Opinião

Pamonhas e confraternização

Diário da Manhã

Publicado em 28 de fevereiro de 2018 às 22:31 | Atualizado há 7 anos

Até há pou­co tem­po, nas fes­tas alu­si­vas à des­pe­di­da do ano ve­lho e às bo­as vin­das do ano no­vo, em tor­no do mi­lho ver­de con­fra­ter­ni­za­vam fa­mi­lia­res, ami­gos e vi­zi­nhos(adul­tos e cri­an­ças) pa­ra ela­bo­rar pa­mo­nha. Em épo­cas um pou­co mais re­cu­a­das, o car­ro­cei­ro ba­tia pal­mas às por­tas das re­si­dên­cias:

– A se­nho­ra quer com­prar mi­lho ver­de, do­na? Es­tá mo­le, bom pra pa­mo­nha. Tan­tos cru­zei­ros à mão.

– Que­ro du­as mãos.

Ca­da mão cor­res­pon­dia a 60 es­pi­gas ge­ral­men­te en­tre­gues em sa­cos de ani­a­gem. Grãos mo­les eram pre­fe­ri­dos pa­ra pa­mo­nha de sal ou de do­ce; du­ros, pa­ra fa­zer cu­rau. Mi­lho co­zi­do, mi­lho as­sa­do, cu­rau (ge­ral­men­te com ca­ne­la moí­da) e an­gu. Bas­tan­te apre­ci­a­da a mis­tu­ra des­te úl­ti­mo com qui­a­bo e fei­jão (ou an­gu, qui­a­bo, fei­jão e fran­go ao mo­lho). Pa­ra o La­zi­to,  meu ir­mão mais ve­lho (fa­le­ci­do dia 7.2.2017) a mes­cla an­gu e qui­a­bo se equi­pa­ra­va a ban­que­te re­al.

Um adul­to, ge­ral­men­te do se­xo mas­cu­li­no, com gol­pes de fa­ca ou fa­cão ex­tir­pa­va a par­te ex­tre­ma do fun­do das es­pi­gas pa­ra fa­ci­li­tar a re­ti­ra­da da pa­lha. Fei­to is­so, ele pas­sa­va a es­pi­ga pa­ra ou­tro au­xi­li­ar que ex­traía os “ca­be­los” im­preg­na­dos den­tre os grãos e a se­guir  a en­tre­ga­va ao en­car­re­ga­do de ra­lar. En­quan­to tra­ba­lha­vam, con­ver­sa­vam ale­gre­men­te. La­va­va-se o ta­cho, acen­dia-se o fo­go, tem­pe­ra­va-se mas­sa que era der­ra­ma­da em um re­ci­pi­en­te, ti­po  sa­co­la, fei­to de pa­lhas da­que­las es­pi­gas. Pa­ra que os pa­co­tes não se abris­sem, pren­dia-os com bar­ban­te ou fi­os de pa­lha ou com  ti­ras de bor­ra­cha (co­mu­men­te mui­to usa­das pa­ra pro­te­ger de blo­cos de no­tas mo­ne­tá­rias) e os pu­nham na água con­ti­da no in­te­ri­or do ta­cho.  Den­tro de 30 a 40 mi­nu­tos es­ta­vam pron­tas as pa­mo­nhas.

Ha­via “pro­du­tos de es­ta­ção ou de épo­ca”. Mi­lho ver­de co­bria o pe­rí­o­do de de­zem­bro a fe­ve­rei­ro. Tem­po das man­gas, das ga­bi­ro­bas, do ca­ju­zi­nho do cam­po, dos ara­ti­cuns. Os dois úl­ti­mos se vi­ram de­vo­ra­dos pe­lo “pro­gres­so”. To­do tem­po é tem­po de man­ga, to­do tem­po é tem­po de mi­lho ver­de, cu­rau, an­gu,pa­mo­nha. Não exis­te mais car­ro­cei­ro a ven­der mi­lho de por­ta em por­ta. O que se mer­ca­de­ja de por­ta em por­ta são pa­mo­nhas tran­spor­ta­das em mo­to­ci­cle­tas, tri­ci­clos, pe­ru­as, car­ros de pas­sei­os. Ou­vi, vá­ri­as ve­zes, em Go­i­â­nia, o anún­cio pe­lo ser­vi­ço de som do mer­ca­dor: “Pa­mo­nha de sal, pa­mo­nha de do­ce, pa­mo­nha quen­ti­nha, va­mos che­gan­do e le­van­do”. Sur­gi­ram as lan­cho­ne­tes que pro­du­zem e ven­dem es­se  sa­bo­ro­so bo­lo  bem bra­si­lei­ro de ori­gem in­dí­ge­na. Em mui­tos la­res – tal­vez a mai­o­ria de­les – não se ra­la o mi­lho, não se ela­bo­ra cu­rau, an­gu ou pa­mo­nha. Pou­cos vão à fei­ra com­prar mi­lho ver­de pa­ra es­ses fins. Ad­qui­rir seus de­ri­va­dos é mais con­for­tá­vel. O la­do ne­ga­ti­vo des­sa his­tó­ria foi o fim das con­fra­ter­ni­za­ções em tor­no do ra­lo, das pa­lhas, das es­pi­gas, da “pa­mo­nha­da”.

 

(Fi­la­del­fo Bor­ges de Li­ma – bor­ges­li­[email protected])

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