Opinião

Segurança pública: nova arrancada contra a criminalidade

Diário da Manhã

Publicado em 1 de março de 2018 às 23:11 | Atualizado há 7 anos

De iní­cio, é in­te­res­san­te res­sal­tar que o cri­me é um ato uni­ver­sal com ori­gens tão an­ti­gas quan­to a pró­pria exis­tên­cia hu­ma­na, sen­do, por­tan­to, com­ba­ti­do des­de os pri­mei­ros tem­pos. Daí, o que cons­ta­va no C6di­go su­mé­rio de Ur-Nam­mu, da­ta­do de 2040 an­tes de Cris­to e o Có­di­go de Ha­mu­ra­bi que exis­tia cer­ca de 1.700,tam­bém,an­tes da Era Cris­tã. E com o pas­sar dos tem­pos ele foi evo­lu­in­do e aper­fei­ço­an­do, ten­do em vis­ta ser um com­por­ta­men­to hu­ma­no de­cor­ren­te de fa­to­res bi­op­si­cos­so­ci­ais e de vá­rios ou­tros de­fi­ni­dos pe­la Me­di­ci­na e de­mais ci­ên­cias.

Dois es­tu­di­o­sos da Te­o­ria da Ano­mia(au­sên­cia ge­ne­ra­li­za­da de res­pei­to a nor­mas so­ci­ais, de­vi­do a con­tra­di­ções ou di­ver­gên­cias en­tre es­tas), Ro­bert Mer­ton e Emi­le DGrkheim, de­fen­dem a idéia de que a au­sên­cia de leis es­pe­cí­fi­cas e ou­tras nor­mas pro­i­bi­ti­vas que ge­ram o des­con­tro­le da or­dem pú­bli­ca, no­ta­da­men­te no que se re­fe­re à paz so­ci­al, sem dú­vi­da, é aí que apa­re­ce o cri­me. E es­te úl­ti­mo dou­tri­na­dor ain­da en­fa­ti­za que o cri­me é um fe­nô­me­no nor­mal e pre­vi­sí­vel no seio da so­ci­e­da­de, cu­jos des­vi­os são nor­mais se li­mi­ta­dos e de­vi­da­men­te con­tro­la­dos pe­lo po­der pú­bli­co. Ade­mais, ele diz que so­ci­e­da­de sem cri­me é so­ci­e­da­de pou­co de­sen­vol­vi­da e que a de­lin­quên­cia obri­ga o es­ta­be­le­ci­men­to de um de­sen­vol­vi­men­to es­ta­tal no sen­ti­do de es­tru­tu­ra­ção.

É fa­to no­tó­rio que a cri­mi­na­li­da­de avan­ça as­sus­ta­do­ra­men­te, e es­tá cau­san­do sé­rios pro­ble­mas pa­ra os go­ver­nos e pa­ra a po­pu­la­ção co­mo um to­do. É pre­ci­so re­al­men­te dar um bas­ta no cri­me or­ga­ni­za­do e na­que­les co­me­ti­dos pe­lo su­jei­to do po­vo. Me­di­das ur­gen­tes pre­ci­sam ser to­ma­das, vi­san­do vi­das hu­ma­nas e ga­ran­tir o exer­cí­cio dos di­rei­tos da pes­soa. O res­pei­tá­vel fi­lo­so­fo, po­lí­ti­co e mís­ti­co hin­du, Gandhi, com mui­ta sa­be­do­ria dis­se que “não exis­te um ca­mi­nho pa­ra a paz. Es­ta é o ca­mi­nho”. E por sua vez, o gran­de Sa­lús­tio tam­bém dis­se que “a paz faz cres­cer as coi­sas pe­que­nas”.

É igual­men­te no­ta­do que nes­tas úl­ti­mas dé­ca­das o po­der e o di­nhei­ro de­sen­ca­de­a­ram e ins­ti­tu­í­ram tem­pos di­fí­ceis pa­ra nos­so Pa­ís, dei­xan­do nos­sos ir­mãos bra­si­lei­ros em si­tu­a­ção de pe­nú­ria, pois a cor­rup­ção cam­pe­ou li­vre e in­fre­ne por to­dos os la­dos, atu­an­do de ci­ma pa­ra bai­xo. E con­ti­nua es­te ver­go­nho­so mal agin­do na ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca, nas em­pre­sas pri­va­das e em vá­rios ou­tros cam­pos de atu­a­ção da men­te hu­ma­na ir­res­pon­sá­vel. Agen­tes pú­bli­cos ines­cru­pu­lo­sos, apá­tri­das e sem o me­nor pu­dor di­la­pi­dam os co­fres pú­bli­cos e quei­xa o po­vo pas­san­do as mai­o­res ne­ces­si­da­des, prin­ci­pal­men­te, nas áre­as da sa­ú­de, da edu­ca­ção, ê a se­gu­ran­ça e ou­tros ser­vi­ços es­sen­ci­ais.

 

No­vo Se­cre­tá­rio

Com o ob­je­ti­vo de con­ti­nu­ar o tra­ba­lho de­sen­vol­vi­do pe­los seus an­te­ces­so­res, o ex­pe­ri­en­te, in­te­lec­tu­al, com­pe­ne­tra­do, res­pei­tá­vel ges­tor pú­bli­co, pos­su­i­dor de vas­ta fo­lha de ser­vi­ços pres­ta­dos ao Es­ta­do e ao Pa­ís, Ira­pu­an Cos­ta Ju­ni­or as­su­miu, dia 15 des­te mês, o co­man­do da Se­cre­ta­ria da Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca de Go­i­ás. Ex-go­ver­na­dor, ex-Se­na­dor, ex-Pre­fei­to de Aná­po­lis, ex-Pro­fes­sor da Es­co­la de En­ge­nha­ria da PUC e da Fa­cul­da­de de Fi­lo­so­fia da UFG, Ira­pu­an é a gran­de es­pe­ran­ça do go­ver­no, do po­vo go­i­a­no e das po­li­ci­ais co­mo um to­do. E no seu dis­cur­so de pos­se, co­mo fi­lho de po­li­ci­al que pres­tou re­le­van­tes ser­vi­ços nos vá­rios pos­tos que ocu­pou, afir­mou que fa­rá tu­do pa­ra va­lo­ri­zar ain­da mais os pro­fis­si­o­nais da área. E foi en­fá­ti­co: “Fa­lo aos po­li­ci­ais co­ra­jo­sos e ho­nes­tos, imen­sa mai­o­ria da­que­les com quem va­mos jun­tos tra­ba­lha de ago­ra pra fren­te, ci­vis, mi­li­ta­res e bom­bei­ros, afi­an­ça a vo­cês que es­ta­mos ao la­do de to­dos”.

Pro­me­ten­do ser du­ro com os de­lin­quen­tes, Ira­pu­an man­dou um re­ca­do cur­to e gros­so pa­ra os mar­gi­nais: “Quem bus­ca o ca­mi­nho da cri­mi­na­li­da­de fez a sua es­co­lha. Sen­do as­sim, que sin­tam en­tão a for­ça da po­li­cia”. Foi cla­ro ao di­zer que seu in­te­lec­to nun­ca con­se­guiu acei­tar a má­xi­ma do cha­ma­do “po­li­ti­ca­men­te cor­re­to”, eu­fe­mis­mo usa­dos pe­los adep­tos do to­ta­li­ta­ris­mo ma­xis­ta, que de que o tra­fi­can­te, o as­sal­tan­te, o la­tro­ci­da se­jam ví­ti­mas de uma so­ci­e­da­de in­jus­ta que lhes ne­gou to­das as opor­tu­ni­da­de, con­du­zi­dos por um cor­re­dor sem sa­í­da que de­sem­bo­ca na sen­da da cri­mi­na­li­da­de. Eles se tor­na­ram mar­gi­nais por op­ção pró­pria e abu­san­do do li­vre ar­bí­trio de ca­da um.

Ana­li­san­do o po­der de fo­go dos mar­gi­nais, no­ta­da­men­te dos tra­fi­can­tes, em mui­tos lu­ga­res su­pe­ran­do a for­ça dos po­li­ci­ais, Ira­pu­an es­cla­re­ceu que vai re­ver tal si­tu­a­ção, pois “cu­ri­o­sa­men­te até a pou­co li­mi­tou-se o po­der dos po­li­ci­ais se ar­ma­rem de­vi­da­men­te pa­ra os con­fron­tos. Is­to pre­ci­sa ser re­vis­to E ao fi­nal, re­al­çou: “Per­si­ga­mos as nos­sas me­tas, con­gre­gue­mos po­li­ci­ais e ci­da­dã­os e pos­sa­mos ao fi­nal des­te ano, bem co­mo nos anos vin­dou­ros, fes­te­jar um Go­i­ás mais se­gu­ro”

 

Es­ta­do De­mo­crá­ti­co de Di­rei­to

Com ori­gens na Gré­cia an­ti­ga, a de­mo­cra­cia foi de­fi­ni­da co­mo go­ver­no do po­vo, pe­lo po­vo e pa­ra o po­vo. Exer­ci­da na sua es­sên­cia, é re­al­men­te um sis­te­ma po­lí­ti­co do­ta­do de prin­cí­pios e dou­tri­nas jus­tas. Ao con­trá­rio, se pra­ti­ca­da e ma­nei­ra ir­res­pon­sá­vel, sem dú­vi­da, é anar­quia. Ela sur­giu em de­cor­rên­cia de uma evo­lu­ção hist6ri­ca que par­tiu do feu­da­lis­mo, pas­sou pe­lo ab­so­lu­tis­mo, al­can­çou o li­be­ra­lis­mo e o Es­ta­do so­ci­al, cul­mi­nan­do na atu­al for­ma de go­ver­no. Ela que pre­ser­va a so­be­ra­nia, a ci­da­da­nia, a dig­ni­da­de da pes­soa hu­ma­no e ou­tros va­lo­res.

É pre­ci­so ob­ser­var que de uns tem­pos pa­ra cá, a po­pu­la­ção pas­sou a so­frer o ri­go­res da fal­ta de mo­ral, éti­ca, res­pei­to à pes­soa (es­pe­ci­al­men­te à vi­da),paz jus­ti­ça e tan­tos ou­tros di­rei­tos e va­lo­res im­pres­cin­dí­veis ao ci­da­dão, à fa­mí­lia e à so­ci­e­da­de co­mo um to­do. Pas­sou a vi­go­rar a ple­na li­ber­da­de, a cor­rup­ção, o rou­bo nas su­as mais va­ri­a­das es­pé­ci­es, o des­vio de di­nhei­ro pú­bli­co e pri­va­do, além de ou­tros com­por­ta­men­tos al­ta­men­te com­pro­me­te­do­res. Que de­via dar bons exem­plos par­tiu pa­ra ações ne­fas­tas, ver­go­nho­sas e cri­mi­no­sas.

O Es­ta­do De­mo­crá­ti­co de Di­rei­to cri­a­do com o ob­je­ti­vo de pro­te­ger di­rei­tos fun­da­men­tais de ma­nei­ra po­si­ti­va, de­cen­te, ho­nes­ta e jus­ta, foi des­vir­tua do na sua prá­ti­ca, le­van­do to­dos n6s ao ca­os. Pa­ga­mos ca­ro pe­los er­ros de go­ver­nos im­pa­tri­ó­ti­cos, que sob a ca­pa do po­pu­lis­mo en­ga­na­ram o po­vo com be­nes­ses e ou­tras for­mas de frau­des pró­pri­as de fal­sos lí­de­res com­pro­mis­sa­dos com o bem-es­tar da po­pu­la­ção.

 

No­vo Mi­nis­té­rio da Se­gu­ran­ça Pu­bli­ca

Ideia é te­ma há mui­tos anos dis­cu­ti­das na cú­pu­la da SSP/GO, no­ta­da­men­te quan­do fa­zí­a­mos par­te da ad­mi­nis­tra­ção do ór­gão, ago­ra es­tão sen­do le­va­das a sé­rio. O e re­ce­ben­do o apoio e com­pre­en­são da Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca, que re­cen­te­men­te anun­ciou a cri­a­ção do Mi­nis­té­rio Ex­tra­or­di­ná­rio da Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca: Es­te no­vo mi­nis­té­rio te­rá a in­cum­bên­cia de co­or­de­nar as ati­vi­da­des dos ór­gã­os en­car­re­ga­dos da se­gu­ran­ça pú­bli­ca no pa­ís, sem in­va­dir as com­pe­tên­cias de ca­da es­ta­do fe­de­ra­do.

É, de­ve­ras, uma ati­tu­de e ini­ci­a­ti­va dig­nas de re­co­nhe­ci­men­to, vez que o mo­men­to re­quer me­di­das ur­gen­tes no sen­ti­do de me­lhor exe­cu­tar os ser­vi­ços tão ne­ces­sá­rios no com­ba­te à cri­mi­na­li­da­de. E com um mi­nis­té­rio es­pe­cí­fi­co lo­gi­ca­men­te as so­lu­ções se­rão mais sa­tis­fa­tó­ri­as. Es­pe­ra-se que dê cer­to.

 

Po­si­ção da
Ma­ço­na­ria

Cal­ca­da na sua di­vi­nal Fi­lo­so­fia, Prin­cí­pios e Pos­tu­la­dos, a Ma­ço­na­ria tem por fi­na­li­da­de, den­tre ou­tros fun­da­men­tos, com­ba­ter a ig­no­rân­cia e a imo­ra­li­da­de, en­si­nan­do a obe­di­ên­cia às Leis do Pa­ís, a vi­vên­cia se­gun­do os di­ta­mes da ho­ra, a prá­ti­ca da Jus­ti­ça, o Amor ao pró­xi­mo e o tra­ba­lho in­ces­san­te pe­la fe­li­ci­da­de do gê­ne­ro hu­ma­no. E as­sim fa­zen­do, ela no de­cor­rer dos tem­pos li­de­rou mo­vi­men­tos eman­ci­pa­cio­nis­tas, de­fen­den­do e pro­mo­ven­do as con­quis­tas dos ina­li­e­ná­veis di­rei­tos da pes­soa, ga­ran­tin­do a es­te sem­pre me­lhor qua­li­da­de de vi­da. Em fun­ção dis­to, as vi­tó­rias con­se­gui­das atra­vés da In­con­fi­dên­cia Mi­nei­ra da Abo­li­ção da Es­cra­va­tu­ra, da In­de­pen­dên­cia e da Pro­cla­ma­ção da Re­pú­bli­ca e de ou­tras ações que enal­te­ce­ram a Pá­tria Bra­si­lei­ra.

É ine­gá­vel que a Ma­ço­na­ria es­tá al­ta­men­te pre­o­cu­pa­da com a cri­se po­lí­ti­ca bra­si­lei­ra, prin­ci­pal­men­te, com o des­mon­te do Es­ta­do, quan­do o ser­vi­ço pú­bli­co per­de sua qua­li­da­de, a edu­ca­ção ca­da vez mais pre­ju­di­ca­da, o au­men­to das de­si­gual­da­des so­ci­ais, o sis­te­ma pri­si­o­nal em fa­lên­cia, fal­ta de re­a­pa­re­lha­men­to dos ser­vi­ços de sa­ú­de pú­bli­ca e des­ti­na­ção de re­cur­sos ade­qua­dos pa­ra a me­lho­ria do sis­te­ma de se­gu­ran­ça nos Es­ta­dos e nos Mu­ni­cí­pios.

Mes­mo di­an­te des­te ce­ná­rio tris­te, a Ma­ço­na­ria acre­di­ta que ain­da há em nos­so pa­ís re­ser­vas mo­ra­is ca­pa­zes de mu­dar o que de­va ser mu­da­do, bas­tan­do que os ho­mens de bem, os in­te­li­gen­tes e mes­mo os in­te­lec­tu­ais e de bons prin­cí­pios sai­am em so­cor­ro e bus­quem sal­var nos­sa que­ri­da Pá­tria.

 

(Ani­bal Sil­va, jor­na­lis­ta, pro­fes­sor apo­sen­ta­do, de­le­ga­do de po­lí­cia Clas­se Es­pe­ci­al, di­plo­ma­do pe­la Es­co­la Su­pe­ri­or de Guer­ra, mem­bro da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa, da Aca­de­mia Go­i­a­na Ma­çô­ni­ca de Le­tras e da Aca­de­mia Ce­za­ri­nen­se de Le­tras e Ar­tes)

 

 

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias