Sertão brasileiro é tema da Jornada de Estudos Brasileiros
Redação
Publicado em 14 de março de 2018 às 21:29 | Atualizado há 2 semanasUm dos principais cenários da literatura nacional, o Sertão será o tema central da edição 2018 da Jornada de Estudos Brasileiros. O evento, que acontece no Centro Cultural UFG, em Goiânia, nesta quinta e sexta-feiras (15 e 16 de março), tem o objetivo de refletir sobre o espaço geográfico, cultural e estético que se convencionou designar sertão.
A jornada será dividida em conferências e mesas-redondas que discutirão “O Sertão: imaginário e materialidade”. Entre os assuntos dos debates estão o “Sertão e o sertanejo na formação da identidade brasileira”, “Artes e ofícios entre sertão e metrópole”, “O sertão no imaginário nacional”, entre outros assuntos relacionados ao tema.
De acordo com Wolney Unes, um dos coordenadores da jornada, trata-se de um evento literário que abordará o tema sob diversos olhares. “O termo pode ser enfocado sob o viés da antropologia, da música, da literatura – tanto sob o ponto de vista da análise específica da obra de Guimarães Rosa quanto traçando de modo genérico uma pequena história do imaginário do conceito na ficção brasileira”, detalha.
TIME DE PESO
A UFG traz um time de peso para conduzir as conferências e as mesas. Um dos grandes nomes é do professor Luca Bacchini, que atualmente é docente na La Sapienza de Roma e já atuou na Universidade de Bolonha. Em 2016 ele ganhou o prêmio internacional da Association for the Study of Literature and Environment, com o projeto de livro Post-Anthropocentric Modulations in Brazilian Literature.
Outro grande profissional é o arquiteto Fernando de Moura Delphim, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ele trabalha com a paisagem em seu conceito lato sensu e tendo sido responsável por introduzir no Brasil o conceito de jardins históricos e de paisagem cultural. Atualmente integra o grupo Paisagem Cultural da Unesco, no Rio de Janeiro, além de prestar consultoria para transformar um município paulista em uma cidade sustentável e inteligente.
Além de Bacchini e Delphim, o evento também terá a importante colaboração de outros especialistas, mestres e doutores das áreas da literatura, arquitetura, moda e agronomia.
PROGRAMAÇÃO
O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira, será o responsável pela abertura oficial da jornada, na quinta-feira, às 19h30. A solenidade terá a participação do escritor Gilberto Mendonça Teles e ainda um concerto gratuito da Camerata Filarmônica de Goiás com participação especial do músico Juraildes da Cruz. O concerto terá regência do maestro Alessandro Borgomanero.
Na sexta-feira (16) a primeira agenda do evento tem início às 9h30 com conferência conduzida pelo ex-ministro Aldo Rebelo. O reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Haroldo Reimer, fará a mediação. A programação completa do evento está no site. onde também podem ser feitas as inscrições.
EDIÇÃO 2018 DA JORNADA DE ESTUDOS BRASILEIROS
Data: 15 e 16 de março
Local: Centro Cultural UFG (Av. Universitária, 1533 – Setor Leste Universitário, Goiânia)
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
15/03 (QUINTA-FEIRA):
Abertura
19h30 – Prof. Edward Madureira Brasil (CEB-UFG)
19h45 – Prof. Gilberto Mendonça Teles (CEB-UFG/UFRJ): Encontro com Douliez
20h – Concerto Juraildes da Cruz e Camerata Filarmônica de Goiás
21h – Lançamentos
Livros
Anselmo Pessoa Neto: Paisagens do neorrealismo – ensaios sobre Graciliano Ramos e Carlos de Oliveira.
Caderno de Tonico do Padre
CD
Encontros Douliez e Mendonça Teles
16/03 (SEXTA-FEIRA):
9h30 – Conferência: O sertão e o sertanejo na formação da identidade brasileira
Aldo Rebelo
Mediação: Prof. Edward Madureira Brasil (CEB-UFG)
10h30 – Mesa: Artes e Ofícios entre sertão e metrópole
Lázaro José Chaves: (EA – UFG): “Plantas do sertão”
Fernando Cerisara Gil (UFPR): “Sertões e rurais na literatura brasileira”
Maristela Novaes (FAV–UFG): “Metrópole e sertão: Modas francesas numa vila sertaneja”
Mediação – profª Solange Fiúza (FL-UFG)
14h30 – Conferência: SerTão wagneriano. Ecoacústica, meio ambiente e narração em Guimarães Rosa
Prof. Luca Bacchini (Roma/Itália)
Mediação: Prof. Anselmo Pessoa Neto (CEB-UFG)
16h – Pausa
16h30 – Mesa: O sertão no imaginário nacional
Carlos Fernando Moura Delphim (Iphan)
Aguinaldo José Gonçalves (Unesp)
Albertina Vicentini (PUC–Goiás)
Mediação: prof. Wolney Unes (CEB-UFG)
18h30 – Abertura e lançamento do Catálogo da Exposição: “Céus e Nós” de Elyezer Szturm
]]>