener­gia, po­de in­vi­a­bi­li­zar as ope­ra­ções na hi­dro­via, afe­tan­do o tra­ba­lho das tran­spor­ta­do­ras de car­gas e de­mais usu­á­rios do por­to de San­tos.

Ge­ral­men­te, a na­ve­ga­ção fi­ca in­ter­rom­pi­da de maio a no­vem­bro de­vi­do a um vo­lu­me in­su­fi­ci­en­te de água, o que aca­ba por fa­vo­re­cer as ero­sões. Sem água, as mar­gens vão ce­den­do e as­so­re­an­do o lei­to do rio, o que, no fu­tu­ro, exi­gi­rá obras e in­ter­ven­ções do go­ver­no do Es­ta­do pa­ra re­ti­rar a ter­ra ex­ce­den­te.

Ho­je, o tre­cho mais ra­so da hi­dro­via apre­sen­ta 3,1 me­tros de pro­fun­di­da­de, en­quan­to as bar­ca­ças ne­ces­si­tam de pe­lo me­nos três me­tros pa­ra tra­fe­gar to­tal­men­te car­re­ga­das e sem res­tri­ções. Se hou­ver qual­quer re­du­ção, por me­nor que se­ja, fa­tal­men­te, o vo­lu­me tran­spor­ta­do na hi­dro­via se­rá re­du­zi­do, so­bre­car­re­gan­do os ou­tros mo­dais.

Nes­se ca­so, não é di­fí­cil pre­ver que ve­nham a ocor­rer con­ges­ti­o­na­men­tos nos aces­sos ro­do­vi­á­rios da Bai­xa­da San­tis­ta. O que se es­pe­ra é que as chu­vas de ve­rão es­te­jam aju­dan­do a ele­var o ní­vel dos re­ser­va­tó­rios e man­ter a nor­ma­li­da­de do trá­fe­go de bar­ca­ças na hi­dro­via. Além dis­so, a sa­fra de grãos de 2018 de­ve­rá ser 6,8% in­fe­ri­or à de 2017, se­gun­do es­ti­ma­ti­va do Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Ge­o­gra­fia e Es­ta­tís­ti­ca (IB­GE), o que po­de con­tri­bu­ir pa­ra um me­lhor apro­vei­ta­men­to da na­ve­ga­ção na hi­dro­via.

É de se lem­brar que a hi­dro­via Ti­e­tê-Pa­ra­ná aten­de prin­ci­pal­men­te aos pro­du­to­res agrí­co­las do Cen­tro-Oes­te e par­te de Mi­nas Ge­ra­is, Ron­dô­nia e To­can­tins. E que es­se mo­dal é fun­da­men­tal pa­ra o tran­spor­te de car­gas em lon­gas dis­tân­cias, pois, se com­pa­ra­do aos mo­dais ro­do­vi­á­rio e fer­ro­vi­á­rio, con­so­me me­nos com­bus­tí­vel e po­lui bem me­nos. Sem con­tar que re­gis­tra um nú­me­ro in­fe­ri­or de aci­den­tes e es­tá me­nos su­jei­to à ação de me­lian­tes.

Além dis­so, a sua ope­ra­ção é de bai­xo cus­to, se com­pa­ra­da à de ou­tros mo­dais. Ou se­ja, uma bar­ca­ça po­de tran­spor­tar até 1,3 mil to­ne­la­das, vo­lu­me que se­ria su­fi­ci­en­te pa­ra lo­tar 25 ca­mi­nhões. Cal­cu­la-se que seus gas­tos equi­va­lem à me­ta­de dos cus­tos com uma fer­ro­via e um ter­ço da­que­les com uma ro­do­via. Pa­ra tan­to, po­rém, é ne­ces­sá­rio que o tran­spor­te hi­dro­vi­á­rio – que é fei­to den­tro do ter­ri­tó­rio na­ci­o­nal – não se­ja ta­ri­fa­do. Afi­nal, se o ca­mi­nhão não tem ta­ri­fa, a bar­ca­ça tam­bém não po­de ter. Do contr&aa­cut e;rio, se­ria um con­tras­sen­so.

Tam­bém não se po­de te­mer que o tran­spor­te hi­dro­vi­á­rio pos­sa fun­cio­nar co­mo con­cor­ren­te des­le­al do mo­dal ro­do­vi­á­rio. Até por­que o ca­mi­nhão se­rá sem­pre in­dis­pen­sá­vel no tran­spor­te em me­no­res dis­tân­cias (ou se­ja, em dis­tân­cias in­fe­rio­res a 600 qui­lô­me­tros).

 

(Mil­ton Lou­ren­ço, pre­si­den­te da Fi­or­de Lo­gís­ti­ca In­ter­na­ci­o­nal e di­re­tor do Sin­di­ca­to dos Co­mis­sá­rios de Des­pa­chos, Agen­tes de Car­gas e Lo­gís­ti­ca do Es­ta­do de São Pau­lo (Sin­di­co­mis) e da As­so­cia­ção Na­ci­o­nal dos Co­mis­sá­rios de Des­pa­chos, Agen­tes de Car­gas e Lo­gís­ti­ca (ACTC). E-mail: fi­or­de@fi­or­de.com.br. Si­te: www.fi­or­de.com.br)

 

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