Opinião

Uma análise psicológica sobre a pedofilia

Diário da Manhã

Publicado em 4 de março de 2018 às 00:18 | Atualizado há 7 anos

Rei­ni­ci­an­do meus ar­ti­go nes­te ano, gos­ta­ria de tra­zer até o lei­tor te­mas po­lê­mi­cos so­bre os con­fli­tos hu­ma­nos  num pe­rí­o­do de tran­si­ção pla­ne­tá­ria.

Mui­tos pa­ci­en­tes que te­nho ten­tan­do aju­dar ao lon­go de meus trin­ta anos co­mo Psi­có­lo­go e Psi­co­te­ra­peu­ta, tra­zi­am con­si­go, so­bre for­mas de ‘neu­ro­ses’, de­pres­são, ‘es­qui­zo­fre­nia’, ‘con­fli­tos de iden­ti­fi­ca­ção se­xu­al’ e ou­tros tran­stor­nos, al­gum epi­só­dio de “abu­so se­xu­al na in­fân­cia”, prin­ci­pal­men­te aque­les que, em­bo­ra não te­nham che­ga­do a ser con­su­ma­do, dei­xou mar­cas pro­fun­das na ví­ti­ma.

As con­se­quên­cias se apre­sen­tam nas mais va­ri­a­das for­mas, des­de pe­que­nos tran­stor­nos co­mo ini­bi­ção, fri­gi­dez, me­do de se re­la­ci­o­nar se­xu­al­men­te; ver­go­nha da nu­dez e de seu pró­prio cor­po, ten­dên­cias ho­mos­se­xu­ais, ‘voyu­e­ris­mo’ e/ou  ao ex­tre­mo co­mo “ta­ra se­xu­al”, com­pul­são se­xu­al, ‘se­ri­al kil­ler’, den­tre ou­tros.

Co­mo po­de­mos ver: fal­ta equi­lí­brio, ou se vi­ve num ex­tre­mo ou nou­tro. Lem­bran­do que, qual­quer pes­soa que vi­ve nos ex­tre­mos da vi­da psí­qui­ca cons­trói de­se­qui­lí­brio e gran­des di­fi­cul­da­des de re­la­ci­o­nar con­si­go mes­mo e com os ou­tros. A pe­do­fi­lia é um ter­mo que ou­vi­mos ca­da vez mais. Em­bo­ra as au­to­ri­da­des es­te­jam con­sci­en­tes da si­tu­a­ção, nós co­mo in­te­gran­tes da so­ci­e­da­de não po­de­mos ig­no­rar as con­se­qüên­cias do abu­so se­xu­al na in­fân­cia.

Es­ses cri­mes acon­te­cem em qual­quer lu­gar e abran­gem to­das as clas­ses so­ci­ais sem cor­res­pon­der a um ní­vel edu­ca­ti­vo, uma et­nia ou uma re­li­gi­ão es­pe­cí­fi­cos. O abu­so se­xu­al de cri­an­ças não é um fe­nô­me­no no­vo. Não é pos­sí­vel de­ter­mi­nas des­de quan­do co­me­çou a acon­te­cer na his­to­ria, mas é pro­vá­vel que exis­ta des­de a ori­gem da hu­ma­ni­da­de.

Sig­mund Freud, o Pai da Psi­ca­ná­li­se de­di­cou sua exis­tên­cia na ter­ra em “in­ves­ti­gar”, prin­ci­pal­men­te, o in­con­sci­en­te hu­ma­no e es­pe­ci­fi­ca­men­te a se­xu­a­li­da­de.

Em­bo­ra mui­to mal com­pre­en­di­do até o pre­sen­te mo­men­to por Psi­ca­na­lis­tas (ima­tu­ros psi­qui­ca­men­te) dei­xou um ver­da­dei­ro ‘tra­ta­do’ so­bre a al­ma hu­ma­na.

Freud acre­di­ta­va que a per­so­na­li­da­de era de­sen­vol­vi­da atra­vés de uma sé­rie de es­tá­gios de in­fân­cia em que as ener­gi­as da bus­ca do pra­zer do ID tor­nam-se fo­ca­das em de­ter­mi­na­das áre­as eró­ge­nas. Es­ta ener­gia psi­cos­se­xu­al, ou li­bi­do , foi des­cri­ta co­mo a for­ça mo­triz por trás do com­por­ta­men­to.

A te­o­ria psi­ca­na­lí­ti­ca su­ge­riu que a per­so­na­li­da­de é mais es­ta­be­le­ci­da aos cin­co anos de ida­de. As pri­mei­ras ex­pe­ri­ên­cias de­sem­pe­nham um gran­de pa­pel no de­sen­vol­vi­men­to da per­so­na­li­da­de e con­ti­nuam a in­flu­en­ciar o com­por­ta­men­to mais tar­de na vi­da.

Se­gun­do a te­o­ria freu­di­a­na to­do ser hu­ma­no pas­sa (con­sci­en­te ou in­con­sci­en­te­men­te) por cin­co fa­ses: Oral, Anal, Fá­li­ca. La­ten­te e Ge­ni­tal.

E se uma pes­soa não con­se­gue pro­gre­dir atra­vés de um es­tá­gio com­ple­ta­men­te ou fa­vo­ra­vel­men­te? Se es­sas eta­pas psi­cos­se­xu­ais são con­cluí­das com êxi­to, uma per­so­na­li­da­de sa­u­dá­vel é o re­sul­ta­do. Se cer­tas ques­tões não são re­sol­vi­das na fa­se ade­qua­da, fi­xa­ções po­dem ocor­rer. A fi­xa­ção é um fo­co per­sis­ten­te em um es­tá­gio psi­cos­se­xu­al. Até que es­te con­fli­to se­ja re­sol­vi­do, o in­di­ví­duo man­tém-se “pre­so” nes­ta fa­se. Por exem­plo, uma pes­soa que es­tá fi­xa­da na fa­se oral po­de ser mais de­pen­den­te dos ou­tros e po­de bus­car es­ti­mu­la­ção oral atra­vés de fu­mar, be­ber ou co­mer. As­sim co­mo acon­te­ce nas ou­tras fa­ses ca­so ha­ja al­gum com­pro­me­ti­men­to psi­co­ló­gi­co que im­pe­ça a “su­pe­ra­ção” do es­tá­gio em cur­so – no nos­so ca­so (ar­ti­go) cri­an­ças que são mo­les­ta­das du­ran­te a fa­se anal e ge­ni­tal, prin­ci­pal­men­te. As­sim co­mo ex­pe­ri­ên­cias com pes­so­as do mes­mo se­xo ocor­ri­do nes­tas fa­ses po­dem se trans­for­mar em “tran­stor­nos de iden­ti­fi­ca­ção se­xu­al” – CID10 – F64. Cons­tru­in­do  nes­tes in­di­ví­duos, tran­stor­nos tais co­mo: “de­pres­si­vos ‘crô­ni­cos” e/ou de­pen­den­tes quí­mi­cos e al­co­o­lis­tas, bai­xa au­to-es­ti­ma e/ou “ten­dên­cias su­i­ci­das”, den­tre ou­tros.

É im­por­tan­te sa­li­en­tar que a mai­o­ria das pes­so­as acre­di­ta que ape­nas “pa­dras­tos” são res­pon­sá­veis pe­lo abu­so se­xu­al na in­fân­cia de seus en­te­a­dos, prin­ci­pal­men­te, en­tre­tan­to os re­la­tos das ví­ti­mas não tra­duz es­sa re­a­li­da­de, ha­ja vis­ta que, mui­tos abu­sos acon­te­cem por par­te de fa­mi­lia­res das ví­ti­mas.

Cla­ro es­tá que, a mí­dia sem­pre tem da­do mais ên­fa­se aos pa­dras­tos e, na ver­da­de, acre­di­ta-se que quan­do uma mãe se se­pa­ra e en­con­tra ou bus­ca ou­tro com­pa­nhei­ro to­do cui­da­do é pou­co (lem­bran­do que ne­nhum com­por­ta­men­to hu­ma­no po­de ou de­ve ser ge­ne­ra­li­za­do). Mes­mo es­tan­do com trin­ta anos es­tu­dan­do e tra­ba­lhan­do com o com­por­ta­men­to e men­te hu­ma­na, ain­da so­mos in­ca­pa­zes de pre­ver tais acon­te­ci­men­tos, de­vi­do à im­pre­vi­si­bi­li­da­de da men­te hu­ma­na.

Re­cen­te­men­te ti­ve­mos um exem­plo por par­te de um ‘de­le­ga­do’, de al­to con­cei­to na so­ci­e­da­de, en­vol­vi­do num ca­so de pe­do­fi­lia, sem que sua com­pa­nhei­ra per­ce­bes­se. Ten­do si­do ocor­ri­do quan­do a ví­ti­ma ti­nha por vol­ta de oi­to anos. A ví­ti­ma na ida­de adul­ta e ca­sa­da não con­se­guia ser fe­liz com o ma­ri­do nas re­la­ções se­xu­ais, ato ine­ren­te à con­di­ção hu­ma­na. Após  um tra­ta­men­to psi­co­te­rá­pi­co e re­gres­são de me­mó­ria a vi­ti­ma lem­brou dos abu­sos. O que ocor­re, mui­tas ve­zes, é achar­mos que a cri­an­ça es­tá “cri­an­do”, “fan­ta­si­an­do” e/ou “in­ven­tan­do” his­tó­ri­as. Acar­re­tan­do nes­sa ví­ti­ma um pro­ces­so do­en­tio de cul­pa pe­lo ocor­ri­do por par­te do adul­to.

O Ra­bi­no da Ga­li­leia em um de seus di­ze­res, as­sim fa­lou: “vo­cês tem olhos e não vê­em; tem ou­vi­dos e não ou­ve”. A mai­o­ria de nós só en­xer­ga aqui­lo que nos con­vém en­xer­gar e só es­cu­ta­mos aqui­lo que nos con­vém ou­vir.

Fi­na­li­zan­do es­te ar­ti­go gos­ta­rí­a­mos de sa­li­en­tar que no pro­ces­so de edu­ca­ção de nos­sos fi­lhos com a pre­sen­ça pa­ter­na ou não, tor­na-se im­pres­cin­dí­vel que os res­pon­sá­veis pe­la edu­ca­ção dos fi­lhos te­nham um di­á­lo­go aber­to e dei­xe que seus fi­lhos te­nham li­ber­da­de de ex­pres­sar seus sen­ti­men­tos. Ja­mais ig­no­re o que seu fi­lho tem a di­zer, apren­da a acre­di­tar em su­as his­tó­ri­as e não ti­re con­clu­sões pre­ci­pi­ta­das.

Co­mo já co­lo­ca­mos no iní­cio des­te ar­ti­go, após trin­ta anos de exer­cí­cio da pro­fis­são em Mi­nas Ge­ra­is e Go­i­ás, ou­ve de mui­tos pa­ci­en­tes re­la­tos que fo­ram ig­no­ra­dos pe­los pa­is e ge­rou ao lon­go da vi­da des­sas pes­so­as tran­stor­nos que po­de­ri­am ter si­do ame­ni­za­dos e os so­fri­men­tos evi­ta­dos.

Sem­pre fa­lo em mi­nhas pa­les­tras e li­vros edi­ta­dos que o mai­or pre­sen­te que um Pai e/ou uma Mãe po­dem dar ao seu fi­lho na ado­les­cên­cia é uma boa psi­co­te­ra­pia pa­ra que o ado­les­cen­te apren­da a co­nhe­cer a si mes­mo e com­pre­en­der me­lhor os “trau­mas” vi­vi­dos du­ran­te su­as cin­co pri­mei­ras fa­ses de sua vi­da.

 

(Dr. Jo­sé Ge­ral­do Ra­be­lo. Psi­có­lo­go ho­lís­ti­co. Psi­co­te­ra­peu­ta es­pi­ri­tua­lis­ta. Pa­rap­si­có­lo­go. Fi­ló­so­fo clí­ni­co. Ar­tis­ta Plás­ti­co. Prof. Edu­ca­ção Fí­si­ca. Es­pe­cia­lis­ta em fa­mí­lia, de­pres­são, de­pen­dên­cia quí­mi­ca e al­co­o­lis­mo. Es­cri­tor e Pa­les­tran­te. What­sApp – 984719412 ra­be­lo­jo­se­ge­ral­do@ya­hoo.com.br e/ou ra­be­los­te­ra­peu­ta@hot­mail.com)

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