Opinião

Na encruzilhada da moral, o bem embala o mal

Diário da Manhã

Publicado em 21 de fevereiro de 2018 às 21:57 | Atualizado há 7 anos

“A coi­sa sa­gra­da é aque­la que o pro­fa­no não de­ve to­car, e não po­de to­car com im­pu­ni­da­de”

(Durkheim)

 

O ver­da­dei­ro co­nhe­ci­men­to de­ve ser co­mu­ni­cá­vel, e, na pers­pec­ti­va fe­mi­nis­ta, há que fo­car nos efei­tos que pro­vo­cam o gê­ne­ro quan­do da in­ter­pre­ta­ção e te­o­ri­za­ção so­ci­o­ló­gi­ca, o que não é no­vi­da­de por ser te­o­ria, há tem­pos, pro­cla­ma­da pe­las mu­lhe­res en­ga­ja­das na lu­ta por igual­da­de, equi­da­de e ocu­pa­ção de es­pa­ços de­li­mi­ta­dos por uma so­ci­e­da­de ca­pi­ta­lis­ta pós-mo­der­na efê­me­ra, vi­o­len­ta e vo­lá­til (Col­lins). A vi­o­lên­cia san­ta de­ter­mi­na uma par­ce­la so­ci­al fa­vo­re­ci­da a ní­vel in­di­vi­dual e so­ci­al, tam­bém, quem é pro­fa­no. Vic­to­ria Lee Erickson dis­cu­te no li­vro “On­de o si­lên­cio fa­la: fe­mi­nis­mo, te­o­ria so­ci­al e re­li­gi­ão” o que pa­ra Durkheim re­pre­sen­ta um dos pa­péis da vi­o­lên­cia na re­li­gi­ão, o qual apa­re­ce re­pre­sen­ta­do no con­jun­to de cren­ças e ri­tos, coi­sas re­ais, nas­ci­men­to e mor­te.

Mar­ta e Ma­ria fi­gu­ra­ri­am – na for­ma­ção cris­tã – co­mo mo­de­los an­ti­té­ti­cos, pa­ra os qua­is há pou­ca pos­si­bi­li­da­de de con­vi­vên­cia di­a­ló­gi­co-cons­tru­ti­va: “Ca­re­ce in­da­gar se exis­tem so­men­te as pos­si­bi­li­da­des ex­tre­mas, co­mo aque­la que é ques­ti­o­na­da, a que se es­for­ça; ou­tra, a ele­va­da a si­len­ci­ar, pro­tó­ti­pos ou es­te­re­ó­ti­pos que con­tri­bu­í­ram pa­ra uma cons­tru­ção equi­vo­ca­da acer­ca das di­fe­ren­tes pos­si­bi­li­da­des e dons que pre­ci­sam in­te­ra­gir e se fa­zem pre­sen­tes, mui­tas ve­zes, não ape­nas en­tre pes­so­as, mas tam­bém den­tro da pró­pria pes­soa. De que adi­an­ta Ma­ria as­sen­ta­da, o tem­po to­do, aos pés de Je­sus? Que dis­cí­pu­la é es­sa que nem se­quer fa­la? De que ser­ve Mar­ta an­sio­sa e dis­per­sa por cau­sa da so­bre­car­ga e ex­pec­ta­ti­vas mais in­ter­nas que ex­ter­nas de po­der e ter de fa­zer tu­do? Que Je­sus é es­se que aqui se apre­sen­ta?” (Rei­mer, 2010).

A re­li­gi­ão é, por­tan­to, uma ma­nei­ra de co­nhe­cer a re­a­li­da­de e po­der re­fle­ti-la por clas­si­fi­car, es­ta­be­le­cer e sa­cra­li­zar a iden­ti­da­de, além de de­fi­nir o ho­mem e seu es­pa­ço no uni­ver­so (MOL, 1976). A dou­tri­na­ção con­si­de­ra con­tro­lar iden­ti­da­des so­ci­al­men­te con­ce­bi­das, man­ter a or­dem, ga­ran­tir a iden­ti­da­de fu­tu­ra e a sa­cra­li­za­ção “mo­di­fi­ca, ob­strui ou (se ne­ces­sá­rio) le­gi­ti­ma a mu­dan­ça” (idem) on­de o sa­gra­do con­ti­nua a re­a­pa­re­cer na re­a­li­da­de mo­der­na es­ta­be­le­cen­do dis­tin­ções. As cren­ças e ri­to re­li­gi­o­sos de­ter­mi­nam o que é sa­gra­do ou pro­fa­no, ex­clu­em. Pa­ra Durkheim as pes­so­as en­ten­dem o pre­sen­te com­pre­en­den­do o pas­sa­do e a re­li­gi­ão con­tri­bu­iu na for­ma­ção do in­te­lec­to por ser al­go imi­nen­te­men­te so­ci­al, pois a re­fle­xão re­li­gi­o­sa é al­go mais que a so­ma de pen­sa­men­tos in­di­vi­dua­is já que na re­li­gi­ão es­tá a ori­gem da so­ci­e­da­de e mo­ra­li­da­de do co­nhe­ci­men­to.

É im­por­tan­te lem­brar que “a dis­tin­ção en­tre o sa­gra­do e o pro­fa­no é en­con­tra­da em um pen­sa­men­to que tem con­se­quên­cias ma­te­ri­ais” (Erickson, 1996, p. 32) co­mo a ma­nu­ten­ção da or­dem – ati­vi­da­de sa­gra­da – pe­lo vi­és da di­vi­são so­ci­al do tra­ba­lho. Pa­ra a so­ci­o­lo­gia re­li­gi­o­sa de Durkheim há o en­ten­di­men­to de que “o sa­gra­do” é ge­ne­ri­ca­men­te mas­cu­li­no e o “pro­fa­no”, ge­ne­ri­ca­men­te fe­mi­ni­no (p. 34), fa­to que trás uma in­ter­pre­ta­ção im­plí­ci­ta da vi­o­lên­cia con­tra as mu­lhe­res. O bem e o mal na­da mais são que – den­tro da ca­te­go­ria da mo­ra­li­da­de – du­as es­pé­ci­es opos­tas da mes­ma clas­se (Durkheim, 1965, p. 53-54). A vi­da re­li­gi­o­sa não an­da com o pro­fa­no a mes­ma tri­lha, é nes­sa en­cru­zi­lha­da que o so­ci­ó­lo­go in­te­res­sa em seus es­tu­dos, atrás de com­pre­en­der a ir­ra­ci­o­na­li­da­de do pro­fa­no e a ra­ci­o­na­li­da­de do sa­gra­do – um mis­té­rio e du­a­lis­mo que per­mi­te a dis­tin­ção en­tre ma­gia e re­li­gi­ão, sem­pre uma ten­são re­cí­pro­ca.

Os in­di­ví­duos “uti­li­zam” a ma­gia, mas es­ta não cria pa­ra eles uma co­mu­ni­da­de mo­ral, por­que “não exis­te Igre­ja na ma­gia” (p. 37). Ca­da in­di­ví­duo car­re­ga dois se­res a co­e­xis­tir den­tro de­le, o to­tem co­le­ti­vo faz par­te da con­di­ção ci­vil de ca­da um en­quan­to re­gra he­re­di­tá­ria a qual acei­ta a ideia do to­tem do clã que exis­te sem o in­di­vi­dual, nes­te ca­so, o in­di­ví­duo o acei­ta co­mo seu por ser es­te sím­bo­lo de “deus” tor­na­do um só jun­to com a so­ci­e­da­de (Durkheim) are­na on­de tan­to a so­ci­e­da­de to­tê­mi­ca quan­to seu deus usam de vi­o­lên­cia: “ Os ho­mens en­xer­gam ago­ra mais […] tor­nam-se di­fe­ren­tes […] só con­se­guem se sa­tis­fa­zer atra­vés de ações vi­o­len­tas, he­ro­ís­mo so­bre-hu­ma­no, bar­ba­ris­mo” (1965, p. 239-41), for­ças  com ori­gem nas ex­pe­ri­ên­cias co­le­ti­vas que cri­am “he­róis e as­sas­si­nos” a par­tir de uma ba­se mo­ral fo­ra do eu, quan­do na­ções in­tei­ras po­dem ser con­ven­ci­das por ri­tu­ais re­li­gi­o­sos que a vi­o­lên­cia sa­gra­da é jus­ti­fi­ca­da (p. 250). Exem­plos des­sa bar­bá­rie a qua­se des­tru­i­ção dos ju­deus por Hit­ler, a es­cra­vi­dão nos Es­ta­dos Uni­dos, a re­la­ção abu­si­va ma­cho x fê­mea, ou, os abu­sos do ma­ri­do con­tra a es­po­sa.

O po­der mo­ral – que é a so­ci­e­da­de – exis­te por­que ge­ra um deus po­de­ro­so do qual o adep­to de­pen­de, pois “[o cul­to] não tem o ob­je­ti­vo úni­co de fa­zer com que os su­jei­tos pro­fa­nos se co­mu­ni­quem com os se­res sa­gra­dos […]” (p. 388). Es­te po­der ou for­ça re­li­gi­o­sa dá às pes­so­as o con­tro­le das ati­vi­da­des e res­pos­tas so­ci­ais atra­vés do pen­sa­men­to abs­tra­to, quan­do, por trás da re­li­gi­ão re­pou­sa a von­ta­de de ex­clu­ir o pro­fa­no, o fe­mi­ni­no, por ser a re­li­gi­ão re­du­tí­vel a gru­pos ex­clu­si­vos que do­mi­nam o ex­cluí­do, por ser ela a fer­ra­men­ta da ex­clu­são, ou a re­li­gi­ão que faz o ho­mem. O ser so­ci­al dei­xa de per­ten­cer ao co­le­ti­vo fe­mi­ni­no pas­san­do a in­te­grar a co­mu­ni­da­de/so­ci­e­da­de dos ho­mens, on­de um deus exi­ge con­tro­le e sa­cri­fí­cio, ex­clu­são do pro­fa­no, mes­mo que sob o vi­és da vi­o­lên­cia. Es­te fe­nô­me­no ali­men­ta a re­li­gi­ão cu­ja vi­da so­ci­al ex­clui as mu­lhe­res e as se­pa­ra, pe­lo vi­és da tran­scen­dên­cia des­ti­na­da ao do­mí­nio de dois mun­dos, o ide­al mo­ral e o mun­do or­di­ná­rio.

Na con­tra­mão do dis­cur­so sa­gra­do e ma­chis­ta, Lou Sa­lo­mé foi, de fa­to, uma mu­lher mui­to à fren­te de seu tem­po. Um de seus pen­sa­men­tos mais fa­mo­sos – ex­tre­ma­men­te atu­al – ape­sar de es­cri­to há um sé­cu­lo: “Ou­se, ou­se… Ou­se tu­do! Não te­nha ne­ces­si­da­de de na­da! Não ten­te ade­quar sua vi­da a mo­de­los, nem quei­ra vo­cê mes­mo ser um mo­de­lo pa­ra nin­guém. Acre­di­te: a vi­da lhe da­rá pou­cos pre­sen­tes. Se vo­cê quer uma vi­da, apren­da a rou­bá-la! Ou­se, ou­se tu­do! Se­ja na vi­da o que vo­cê é, acon­te­ça o que acon­te­cer. Não de­fen­da ne­nhum prin­cí­pio, mas al­go de bem ma­ra­vi­lho­so. Al­go que es­tá em nós e que quei­ma co­mo o fo­go da vi­da!” (Guias de Fi­lo­so­fia), con­tra­ri­an­do o po­der sa­gra­do que ce­le­bra vi­das frag­men­ta­das, con­ta­mi­na­do pe­lo pro­fa­no nu­ma are­na on­de a pu­ri­fi­ca­ção, o se­xo, a for­ça e a vi­o­lên­cia ca­mi­nham fa­zen­do som­bra um ao ou­tro.

Es­ta se­gre­ga­ção sus­ten­ta­da pe­la for­ça e vi­o­lên­cia des­trói a to­ta­li­da­de da se­xu­a­li­da­de, cria ten­são re­cí­pro­ca en­tre dois se­xos nu­ma so­ci­e­da­de na qual o ca­sa­men­to vem a con­tro­lar os re­la­ci­o­na­men­tos in­di­vi­dua­is, ne­gan­do aces­so a ou­tras for­mas de re­la­ci­o­na­men­tos, o que afe­ta os gê­ne­ros de uma ma­nei­ra di­fe­ren­te. De acor­do com Durkheim, on­de “a mu­lher é mais um pro­du­to da na­tu­re­za do que um ser so­ci­al” (1951, p. 385), ob­je­to sem al­ma nem cor­po, es­pí­ri­to ou for­ça, e que a po­e­ti­sa Co­ra Co­ra­li­na con­tra­diz ao dar à po­e­sia vi­da e co­ra­gem ao re­fe­ren­ci­ar seu la­bor di­á­rio em bus­ca de so­bre­vi­vên­cia e re­pre­sen­ta­ti­vi­da­de: “Eu sou a mu­lher mais an­ti­ga do mun­do, plan­ta­da e fe­cun­da­da no ven­tre es­cu­ro da ter­ra” (1985, p. 109, apud Richter, p. 57). “O ca­sa­men­to “re­gu­la a vi­da da pai­xão”, cri­an­do “um equi­lí­brio mo­ral que fa­vo­re­ce o ma­ri­do” (Durkheim, 1951, 270). É pre­ci­so que um dos se­xos se­ja ne­ces­sa­ria­men­te sa­cri­fi­ca­do, e a úni­ca so­lu­ção é es­co­lher o me­nor dos dois ma­les?” (idem, p. 384).

E o au­tor pros­se­gue: “Es­sas ‘ten­dên­cias de­sin­te­res­sa­das’ cons­ta­tam que as mu­lhe­res não eram ‘fra­cas’, mas que se tor­na­ram as­sim com a ‘pro­gres­são da mo­ra­li­da­de’” (1984, p. 18). Um es­pec­tro da di­vi­são so­ci­al do tra­ba­lho apon­ta, pa­ra Durkheim, que “o tra­ba­lho da mu­lher e seu pa­pel es­tá am­pla­men­te re­la­ci­o­na­do com seu es­ta­do in­fe­ri­or e me­nos de­sen­vol­vi­do, es­ta­do es­te que tor­na pos­sí­vel o ca­sa­men­to” (p. 64). Es­ta mo­ra­li­da­de pu­ni­ti­va ex­põe ou­tro fa­to: “Ba­ter nu­ma cri­an­ça é per­mis­sí­vel quan­do o ob­je­ti­vo é o en­si­no da im­por­tân­cia mo­ral” (1973a, p. 201). A so­li­da­ri­e­da­de or­gâ­ni­ca re­quer um sis­te­ma ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­do que im­po­nha boa fé e a ab­sten­ção da for­ça e da frau­de no con­tra­to (p. 67), da an­ti­no­mia en­tre in­di­ví­duo e a so­ci­e­da­de, sa­gra­do do pro­fa­no, mas­cu­li­no do fe­mi­ni­no. Um mun­do on­de as brin­ca­dei­ras dos me­ni­nos são mais “prag­má­ti­cas” que as das me­ni­nas to­le­ran­tes, con­ci­li­a­do­ras, ino­va­do­ras.

A uni­da­de mãe e fi­lha per­mi­te que as mu­lhe­res se­jam se­res in­di­vi­dua­is re­ais umas pa­ra as ou­tras, en­quan­to o “dra­ma do pai” as es­tig­ma­ti­za co­mo ob­je­tos (p. 74), de acor­do com Marx, a opres­são das mu­lhe­res ma­te­ri­al e his­tó­ri­ca, e, mes­mo den­tro da clas­se pro­le­tá­ria, no mun­do oci­den­tal, o se­xo con­du­zi­do no po­der da do­mi­na­ção pe­la mas­cu­li­ni­da­de, se­xu­a­li­da­de, vi­o­lên­cia, mor­te, num mun­do on­de a mu­lher re­pre­sen­ta a an­ti­ga re­li­gi­ão (pré-to­tê­mi­ca) das for­ças pri­mi­ti­vas, o ho­mem, a ra­zão, a lei e a or­dem. O ho­mem se ba­seia no er­ro ne­ga­ti­vo, es­tu­pro, ho­mi­cí­dio se­xu­al e por­no­gra­fia (Hartsock), as mu­lhe­res no eros po­si­ti­vo, na ener­gia, ca­pa­ci­da­de  po­ten­ci­al (p. 77). “Na re­pro­du­ção, o es­per­ma e o óvu­lo se unem pa­ra for­mar uma no­va en­ti­da­de, mas eles o fa­zem a par­tir da mor­te e do de­sa­pa­re­ci­men­to de dois se­res se­pa­ra­dos” (Hartsock, 1983, p. 244).

Os ani­mais, de acor­do com Durkheim, “só co­nhe­cem o mun­do, os ho­mens co­nhe­cem o ide­al”, por ra­zões de po­der e do­mi­na­ção, quan­do os ho­mens, no in­ten­to de re­pro­du­zir o mun­do ide­al, sa­tis­fa­zem su­as ne­ces­si­da­des, sem sa­ber que o mun­do só po­de exis­tir se fi­zer a par­tir da sa­tis­fa­ção na­tu­ral e ani­mal, se­gun­do Marx We­ber, “as re­gras de­vem go­ver­nar os de­se­jos” (p. 84). A re­li­gi­ão é o mo­do pe­lo qual a iden­ti­da­de mas­cu­li­na es­tá sa­cra­li­za­da. Ela “de­vol­ve a to­ta­li­da­de às vi­das di­la­ce­ra­das pe­las mu­dan­ças” (MOL, 1976, p. 95). Os ani­mais, de acor­do com Durkheim, “só co­nhe­cem o mun­do, os ho­mens co­nhe­cem o ide­al”, por ra­zões de po­der e do­mi­na­ção, quan­do os ho­mens, no in­ten­to de re­pro­du­zir o mun­do ide­al, sa­tis­fa­zem su­as ne­ces­si­da­des, sem sa­ber que o mun­do só po­de exis­tir se fi­zer a par­tir da sa­tis­fa­ção na­tu­ral e ani­mal.

Se­gun­do Marx We­ber, “as re­gras de­vem go­ver­nar os de­se­jos”. Cem por cen­to dos ho­mens – (des) hu­ma­ni­za­dos – não con­se­guem uti­li­zar 10%  da sua ca­be­ça ani­mal, não per­ce­bem o fe­nô­me­no. Al­go que pu­lu­la em an­sie­da­de – da ja­ne­la am­bien­tal, por exem­plo – ques­tão de vi­da e mor­te que tam­bém o ca­pi­ta­lis­mo to­mou en­quan­to lu­cro: ques­tão da água, da qual so­mos fei­tos em cer­ca de “70%, ain­da que te­nha­mos com­po­si­ção de ter­ra e tam­bém par­tí­cu­las su­ba­tô­mi­cas e on­das ele­tro­mag­né­ti­cas fa­zem par­te de nós e nos in­ter­li­gam com to­da vi­da no pla­ne­ta e no uni­ver­so” (BOFF, 2000 e 2009, apud Richter 2010, p. 31). Em seu mo­do e es­for­ço de cri­ar e sus­ten­tar a for­ça vi­o­len­ta e do­mi­na­do­ra da so­ci­e­da­de dos ho­mens, a re­li­gi­ão trans­for­mou a al­ma. O ca­pi­ta­lis­mo não re­co­nhe­ce o di­rei­to nem a ne­ces­si­da­de bá­si­ca pri­mor­di­al da na­tu­re­za que a tu­do dá vi­da, trans­for­ma e re­tor­na às cin­zas. Es­te pro­ces­so não na­tu­ral, mer­ca­do­ló­gi­co, trans­mu­ta, re­cria e co­pia na ân­sia do lu­cro e sua acu­mu­la­ção, sem le­var a sé­rio as no­vas des­co­ber­tas no cam­po da fí­si­ca e da bi­o­lo­gia en­quan­to ques­tões ma­te­má­ti­cas e exa­tas, de vi­da e mor­te que des­per­tam cer­te­zas e dú­vi­das.

De­ve­rí­a­mos nos con­sci­en­ti­zar e tal­vez nos tor­nar mais ap­tos/as e há­beis pa­ra uma so­li­da­ri­e­da­de pri­má­ria sub­stan­ci­al com to­das as for­mas de vi­da. Ques­tão de gê­ne­ro que re­cor­re à eco­no­mia, cul­tu­ra, et­ni­ci­da­de, re­li­gi­ão e po­si­ção po­lí­ti­ca, “a prá­xis so­li­dá­ria na cons­tru­ção dos sa­be­res e fa­ze­res po­de di­mi­nu­ir ou trans­for­mar o ace­le­ra­do pro­ces­so de de­sin­te­gra­ção da na­tu­re­za num pro­ces­so de ar­re­pen­di­men­to, cui­da­do e re­ve­rên­cia di­an­te da vi­da” (Richter, p. 31), vi­da es­ta que in­clui a ques­tão de gê­ne­ro, de se­xos, iden­ti­da­des, po­der, re­pre­sen­ta­ti­vi­da­de, sub­mis­são ou lu­ta da so­ci­e­da­de pós-mo­der­na que de­ter­mi­na re­pre­sen­ta­ções e re­la­ções lí­qui­das, uma co­le­ti­vi­da­de li­ber­ta a par­tir do er­gu­i­men­to de mu­ros e do cla­mor da se­gu­ran­ça que trans­for­ma a gai­o­la das li­ber­da­des no pa­ra­í­so, o que Ni­etzsche cha­mou “a gran­de men­ti­ra” en­tre as mas­sas e eli­te, do­mi­na­dos e do­mi­na­do­res, ato po­lí­ti­co de fil­trar as vo­zes, a par­tir da his­tó­ria, e re­clas­si­fi­cá-las co­mo gru­po sem voz. An­tes de es­ta­be­le­ce­rem-se co­mo in­di­ví­duos com voz e al­ma, con­ti­nuam a fa­lar no es­cu­ro.

E o pul­so, ain­da pul­sa!

 

(An­tô­nio Lo­pes, es­cri­tor, fi­ló­so­fo, pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio, mes­tre em Ser­vi­ço So­ci­al e dou­to­ran­do em Ci­ên­cias da Re­li­gi­ão/PUC-Go­i­ás, mes­tran­do em Di­rei­tos Hu­ma­nos/UFG, mem­bro do Con­se­lho Edi­to­ri­al da Kelps Edi­to­ra)

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