Entretenimento

Dicas para lavar o carro em casa

Redação

Publicado em 19 de fevereiro de 2018 às 21:45 | Atualizado há 7 anos

Lavar o carro por conta pró­pria pode ser uma boa solução econômica. Mas, você sabe como lavar seu carro corretamente e evitar manchas na lataria?

LOCAL

Antes de começar a lavar seu automóvel, verifique se a lataria está completamente fria. Dê pre­ferência para locais com sombra, usando água fria. Por isso, nos dias quentes ou após desligar o carro que estava em movimen­to, espere em torno de vinte mi­nutos com o carro à sombra para que a lataria possa esfriar e só de­pois disso inicie a lavação.

Este cuidado é para que o sa­bão não seque em contato com a lataria quente, provocando manchas na pintura. Por este mesmo motivo, mantenha to­das as partes do seu carro mo­lhadas até que você finalize o processo. Como o calor prejudi­ca, recomenda-se também não lavar seu carro com água mor­na ou quente, ou seja, tempera­turas acima de 60°.

PRODUTOS

Atenção para os produtos que você utiliza para lavar seu car­ro! É preferível que você compre xampus específicos para este fim ou então opte por sabão neutro. Os detergentes para lavar louças devem ser evitados porque pos­suem componentes que podem manchar a pintura.

Após lavar seu carro, você pode secá-lo com uma flane­la ou um pano que não solte fia­pos. Este cuidado serve para dar brilho e evitar manchas. Só utili­ze panos quando o carro estiver completamente limpo. Passar flanelas em seu carro sujo e seco pode arranhar seu carro, já que a poeira ficará no tecido.

Para secar os vidros, você pode fazer uso de palhetas de pa­ra-brisa, fazendo movimentos semelhantes a um rodo e retiran­do o excesso de água, sem forçar, com delicadeza.

PASSO A PASSO

Feche todos os vidros do car­ro e retire os tapetes para lavá­-los. Lave-os com sabão somen­te se necessário, o recomendável é você utilizar apenas água e de­pois deixe-os secar.

Com o auxílio de uma man­gueira, jogue bastante água na lataria do veículo, verificando se todas as partes ficaram molha­das. Dilua o xampu em um bal­de com água e ensaboe uma re­gião, enxaguando-a em seguida. Somente vá para outra quando terminar a anterior, ou seja, lave o carro por partes.

É importante que você siga uma ordem correta para lavar seu carro: teto, vidro, capô, por­ta-malas, para-choques e, por úl­timo, as rodas.

FINALIZAÇÃO

Nos pneus você pode utilizar o produto chamado pretinho, que é um silicone próprio para deixar o pneu bonito e com aparência de novo. Limpe seu carro por dentro, passando as­pirador no carpete, nos bancos e no teto. Para retirar o pó do painel e das portas, utilize um pano limpo e úmido.

Só coloque os tapetes quan­do estiverem completamente secos, para não dar mau cheiro no carro. Se preferir, pode colo­car aromatizantes de ambien­tes próprios para veículos. Você também pode improvisar com um pedaço de algodão embebi­do em perfume.

ENCERAMENTO

Seu carro já está limpo e per­fumado, mas, se você quiser en­cerá-lo, pode fazer isso para dei­xá-lo ainda mais bonito. Este processo só poderá ser feito com o carro totalmente seco, por isso deixamos para o final. Não exa­gere na quantidade de cera e não aplique-a em superfícies que não sejam completamente lisas, deixando de fora as partes plás­ticas e emborrachadas.

Aplique pequenas quanti­dades de cera de boa qualidade em cada parte, fazendo movi­mentos circulares. Para manter a mesma aparência, reponha a cera mensalmente

 

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias