Politica

Aprovada lei que libera verbas para fundo penitenciário

Redação

Publicado em 1 de março de 2018 às 01:05 | Atualizado há 7 anos

O projeto que proíbe contin­genciamento no Fundo Peni­tenciário Nacional (Funpen) foi aprovado no Senado Federal com apoio de Ronaldo Caiado (DEM, foto), na última terça-feira.

O PLS 25/2014 estabelece que os créditos orçamentários progra­mados no Funpen não serão al­vos de limitação de empenho e não poderão sofrer a imposição de quaisquer limites à execução da programação financeira.

O projeto foi defendido pelo senador goiano Ronaldo Caiado (Democratas) ressaltando a rele­vância do tema para seu estado. No início do ano, Goiás foi pal­co de rebeliões em presídios re­gionais, sendo constatada a ne­gligência do governo do estado que só havia usado 11% da ver­ba do fundo. “Nossas penitenciá­rias passaram a ser muito mais um quartel de facções do que um local de isolamento de crimino­sos. Esse projeto tem um objeti­vo claro de fazer com que o Es­tado seja restabelecido e que o bandido fique realmente preso, não com mordomias, nem mui­to menos com acesso para con­trolar a criminalidade das ruas de dentro das cadeias”, explicou du­rante a defesa do projeto.

O projeto segue agora para a Câmara dos Deputados que deve ser tratado com urgência nas próximas semanas.

FUNPEN

O Funpen foi criado em 1994 e é usado financiar e apoiar as ati­vidades e programas de moder­nização do sistema carcerário do país. De acordo com o Ministé­rio da Justiça, o dinheiro pode ser empregado em ampliação, mo­dernização, manutenção e cus­teio de unidades prisionais nos estados. Ao todo, R$ 44 milhões foram repassados para o gover­no atual, embora apenas R$ 5 mi­lhões tenham sido utilizados.

 

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias