O porquê do mosquito da febre amarela. Por que manter os criatórios?
Diário da Manhã
Publicado em 25 de fevereiro de 2018 às 01:21 | Atualizado há 7 anosOs mosquitos em geral se proliferam porque há um ambiente que propicia o seu desenvolvimento em árvores nativas ou no baixeiro de outras, normalmente em parques naturais ou ecológicos mantidos pelas reservas da Biosfera e principalmente pelos ecologistas ambientais. Infelizmente estes são muito manipulados pelas ONGs como o GREENPAECE que estão aqui em nosso país somente para atrapalhar o nosso desenvolvimento, talvez também para facilitar para as multinacionais fabricantes de vacinas de febre amarela para poder vender e desovar as vacinas, ganhando assim grandes subsídios nas nossas costas. Assim como ocorreu a mais ou menos 10 anos atrás com a introdução da ferrugem asiática da soja no Brasil, introduzida inicialmente no estado da Bahia, em seguida se espalhado para Goiás e para todo o país. Com esta doença vieram grandes despesas com fungicidas e defensivos em geral para o controle desta praga. E se não combater nada se produz.
Temos que incentivar a nossa Embrapa e Emater, como foi na época dos anos 70 durante o regime da ditadura militar. Introduzir ou implantar algumas árvores exóticas ao lado dos criatórios, como eucaliptos ou outras espécies, que espantariam os mosquitos e evitariam estes focos, a exemplo de outros locais no nosso país que não tem este mosquito. A Embrapa já contribuiu muito com o desenvolvimento do nosso agronegócio, que de importador de alimentos passamos a ser exportadores de grande potencial. Com isto poderíamos espantar em muito este problema que já vem de anos e tanto mal traz a nossa comunidade.
Poderíamos copiar também algumas atitudes como nos países Europeus em que muitos não têm mais árvores nativas, mas sim exóticas, contribuindo em muito com o meio ambiente, com a total eliminação das fuligens e poeiras do ar, e também contribuindo economicamente para quem planta. Assim poderíamos melhorar as nossas nascentes como eu fiz na minha propriedade, além de fazer recuperar áreas degradadas também, ou melhorar as margens de nossos córregos e rios, evitando as estiagens e enchentes.
Em caso de dúvidas estou aqui para ajudar e contribuir para solucionar estes problemas e outros.
(Arno Bruno Weis, escritor)
]]>