Opinião

A importância da química verde para a indústria de beleza

Diário da Manhã

Publicado em 26 de fevereiro de 2018 às 22:55 | Atualizado há 7 anos

Em bus­ca de for­mu­la­ções efi­ci­en­tes e sus­ten­tá­veis, a in­dús­tria de be­le­za in­ves­te, ca­da vez mais, em so­lu­ções pro­ve­ni­en­tes de uma ca­deia pro­du­ti­va lim­pa e 100% ras­tre­á­vel. Es­sa pre­o­cu­pa­ção es­tá ali­nha­da a um com­por­ta­men­to do con­su­mi­dor, que es­tá mais exi­gen­te e com uma con­sci­ên­cia mais ver­de.

Uma pro­va dis­so es­tá na aná­li­se re­a­li­za­da pe­la em­pre­sa ale­mã es­pe­cia­li­za­da em es­tu­dos de mer­ca­do GFK, ao apon­tar que 40% dos con­su­mi­do­res bra­si­lei­ros acre­di­tam que as em­pre­sas de­vem ser am­bien­tal­men­te res­pon­sá­veis; e 48% afir­mam ler o ró­tu­lo an­tes de com­prar qual­quer pro­du­to. O es­tu­do ain­da mos­tra que, en­tre 2011 e 2016, a pre­o­cu­pa­ção com a res­pon­sa­bi­li­da­de so­ci­al dos pro­du­tos, em re­la­ção a co­mo e on­de são fei­tos, cres­ceu 5%. To­dos es­ses da­dos nos mos­tram que as pes­so­as não que­rem mais sa­ber ape­nas dos be­ne­fí­ci­os que um pro­du­to pro­por­ci­o­na, elas bus­cam tam­bém in­for­ma­ções a res­pei­to dos im­pac­tos so­ci­o­am­bien­tais de to­da a ca­deia pro­du­ti­va.

Nes­se sen­ti­do, va­le des­ta­car tam­bém o re­sul­ta­do da pes­qui­sa Ba­rô­me­tro da Bi­o­di­ver­si­da­de 2017, li­de­ra­da pe­la Uni­ão pa­ra o Bi­o­Co­mér­cio Éti­co (UEBT), que ou­viu cer­ca de 16 mil pes­so­as de di­fe­ren­tes paí­ses do mun­do, in­clu­si­ve do Bra­sil, e apon­tou que 73% dos en­tre­vis­ta­dos se sen­tem bem quan­do com­pram um pro­du­to que res­pei­ta a bi­o­di­ver­si­da­de. Além dis­so, 72% dis­se­ram que es­tão mais in­te­res­sa­dos em com­prar pro­du­tos de em­pre­sas que dão aten­ção à bi­o­di­ver­si­da­de.

Di­an­te des­se ce­ná­rio, é pos­sí­vel afir­mar que a quí­mi­ca ver­de ga­nha for­ça! Mas o que é a quí­mi­ca ver­de? A trans­for­ma­ção dos in­su­mos na­tu­ra­is, as fun­cio­na­li­da­des das ma­té­rias-pri­mas so­ma­das a di­fe­ren­tes pro­ces­sos e tec­no­lo­gi­as, que além de eli­mi­nar da for­mu­la­ção sub­stân­cias no­ci­vas às pes­so­as e ao meio am­bi­en­te, dão ori­gem à in­gre­di­en­tes ino­va­do­res e al­ta­men­te efi­ca­zes, pro­por­ci­o­nan­do be­ne­fí­ci­os di­re­tos na sa­ú­de do con­su­mi­dor.

Va­le des­ta­car tam­bém a im­por­tân­cia da ras­tre­a­bi­li­da­de da ca­deia pro­du­ti­va, pois é ne­ces­sá­rio que to­do o pro­ces­so de de­sen­vol­vi­men­to e fa­bri­ca­ção se­ja ras­tre­a­do e tran­spa­ren­te, com im­pac­tos po­si­ti­vos em to­dos os elos da ca­deia. Nes­se sen­ti­do, uma ma­té­ria-pri­ma na­tu­ral, pro­du­zi­da por meio do tra­ba­lho de co­o­pe­ra­dos e agri­cul­to­res fa­mi­lia­res, que, em vez de des­ma­ta­rem, pre­ser­vam os re­cur­sos da na­tu­re­za e co­mer­cia­li­zam seus fru­tos e se­men­tes de for­ma res­pon­sá­vel, fo­men­ta di­re­ta­men­te uma eco­no­mia cir­cu­lar e a con­ser­va­ção da flo­res­ta em pé. Es­se ti­po de ini­ci­a­ti­va pro­mo­ve o de­sen­vol­vi­men­to so­ci­o­e­co­nô­mi­co, ga­ran­te o res­pei­to à bi­o­di­ver­si­da­de e es­ti­mu­la os in­ves­ti­men­tos na uti­li­za­ção con­sci­en­te dos re­cur­sos.

As­sim co­mo nos exem­plos ci­ta­dos na in­dús­tria de be­le­za, é im­por­tan­te res­sal­tar que to­dos os se­to­res da eco­no­mia pre­ci­sam ter a mes­ma con­sci­ên­cia di­an­te do te­ma. Afi­nal, as em­pre­sas que bus­cam o for­ta­le­ci­men­to no mer­ca­do pre­ci­sam es­tar ali­nha­das às ne­ces­si­da­des de con­su­mo da po­pu­la­ção e en­ga­ja­das em de­sen­vol­ver pro­du­tos ob­ti­dos por meio de sis­te­mas de pro­du­ção to­tal­men­te tran­spa­ren­tes e li­vres de sub­stân­cias sin­té­ti­cas.

Por­tan­to, di­an­te da ques­tão, é im­por­tan­te en­ten­der que a quí­mi­ca ver­de tem um pa­pel es­sen­cial no mer­ca­do glo­bal, pois sur­giu pa­ra pro­mo­ver o equi­lí­brio eco­nô­mi­co, so­ci­al e am­bien­tal. Ho­je, po­de­mos afir­mar que o te­ma é mui­to mais que uma ten­dên­cia, tor­nou-se uma re­a­li­da­de e, por con­ta dis­so, as em­pre­sas que apos­tam nes­se con­cei­to, es­tão à fren­te e pron­tas pa­ra li­de­rar es­se mo­vi­men­to em prol do de­sen­vol­vi­men­to de pro­du­tos mais lim­pos, com ro­tu­la­gens ca­da vez mais cla­ras, se­gu­ros e al­ta­men­te efi­ca­zes.

 

(Ma­ri­an­na Cyril­lo, ge­ren­te de Marke­ting da Be­ra­ca, lí­der glo­bal no for­ne­ci­men­to de in­gre­di­en­tes na­tu­ra­is pro­ve­ni­en­tes da bi­o­di­ver­si­da­de bra­si­lei­ra pa­ra as in­dús­tri­as de cos­mé­ti­cos, pro­du­tos far­ma­cêu­ti­cos e cui­da­dos pes­so­ais)

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias