Um legado na mobilidade urbana de Goiânia
Diário da Manhã
Publicado em 4 de março de 2018 às 00:18 | Atualizado há 7 anosPara ser exitosa, uma passagem por um cargo público precisa deixar uma marca. Sejam cargos eletivos executivos, seja um espaço no Legislativo ou mesmo no comando da gestão de um Ministério, como o das Cidades, cujo orçamento supera o de muitas capitais brasileiras, é fundamental ao gestor responsável ter em mente a demanda de um legado. Algo que justifique sua escolha, seu trabalho e sua presença numa estrutura pública.
É este legado que servirá como prestação de contas à população. Para muito além do voto ou dos debates eleitorais, esta é uma demonstração de respeito com o dinheiro público, de luta a favor do Brasil e do desenvolvimento coletivo, impactando positiva e diretamente na vida das pessoas, onde quer que estejam.
Ao ocuparmos uma cadeira na Câmara dos Deputados, tivemos isto em mente. Desde dezembro, à frente do Ministério das Cidades, igualmente renovamos esta missão.
E acreditamos estar no caminho certo. Pelo Brasil, temos percorrido diversas realidades nos Estados Brasileiros. Temos conversado com as pessoas, olhado em seus olhos, e visto um sinal de esperança em um Brasil melhor como nação, mas – sobretudo – como um novo ambiente capaz de melhorar a vida de cada família, de cada indivíduo.
Temos feito um intenso circuito de entregas de obras, principalmente do Minha Casa Minha Vida. É o momento de maior tradução do poder de transformação que um Governo junto às pessoas, levando alegria, oportunidades e uma nova Esperança.
Tivemos a chance de fazer o mesmo em Goiás, quando estivemos entregando, mais recentemente, moradias em Caldas Novas, Guapó, Palmeiras e Goiânia.
E foi em Goiânia que, mais uma vez, pude pessoalmente honrar a confiança dos goianos ao me conferir um mandato de deputado federal que me levou ao comando do Ministério das Cidades.
Além das casas, liberamos dos recursos para a retomada pela Prefeitura das obras do BRT à ordem de R$ 70 milhões, em que Goiânia também já recebeu o impacto desta atuação conjunta de diversas forças políticas interessadas no desenvolvimento da capital. O BRT é, novamente, uma realidade.
Agora, pude também anunciar a liberação de investimentos superiores a R$ 71 milhões para a construção da expansão e manutenção dos corredores de ônibus em diversos pontos capital. E, com isto, entramos num dos maiores e mais importantes desafios da nossa capital: a aposta incisiva em Mobilidade Urbana. Avançar neste projeto é primordial para termos uma capital melhor para todos.
Através do Orçamento Geral da União (OGU), autorizamos R$ 22,5 milhões para os corredores da Avenida 85, R$ 17,7 milhões para a Avenida T-63, R$ 32,4 milhões destinados ao corredor da Avenida T-7, R$ 10,8 milhões ao corredor preferencial da Avenida 24 de outubro, em Campinas, R$ 40,8 para o corredor preferencial da Avenida T-9 e R$ 21 milhões corredor que será construído na Avenida Independência.
Acompanharemos, agora, o processo licitatório para o início, o quanto antes, das obras. Queremos nos manter parceiros do prefeito Iris Rezende, bem como fazemos com todos os gestores municipais do Brasil que nos procuram com bons projetos, capazes de melhorar a vida urbana e rural.
Apostamos neste tipo de desenvolvimento, feito com inteligência e visão de futuro, como condição decisiva para diminuir o impacto do crescimento das cidades e o volume de veículos. Devolver a cidades para as pessoas é fundamental e organizar o fluxo do ir e vir é parte estratégica para gerar mais rapidez, fluidez e segurança para as pessoas, em especial os goianienses.
Desta forma, acreditamos contribuir para deixar a nossa marca para justificar nossa luta, nosso esforço e, principalmente, para retornar ao povo do meu Estado a confiança concedida para que eu os representasse, seja na missão que nos for dada.
(Alexandre Baldy. Ministro de cidades.)
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