Opinião

Medellín em gotas 2ª – Método adotado

Diário da Manhã

Publicado em 16 de março de 2018 às 23:08 | Atualizado há 7 anos

A II Con­fe­rên­cia Ge­ral do Epis­co­pa­do La­ti­no-ame­ri­ca­no e Ca­ri­be­nho de Me­del­lín ado­tou e vi­ven­ciou o mé­to­do (ca­mi­nho) de tra­ba­lho “ver-jul­gar-agir” (“ana­li­sar-in­ter­pre­tar-li­ber­tar”) e “ce­le­brar”. Pa­ra fa­zer al­gu­mas re­fle­xões so­bre es­se mé­to­do – a 2ª go­ta” – sir­vo-me ain­da das in­for­ma­ções do his­to­ri­a­dor e te­ó­lo­go Jo­sé Os­car Be­oz­zo.

Em Me­del­lín, o pri­mei­ro pas­so “foi sem­pre o es­tu­do aten­to da re­a­li­da­de tan­to eco­nô­mi­ca, po­lí­ti­ca e so­ci­al, quan­to ecle­sial do Con­ti­nen­te la­ti­no ame­ri­ca­no e ca­ri­be­nho” (ver, ana­li­sar).

O se­gun­do pas­so “con­sis­tiu em iden­ti­fi­car as in­ter­pe­la­ções que bro­ta­vam da re­a­li­da­de, ana­li­san­do-as à luz da Pa­la­vra de Deus, do Va­ti­ca­no II, do ma­gis­té­rio e da ex­pe­ri­ên­cia de to­da a Igre­ja” (jul­gar, in­ter­pre­tar).

O ter­cei­ro pas­so – tal­vez o mais im­por­tan­te – “foi o de pro­por pis­tas de ação pas­to­ral, vi­san­do trans­for­mar, no sen­ti­do do Rei­no de Deus e da li­ber­ta­ção dos po­bres, a re­a­li­da­de atra­ves­sa­da por es­tru­tu­ras de pe­ca­do e pe­lo cla­mor e es­pe­ran­ça dos pe­que­nos” (agir, li­ber­tar).

Pa­ra o es­tu­do da re­a­li­da­de, Me­del­lín con­tou com as con­tri­bui­ções das 8 Con­fe­rên­cias pre­pa­ra­tó­ri­as, com a as­ses­so­ria do Cen­tro de Es­ta­tís­ti­ca Re­li­gi­o­sa e In­ves­ti­ga­ções So­ci­ais (Ceris), “en­car­re­ga­do de ofe­re­cer aos par­ti­ci­pan­tes os da­dos só­cio re­li­gi­o­sos do Con­ti­nen­te e uma aná­li­se da sua sig­ni­fi­ca­ção pa­ra a pas­to­ral”.

Nas Co­mis­sões, o tra­ba­lho em gru­pos “per­mi­tiu cru­zar a ex­pe­ri­ên­cia pes­so­al dos par­ti­ci­pan­tes com os da­dos apre­sen­ta­dos, co­lo­car em co­mum a vi­são dos bis­pos com a prá­ti­ca de lei­gos e lei­gas, re­li­gi­o­sos e re­li­gi­o­sas, pe­ri­tos e te­ó­lo­gos, pá­ro­cos e ob­ser­va­do­res não ca­tó­li­cos”.

A di­nâ­mi­ca dos tra­ba­lhos “pre­via que os tex­tos ela­bo­ra­dos nas Co­mis­sões fos­sem sub­me­ti­dos ao Ple­ná­rio pa­ra su­ges­tões e mo­di­fi­ca­ções. Uma vez in­cor­po­ra­das es­tas su­ges­tões e mo­di­fi­ca­ções, de­vi­am ser con­fi­a­dos a uma Co­mis­são de re­da­ção, en­car­re­ga­da de sin­te­ti­zar e fun­dir os tex­tos das 16 Co­mis­sões num úni­co Do­cu­men­to fi­nal. A fal­ta de tem­po e tam­bém a con­vic­ção de que a sín­te­se fa­ria per­der mui­to da ri­que­za dos tex­tos das Co­mis­sões, le­vou à fe­liz de­ci­são de trans­for­mar nas Con­clu­sões da II Con­fe­rên­cia a con­tri­bui­ção de ca­da uma das Co­mis­sões, de­pois de sub­me­ti­das a um vo­to do Ple­ná­rio”.

Pe­la de­ci­são to­ma­da, os tex­tos fi­nais da As­sem­bleia de Me­del­lín com­pre­en­dem: a Men­sa­gem aos Po­vos da Amé­ri­ca La­ti­na, a In­tro­du­ção às Con­clu­sões e as Con­clu­sões pro­pri­a­men­te di­tas (16 Do­cu­men­tos, agru­pa­dos em três blo­cos: Pro­mo­ção Hu­ma­na, Evan­ge­li­za­ção e Cres­ci­men­to na Fé e Igre­ja Vi­sí­vel e su­as Es­tru­tu­ras).

A Con­fe­rên­cia de Me­del­lín “trans­for­mou-se num exem­plo sin­gu­lar de re­cep­ção co­le­gial do Con­cí­lio, pe­las Igre­jas da Amé­ri­ca La­ti­na e do Ca­ri­be”. É “o in­ten­to mai­or re­a­li­za­do pe­las Igre­jas de to­do um Con­ti­nen­te pa­ra re­ce­ber o Con­cí­lio Va­ti­ca­no II. Es­sa di­men­são es­tá ex­pres­sa já no tí­tu­lo es­co­lhi­do pa­ra a II Con­fe­rên­cia: ‘A Igre­ja na atu­al trans­for­ma­ção da Amé­ri­ca La­ti­na, à luz do Con­cí­lio’. Em to­do acon­te­ci­men­to ecle­sial, mor­men­te na­que­les, co­mo os Con­cí­li­os, des­ti­na­dos a mar­car em pro­fun­di­da­de a vi­da da Igre­ja, três ele­men­tos de­vem ser to­ma­dos em con­si­de­ra­ção: o even­to em si, os do­cu­men­tos ne­le apro­va­dos e fi­nal­men­te a sua re­cep­ção”.

O mé­to­do de tra­ba­lho ado­ta­do na Con­fe­rên­cia pos­si­bi­li­tou uma re­cep­ção do Con­cí­lio Va­ti­ca­no II fi­el, mas crí­ti­ca e, ao mes­mo tem­po, cri­a­ti­va.

Me­del­lín “ca­rac­te­ri­za-se pe­la ra­di­ca­li­da­de com que de­ter­mi­na­das ori­en­ta­ções de fun­do do Va­ti­ca­no II fo­ram ple­na­men­te as­su­mi­das. A pri­mei­ra de­las é a pas­to­ra­li­da­de, que o Pa­pa São Jo­ão XXI­II quis im­pri­mir ao con­jun­to da obra con­ci­li­ar. Nem to­dos os do­cu­men­tos con­ci­li­a­res al­can­ça­ram as­si­mi­lar, ple­na­men­te, es­te ho­ri­zon­te que se en­con­tra me­lhor ex­pres­so na­que­la que se­ria cha­ma­da de Cons­ti­tu­i­ção Pas­to­ral da Igre­ja no Mun­do de Ho­je (Gau­di­um et Spes – GS)”.

To­dos os seus 16 do­cu­men­tos “de­vem ser li­dos à luz da pas­to­ra­li­da­de. Eles ar­ran­cam da pre­o­cu­pa­ção pas­to­ral dos bis­pos fren­te à re­a­li­da­de pun­gen­te do Con­ti­nen­te e ter­mi­nam sem­pre com ori­en­ta­ções, de ca­rá­ter prá­ti­co, pa­ra os tra­ba­lhos pas­to­ra­is. Vá­rios de­les tra­zem im­pres­so, no seu pró­prio tí­tu­lo, a di­men­são da pas­to­ra­li­da­de”. E mais ain­da, “es­ta di­men­são cons­ti­tui, ex­pli­ci­ta­men­te, a ter­cei­ra par­te de to­dos os 16 do­cu­men­tos”

Ou­tra di­men­são con­ci­li­ar, “ple­na­men­te vi­vi­da por Me­del­lín foi a co­le­gia­li­da­de epis­co­pal, não en­quan­to de­ba­te te­ó­ri­co ou apri­mo­ra­men­to de sua de­fi­ni­ção, mas co­mo exer­cí­cio prá­ti­co ino­va­dor. Foi to­do um Con­ti­nen­te que bus­cou co­le­gial­men­te a me­lhor ma­nei­ra de apli­car o es­pí­ri­to e as de­ter­mi­na­ções da Con­cí­lio à vi­da de su­as Igre­jas par­ti­cu­la­res”.

As Con­fe­rên­cias Ge­ra­is do Epis­co­pa­do La­ti­no-ame­ri­ca­no, a par­tir de Me­del­lín, “ain­da que de ma­nei­ra pe­no­sa e so­fren­do cres­cen­tes res­tri­ções por par­te de Ro­ma, con­quis­ta­ram um es­pa­ço de re­a­li­za­ção da co­le­gia­li­da­de epis­co­pal, em pro­fun­da co­mu­nhão com a Sé de Pe­dro, mas sem ab­di­car do ple­no exer­cí­cio de sua pró­pria res­pon­sa­bi­li­da­de de pas­to­res des­ta por­ção do Po­vo de Deus, de­li­be­ran­do e pro­pon­do às su­as Igre­jas um ma­gis­té­rio pró­prio e in­ves­ti­do de au­to­ri­da­de. Es­ta for­ma de exer­cí­cio da co­le­gia­li­da­de ga­nhou um se­lo ex­cep­cio­nal, ao aco­lher Pau­lo VI, o pe­di­do ex­pres­so pe­los bis­pos de le­var ime­di­a­ta­men­te pa­ra su­as Igre­jas (an­tes da ver­são ofi­ci­al apro­va­da em Ro­ma) as Con­clu­sões que aca­ba­vam de ser apro­va­das, em Me­del­lín”.

A Con­fe­rên­cia de Me­del­lín cons­ti­tui, as­sim, “um mo­de­lo al­ter­na­ti­vo à ma­nei­ra de se exer­cer a co­le­gia­li­da­de epis­co­pal con­sub­stan­ci­a­da nos Sí­no­dos dos Bis­pos, re­du­zi­dos à con­di­ção de um ór­gão con­sul­ti­vo do Ro­ma­no Pon­tí­fi­ce. Me­del­lín pre­ser­vou, na sua in­tei­re­za, ao la­do da voz pa­pal, a voz dos bis­pos la­ti­no-ame­ri­ca­nos e ca­ri­be­nhos; ao la­do da au­to­ri­da­de pe­tri­na e, em har­mo­nia e co­mu­nhão com a mes­ma, a au­to­ri­da­de pró­pria dos bis­pos; ao la­do do ma­gis­té­rio pon­ti­fí­cio, o ma­gis­té­rio pró­prio das Igre­jas lo­ca­is”.

No exer­cí­cio da co­le­gia­li­da­de, Me­del­lín ino­vou tam­bém em ou­tro sen­ti­do. “Uma das in­tu­i­ções, que per­mi­tiu a re­vo­lu­ção ecle­sio­ló­gi­ca do Va­ti­ca­no II foi a de an­co­rar a no­ção de Igre­ja na fi­gu­ra do Po­vo de Deus, lu­tan­do-se te­naz­men­te pa­ra que es­te ca­pí­tu­lo pre­ce­des­se o da cons­ti­tu­i­ção hi­e­rár­qui­ca da Igre­ja, dei­xan­do cla­ro que bis­pos, pa­dres e o con­jun­to dos ba­ti­za­dos for­mam par­te do mes­mo Po­vo de Deus”.

Em Me­del­lín, pe­la mé­to­do ado­ta­do, tra­ba­lha­ram la­do a la­do, nas 16 Co­mis­sões e Sub­co­mis­sões, bis­pos, pe­ri­tos, pa­dres, re­li­gi­o­sos e re­li­gi­o­sas, lei­gos e lei­gas, além dos ob­ser­va­do­res não ca­tó­li­cos, par­ti­ci­pan­do to­dos ati­va­men­te da ela­bo­ra­ção dos tex­tos”.

Po­de­mos di­zer que “sim­bo­li­ca­men­te, a Igre­ja to­da es­ta­va ali im­pli­ca­da na bus­ca dos ca­mi­nhos pa­ra me­lhor ser­vir ao po­vo la­ti­no-ame­ri­ca­no, no sen­ti­do de sua re­den­ção e li­ber­ta­ção, ain­da que nas vo­ta­ções to­mas­sem par­te ape­nas os bis­pos e ou­tra pe­que­na fra­ção da as­sem­bleia cons­ti­tu­í­da pe­los pa­dres di­o­ce­sa­nos ou re­li­gi­o­sos. De to­dos os mo­dos, o vo­to, em Me­del­lín, não se res­trin­giu ape­nas aos bis­pos. O que ali acon­te­ceu, apon­ta na di­re­ção de que to­dos os mem­bros do Po­vo de Deus te­nham voz e vo­to nos as­sun­tos pas­to­ra­is, se­ja nos Con­se­lhos pas­to­ra­is pa­ro­qui­ais e nos Con­se­lhos pas­to­ra­is di­o­ce­sa­nos, se­ja na prá­ti­ca já con­sa­gra­da das As­sem­blei­as di­o­ce­sa­nas pa­ra apro­va­ção das di­re­tri­zes e pri­o­ri­da­des pas­to­ra­is de uma Igre­ja par­ti­cu­lar. Es­ta no­ção alar­ga­da de co­le­gia­li­da­de, im­pli­can­do o con­jun­to do Po­vo de Deus nas res­pon­sa­bi­li­da­des pe­la vi­da e mis­são da Igre­ja es­te­ve es­bo­ça­da no mé­to­do de tra­ba­lho ado­ta­do em Me­del­lín e, em par­te, nas vo­ta­ções ali re­a­li­za­das”.

Em Me­del­lín, o Con­cí­lio Va­ti­ca­no II “não é to­ma­do, nem co­mo pon­to de par­ti­da e nem mes­mo co­mo pon­to de che­ga­da”. O pon­to de par­ti­da “é sem­pre a re­a­li­da­de do po­vo e dos paí­ses la­ti­no-ame­ri­ca­nos li­da co­mo si­nais do tem­po, on­de a voz de Deus se faz ou­vir e se tor­na in­ter­pe­la­ção pre­men­te que exi­ge a res­pos­ta ge­ne­ro­sa da ação pas­to­ral e so­ci­al”. Co­mo afir­ma a In­tro­du­ção às Con­clu­sões da Con­fe­rên­cia, “não bas­ta re­fle­tir, ob­ter mai­or cla­re­za e fa­lar. É pre­ci­so agir. Es­ta não dei­xou de ser a ho­ra da pa­la­vra, mas tor­nou-se, com dra­má­ti­ca ur­gên­cia, a ho­ra da ação”.

O Con­cí­lio “não é tam­pou­co o pon­to de che­ga­da, mas sim as pis­tas pas­to­ra­is que nos con­vo­cam pa­ra agir. Os do­cu­men­tos con­ci­li­a­res en­tram bem mais, jun­to com a Pa­la­vra de Deus, co­mo um dos ele­men­tos de ilu­mi­na­ção da re­a­li­da­de e cri­té­rio pa­ra o dis­cer­ni­men­to evan­gé­li­co de qual de­va ser o nos­so ju­í­zo so­bre es­ta re­a­li­da­de e qual o nos­so com­pro­mis­so pe­ran­te a mes­ma. Pro­ces­sa-se, as­sim, uma re­lei­tu­ra sig­ni­fi­ca­ti­va dos tex­tos con­ci­li­a­res que co­lo­ca em re­le­vo di­men­sões que ti­ve­ram in­clu­si­ve di­fi­cul­da­des em en­con­trar sua ple­na ex­pres­são no de­sen­ro­lar-se

do Con­cí­lio” (Fon­te: Jo­sé Os­car Be­oz­zo. Me­del­lín: ins­pi­ra­ção e raí­zes.

Por fim, po­de­mos afir­mar que o mé­to­do de tra­ba­lho ado­ta­do na Con­fe­rên­cia de Me­del­lín vi­ven­ciou e le­vou pa­ra a prá­ti­ca a Te­o­lo­gia dos si­nais dos tem­pos do Con­cí­lio Va­ti­ca­no II, que afir­ma ca­te­go­ri­ca­men­te: “Pa­ra de­sem­pe­nhar sua mis­são (ou co­mo diz ho­je o Pa­pa Fran­cis­co: ser ‘Igre­ja em sa­í­da’) a Igre­ja, a to­do mo­men­to (re­pa­rem: ‘a to­do mo­men­to’ e não ‘de vez em quan­do’), de­ve (re­pa­rem tam­bém: ‘de­ve’ e não ‘po­de’) pers­cru­tar os si­nais dos tem­pos e in­ter­pre­tá-los à luz do Evan­ge­lho, de tal mo­do que pos­sa res­pon­der, de ma­nei­ra adap­ta­da a ca­da ge­ra­ção, às in­ter­ro­ga­ções eter­nas so­bre os sig­ni­fi­ca­dos da vi­da pre­sen­te e fu­tu­ra e de su­as re­la­ções mú­tuas. É ne­ces­sá­rio, por con­se­guin­te, co­nhe­cer e en­ten­der (re­pa­rem ain­da: ‘co­nhe­cer e en­ten­der’) o mun­do no qual vi­ve­mos, su­as es­pe­ran­ças, su­as as­pi­ra­ções e sua ín­do­le fre­quen­te­men­te dra­má­ti­ca” (A Igre­ja no mun­do de ho­je – GS, 4).

 

(Fr. Mar­cos Sas­sa­tel­li, fra­de do­mi­ni­ca­no, dou­tor em Fi­lo­so­fia – USP e em Te­o­lo­gia Mo­ral – As­sun­ção – SP, pro­fes­sor apo­sen­ta­do de Fi­lo­so­fia da UFG – E-mail: mpsas­sa­tel­[email protected])

 

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