Proteína é aliada para recarregar as energias
Redação
Publicado em 16 de fevereiro de 2018 às 21:55 | Atualizado há 7 anosOs cinco dias de folia do carnaval geralmente são acompanhados pelo pouco cuidado com a alimentação, como a ingestão de alimentos altamente calóricos de baixo valor nutricional, bebidas alcoólicas e pouca atenção ao consumo de água. Dessa maneira, após o período de festas, a grande maioria das pessoas acaba adotando estratégias restritas, como as dietas da moda, para perder rapidamente o excesso das calorias consumidas.
O álcool, que é ingerido em grandes quantidades neste período, acaba sendo o grande vilão: uma lata de cerveja, por exemplo, tem em média 150 calorias “vazias”, sem nutrientes, que o organismo não aproveita e armazena em forma de gordura, causando inchaço e retenção hídrica.
A melhor maneira de voltar atrás do prejuízo é retomar os bons hábitos da boa alimentação, garantindo a reposição de vitaminas e minerais, além de uma boa hidratação. Nas refeições, a proteína é uma grande aliada para garantir mais disposição, energia e mais saciedade. De acordo com a nutricionista Priscila Bergamin, ter a ingestão adequada deste nutriente – nem pouco nem muito, é ideal para uma alimentação equilibrada, auxiliando na produção de enzimas e hormônios. “Ainda temos a produção de anticorpos, que ajuda para que o sistema imunológico não fique enfraquecido, evitando doenças e infecções”, complementa Priscila.
Apostar em lanches ricos em proteína é uma boa estratégia para diminuir o apetite e, assim, atingir bons resultados. Uma opção prática e rica em nutrientes são os iogurtes e shakes enriquecidos com proteína do soro do leite. Com 14g de proteína por porção, é o único do mercado a oferecer 60% de sua composição de proteína do soro do leite, garantindo uma quantidade de proteínas de alta qualidade, alta digestibilidade e, principalmente, trazendo todos os aminoácidos essenciais.
Além de ser uma opção prática e saborosa, uma única unidade do produto, de 250g, seja do iogurte ou do shake, repõe 19% da necessidade diária de proteínas, considerando a referência de uma dieta de duas mil calorias, de acordo com a Anvisa.
Outro ponto positivo dos shakes e iogurtes enriquecidos com este macronutriente é que são produzidos com ingredientes saudáveis, como o adoçante natural stévia. “Alimentos com açúcar são de difícil digestão pois exigem muito do organismo, nos levando à indisposição, causando sono e cansaço”, explica a especialista. Segundo Priscila, consumir alimentos livres de açúcar é um ótimo passo para garantir mais disposição.
Para uma alimentação ideal e individualizada, é importante destacar a importância do acompanhamento de um nutricionista, que irá auxiliar na quantidade ideal de cada macronutriente.
]]>