Entretenimento

Narcolepsia

Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2018 às 00:30 | Atualizado há 1 semana

O sintoma mais expressivo é a “preguiça” e sonolência diur­na excessiva, que deixa o pacien­te em perigo durante a realização de tarefas comuns, como condu­zir, operar certos tipos de máqui­nas e outras ações que exigem concentração. Isso faz com que a pessoa passe a apresentar di­ficuldades no trabalho, na esco­la e, até mesmo, em casa.

Na maioria dos casos, o proble­ma é seguido de incompreensão familiar, de amigos e patrões. A so­nolência, geralmente, é confundi­da com uma situação normal, o que leva a uma dificuldade de diag­nóstico. É comum portadores da narcolepsia passarem a vida intei­ra sem se darem conta que o seu quadro é motivado por uma doen­ça, sendo tachados por todo esse tempo de preguiçosos e dormi­nhocos. No entanto, se o narcolép­tico procurar ajuda especializada, vai descobrir que é vítima de um mal crônico, cujo tratamento é fei­to por meio de estimulantes e que se pode prolongar por toda a vida.

CAUSAS

Fatores genéticos estão en­volvidos na narcolepsia, que é causada por alteração no equi­líbrio existente entre algumas substâncias químicas (neuro­transmissores) do cérebro. Em geral, o distúrbio está associado a um alelo ligado ao complexo maior de histocompatibilidade, ou seja, a uma proteína relacio­nada com a sonolência excessi­va durante o dia.

Pancreatite é uma inflamação do pâncreas, que pode ser agu­da ou crônica. O consumo de ál­cool está diretamente associado à maioria dos casos da doença. A cataplexia, isto é, a perda súbi­ta e reversível da força muscular durante a vigília, é o único sinto­ma exclusivo da narcolepsia. Os outros são: sonolência diurna ex­cessiva, anormalidades do sono REM, paralisia muscular e aluci­nações hipnagógicas.

As manifestações da narcolep­sia, principiando pela sonolência diurna excessiva, começam ge­ralmente na adolescência, quan­do piora, leva à procura médica à medida que os sintomas se agra­vam. A narcolepsia é um dos dis­túrbios do sono que pode trazer consequências individuais, so­ciais e econômicas graves.

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias