Opinião

A arte e a sabedoria de gerir

Diário da Manhã

Publicado em 22 de fevereiro de 2018 às 23:43 | Atualizado há 7 anos

O te­ma não é no­vo, mas é fun­da­men­tal. Ges­tão: vi­ta­li­da­de das em­pre­sas. Es­ta é a abor­da­gem.

Ar­te – de­vi­do ao fa­to de re­que­rer sem­pre ino­va­ção/cri­a­ti­vi­da­de. Sa­be­do­ria – pe­la ra­zão de que o ges­tor pre­ci­sa ser co­nhe­ce­dor pro­fun­do da sua área de atu­a­ção, a nu­an­ces, os­ci­la­ções, mu­dan­ças con­tí­nu­as no ce­ná­rio eco­nô­mi­co, po­lí­ti­co, fi­nan­cei­ro em ge­ral.

Es­tu­dar sem­pre, atu­a­li­zar-se di­a­ria­men­te, es­tar co­nec­ta­do com o ver­da­dei­ro sig­ni­fi­ca­do de um mun­do cor­po­ra­ti­vo, in­te­ra­gir com as to­das as áre­as, es­tar aber­to pa­ra ou­vir su­ges­tões de me­lho­ria, tra­zer va­lo­res po­si­ti­vos.

Es­tar ci­en­te do seu grau de res­pon­sa­bi­li­da­de, ter um olhar abran­gen­te, vi­su­a­li­zar a fren­te, sa­ber to­mar de­ci­sões as­ser­ti­vas, afi­nal es­ta é uma das prin­ci­pa­is ra­zões pa­ra ocu­par uma po­si­ção de ges­tor – o re­sul­ta­do cres­cen­te e  agre­ga­dor que se­rá pro­du­zi­do pe­lo seu tra­ba­lho.

Ser par­ti­ci­pa­ti­vo com sua equi­pe, tra­zê-los pa­ra si, in­cen­ti­var os pon­tos po­si­ti­vos, cor­ri­gir atra­vés de fe­ed­back os pon­tos de me­lho­ria, in­di­vi­dual­men­te.

Es­tar in­te­gra­do com o mun­do de for­ma ma­cro. As­su­mir er­ros de per­cur­so, mas sa­ber di­re­cio­nar, ela­bo­rar es­tra­té­gias se­gu­ras, ca­pa­ci­tar pes­so­as e “co­lo­car a mão na mas­sa” sem­pre que for pre­ci­so. O exem­plo é mais for­te do que sim­ples­men­te de­le­gar.

Mes­mo em tem­pos tão avan­ça­dos, é pos­sí­vel en­con­trar em gran­des em­pre­sas (ain­da), ges­to­res sem téc­ni­ca, sem co­nhe­ci­men­to da re­a­li­da­de or­ga­ni­za­cio­nal ho­je, que ten­tam fa­zer uma ad­mi­nis­tra­ção ul­tra­pas­sa­da, e mui­tas ve­zes equi­vo­ca­da, ge­ran­do com is­so e ob­via­men­te, pre­ju­í­zo as em­pre­sas. Se­jam eles fi­nan­cei­ros, ma­te­ri­ais, per­ca de ta­len­tos que po­dem tra­zer ex­ce­len­tes e ri­cas con­tri­bui­ções.

É ne­ces­sá­rio ver além da­qui. Sa­ber on­de se quer che­gar, o quan­to se quer cres­cer, con­tar com ges­to­res que se­jam re­al­men­te o di­fe­ren­ci­al. E as­sim to­dos cres­cem, tu­do se tor­na aus­pi­cio­so, pro­mis­sor.

Não há mui­to tem­po pa­ra mo­de­lar co­la­bo­ra­do­res de ges­tão, es­tes pre­ci­sam es­tar pron­tos pa­ra a di­nâ­mi­ca ace­le­ra­da em que vi­ve­mos.

Ca­mi­nhe­mos pa­ra a evo­lu­ção!

 

(San­dra Al­ves de Frei­tas, ad­mi­nis­tra­do­ra de em­pre­sas)

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