Opinião

Pedestre

Diário da Manhã

Publicado em 2 de março de 2018 às 22:52 | Atualizado há 7 anos

O pe­des­tre é, an­tes de tu­do, um fra­co. Um de­sem­po­de­ra­do. Na cor­ren­te do trân­si­to bra­si­lei­ro ele é o elo mais fra­co, aque­le que es­tá em des­van­ta­gem per­ma­nen­te.

Quem di­ri­ge um ve­í­cu­lo de­tém o po­der. O vo­lan­te lhe ga­ran­te po­de­res ili­mi­ta­dos, qua­se má­gi­cos. Ele acre­di­ta que po­de tu­do, tan­to em re­la­ção a quem es­tá an­dan­do a pé quan­to em re­la­ção aos de­mais mo­to­ris­tas. To­dos de­vem se cur­var aos seus de­se­jos, cu­i­dar de su­as ne­ces­si­da­des (es­se idi­o­ta não viu que eu vou vi­rar à es­quer­da?), es­tar aten­to às su­as as­pi­ra­ções mais se­cre­tas (es­sa des­gra­ça­da rou­bou mi­nha va­ga!) e fa­ci­li­tar a re­a­li­za­ção de seus pla­nos, mes­mo os mais ba­nais (va­mos, seu ro­da-pre­sa! Não es­tá ven­do que eu es­tou atra­sa­do pa­ra apa­nhar o meu fi­lho na por­ta da es­co­la?).

So­mos to­dos pe­des­tres e mui­tos de nós tam­bém mo­to­ris­tas. So­mos, ao mes­mo tem­po, pe­des­tres e mo­to­ris­tas. Quan­do a pes­soa es­tá no mo­do mo­to­ris­ta quer que to­dos os pe­des­tres se sub­me­tam a ela. E quan­do es­tá no mo­do pe­des­tre pas­sa a cri­ti­car to­dos os mo­to­ris­tas que pas­sam a ser des­mi­o­la­dos, in­sen­sí­veis, cre­ti­nos, as­sas­si­nos em po­ten­ci­al.

O mo­to­ris­ta in­sen­sí­vel às ne­ces­si­da­des do pe­des­tre se es­que­ce que, mais ce­do ou mais tar­de, na­que­le mes­mo dia, ele/ela vai se tor­nar um pe­des­tre. Mais que is­so, na­que­le exa­to mo­men­to em que ele/ela põe em pe­ri­go a vi­da de um pe­des­tre, seu fi­lho, sua fi­lha, sua mu­lher, seu es­po­so, seu pai, sua mãe, um pa­ren­te pró­xi­mo, al­guém mui­to que­ri­do es­tá tam­bém no mo­do pe­des­tre e pre­ci­sa da co­o­pe­ra­ção de de­ze­nas de ou­tros mo­to­ris­tas pa­ra so­bre­vi­ver mais um dia no ca­ó­ti­co trân­si­to das gran­des ci­da­des bra­si­lei­ras. Nun­ca é de­mais re­pe­tir, so­mos to­dos pe­des­tres. O elo frá­gil da cor­ren­te.

O Ar­ti­go 68 do CNT (Có­di­go Na­ci­o­nal de Trân­si­to, 4ª. ed., 2010; dis­po­ní­vel em Erro! A referência de hiperlink não é válida.) as­se­gu­ra ao pe­des­tre a “uti­li­za­ção dos pas­sei­os ou pas­sa­gens apro­pria­das das vi­as ur­ba­nas”. Que óti­mo! En­tão eu pos­so cir­cu­lar pe­las vi­as ur­ba­nas le­gal­men­te. Em se­gui­da, no Ar­ti­go 69, o mes­mo có­di­go res­trin­ge o cru­za­men­to de pis­tas pe­lo pe­des­tre às fai­xas ou pas­sa­gens a ele des­ti­na­das, sem­pre que es­tas exis­ti­rem. Mas, pa­ra is­so, o có­di­go re­co­men­da que o pe­des­tre use os olhos, os ou­vi­dos e o bom-sen­so. Is­so faz to­do sen­ti­do por­que se­não é mor­te cer­ta!

No Ar­ti­go 70, o có­di­go diz que “Os pe­des­tres que es­ti­ve­rem atra­ves­san­do a via so­bre as fai­xas de­li­mi­ta­das pa­ra es­se fim te­rão pri­o­ri­da­de de pas­sa­gem, ex­ce­to em lo­ca­is com si­na­li­za­ção se­ma­fó­ri­ca on­de de­ve­rão ser res­pei­ta­das as dis­po­si­ções des­se có­di­go”.

Aqui é que o bi­cho pe­ga. Na gran­de mai­o­ria das ci­da­des bra­si­lei­ras es­te ar­ti­go é so­le­ne­men­te ig­no­ra­do. É le­tra mor­ta. Do meu co­nhe­ci­men­to ape­nas a ci­da­de de Bra­sí­lia (com­pre­en­den­do aqui o Pla­no Pi­lo­to, La­go Nor­te e La­go Sul) e al­guns ou­tros ga­tos pin­ga­dos Bra­sil afo­ra, le­vam a sé­rio es­se ar­ti­go. Nas de­mais ci­da­des, pre­do­mi­na a lei do mais for­te. Ou se­ja, a dos ve­í­cu­los mo­to­ri­za­dos, os to­dos po­de­ro­sos. Eles são gran­des, pe­sa­dões e o pe­des­tre com seu vul­ne­rá­vel cor­po bi­o­ló­gi­co não é pá­reo pa­ra eles. Per­de de go­le­a­da, ti­po dez a ze­ro.

Pa­ra não ser atro­pe­la­do, o pe­des­tre só de­ve atra­ves­sar a pis­ta na fai­xa de­sig­na­da. Mas, que is­to fi­que bem cla­ro, atra­ves­sar na fai­xa de pe­des­tre quan­do a luz do se­má­fo­ro es­ti­ver ver­de ou quan­do não hou­ver car­ros so­bre ela. Mas, con­ve­nha­mos, quan­do não há car­ros tra­fe­gan­do, o pe­des­tre não pre­ci­sa de fai­xa pa­ra atra­ves­sar. Se não vem ve­í­cu­lo al­gum, ele po­de atra­ves­sar com se­gu­ran­ça em qual­quer lu­gar. Lo­go, na au­sên­cia do se­má­fo­ro, a fai­xa é to­tal­men­te inú­til no dia a dia do pe­des­tre!

Às ve­zes acon­te­ce que um mo­to­ris­ta de bom co­ra­ção re­sol­ve dar uma co­lher de chá e pa­ra an­tes da fai­xa pa­ra que o pe­des­tre atra­ves­se com se­gu­ran­ça. Acon­te­ce que o mo­to­ris­ta ao la­do não es­tá nem aí pa­ra o pe­des­tre. E se o in­fe­liz se atre­ve a atra­ves­sar seu ca­mi­nho, vai vi­rar ge­leia. En­tão, a boa ação da­que­le ge­ne­ro­so mo­to­ris­ta é to­tal­men­te vã e cai no rol das bo­as in­ten­ções. Co­mo di­zi­am os an­ti­gos, de bo­as in­ten­ções es­tá for­ra­do o chão do in­fer­no.

O que di­zer dos mo­to­ci­clis­tas, vul­go mo­to­quei­ros? Eles, por te­rem agi­li­da­de nas ma­no­bras, se con­si­de­ram os reis das vi­as pú­bli­cas, aci­ma de to­das as leis, tan­tos as de trân­si­to quan­to as da fí­si­ca. Em ge­ral, di­ri­gem de ma­nei­ra ame­a­ça­do­ra, fa­zem ma­no­bras pe­ri­go­sas, cir­cu­lam en­tre os car­ros, co­man­dam o trân­si­to lo­cal. A gran­de mai­o­ria age co­mo se me­re­ces­se tra­ta­men­to es­pe­ci­al. Eles usam aque­la mal­di­ta bu­zi­na a ca­da se­gun­do, co­mo se qui­ses­sem aler­tar o res­to da hu­ma­ni­da­de que eles que­rem pas­sa­gem li­vre: Ó abre alas que eu que­ro pas­sar, pa­re­cem apre­go­ar aos qua­tro can­tos. Eu che­guei, eu que­ro pas­sa­gem, eu te­nho pres­sa, eu te­nho que fa­zer mui­tas en­tre­gas. Pa­re­ce que é is­so que aque­las in­sis­ten­tes bu­zi­na­das que­rem nos di­zer.

E os ci­clis­tas? Me­lhor dei­xar pa­ra ou­tra oca­si­ão…

É mui­to en­co­ra­ja­dor cons­ta­tar que o CNT fa­cul­ta a qual­quer ci­da­dão so­li­ci­tar por es­cri­to ao Sis­te­ma Na­ci­o­nal de Trân­si­to si­na­li­za­ção, fis­ca­li­za­ção, im­plan­ta­ção de equi­pa­men­tos de se­gu­ran­ça, co­mo tam­bém su­ge­rir al­te­ra­ções em nor­mas e na le­gis­la­ção de trân­si­to. Ali­ás, re­gis­tre-se aqui, o có­di­go foi re­di­gi­do em lin­gua­gem sur­pre­en­den­te­men­te sim­ples, ao al­can­ce de qual­quer ci­da­dão le­tra­do. Per­ce­be-se que foi fei­to um gran­de es­for­ço pa­ra di­mi­nu­ir o le­ga­lês e tor­nar a lin­gua­gem cla­ra, di­re­ta. Pon­to pa­ra o CNT.

Po­rém, fi­ca a per­gun­ta: co­mo em­po­de­rar o pe­des­tre? Ob­via­men­te, fa­zen­do com que a to­ta­li­da­de do CNT se­ja re­al­men­te im­plan­ta­da, es­pe­ci­al­men­te o Ar­ti­go 70. Is­to cons­ti­tui um enor­me de­sa­fio pa­ra a so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra tão des­res­pei­to­sa às leis em ge­ral. As cam­pa­nhas de edu­ca­ção pa­ra o trân­si­to de­vem ser per­ma­nen­tes. Que os can­di­da­tos a car­gos ele­ti­vos Bra­sil afo­ra se lem­brem dis­so nas pró­xi­mas elei­ções. Eu vou me lem­brar por­que sou pe­des­tre con­vic­to e pra­ti­can­te, pre­zo mi­nha vi­da e a vi­da de to­dos os pe­des­tres a quem amo.

 

(Tar­ci­so Fil­guei­ras, pes­qui­sa­dor, pro­fes­sor e es­cri­tor. Email: [email protected])

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias