Entretenimento

O sódio escondido

Redação

Publicado em 21 de fevereiro de 2018 às 00:21 | Atualizado há 7 anos

Nutricionistas e personal trainers indicam que a ori­gem da frustração de man­ter uma rotina de dieta e exercícios sem resultados na balança pode estar em algo bem pequeno, que nor­malmente passa desperce­bido. Eles defendem que o verdadeiro vilão das dietas tem apenas três letras: sal.

A maioria das pessoas in­gere, sem saber, 75% de sal através de alimentos pron­tos, não do saleiro. Muitas comidas tidas como “sau­dáveis” ou “com baixo teor de gordura” também apre­sentam grande quantida­de de sal. Um estudo publi­cado na Obesity Research mostra que dietas ricas em sal estão diretamente asso­ciadas ao aumento das cé­lulas de gordura no corpo. Ele ainda é o responsável por reter líquido e danifi­car o coração, cérebro, rins e artérias.

No livro Dieta antissal, as autoras Tammy Lakatos Shames e Lyssie Lakatos es­tabelecem um guia deta­lhado baseado na mudança de hábitos, capaz de acabar com o temido “efeito sanfo­na”. Elas ensinam como in­corporar à dieta alimentos­-chaves, classificados como anti-inchaço, limpadores e emagrecedores. Substituir uma garrafa de chá gelado industrializado por um chá verde, por exemplo, equiva­le a 16 dias de sódio a me­nos na dieta ou nove qui­los evitados em um ano. As gêmeas ainda dão dicas de receitas de baixo sódio e disponibilizam um diário alimentar para organizar a nova rotina.

 

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias