Entretenimento

Felicidade x Fracasso

Redação

Publicado em 16 de fevereiro de 2018 às 21:30 | Atualizado há 7 anos

Fragmentos filosóficos do co­tidiano formam o livro Contra um Mundo Melhor – Ensaios do Afeto, de Luiz Felipe Pondé, que será lançado pela Editora Con­texto em fevereiro. O autor, co­nhecido por ter quebrado o tabu de que o debate filosófico é prer­rogativa da academia, traz em 160 páginas pensamentos sobre um mundo que, segundo ele, “mente sobre si mesmo”. Pondé trata os temas abordados com perspicácia e sem moralismo.

A obra que marcou a estreia do escritor no campo da filoso­fia do cotidiano agora chega àContexto. “Ao longo dos ensaios e dos fragmentos, o leitor perce­berá que sou contra um mundo melhor, que sou cético e que car­rego uma sensibilidade trágica, independentemente de minha vontade filosófica. E por quê? Porque o que nos humaniza é o fracasso, homens e mulheres muito felizes não são homens e mulheres. Tenho medo de pes­soas muito felizes. A consciên­cia trágica, seja ela cósmica, seja miserável, miúda e cotidiana, determina o horizonte onde se move o humano. Dedico essas palavras a todos os nossos fra­cassos, e com esses olhos aten­tos ao medo que porta seu nome próprio é que o leitor deve ler es­tes ensaios e fragmentos aos pe­daços”, argumenta Pondé.

Contra um Mundo Mellhor reúne 32 ensaios recheados com a visão pessoal do autor sobre diversos tópicos presentes na vida cotidiana e reflete sobre re­ligião, política, sociedade, com­portamento humano, literatura e tradição. Tudo isso por meio de seu crivo filosófico particu­lar, ao qual leitor nenhum fica imune. “Os ensaios e os frag­mentos que aqui ofereço ao lei­tor são, no seu corpo, cenas de uma filosofia do afeto. O afeto que pensa o cotidiano”, finaliza.

Sobre o autor: Luiz Felipe Pondé é filósofo graduado pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado pela mesma insti­tuição e pela Université de Paris VIII, além de doutorado também pela USP. É vice-diretor e coor­denador de curso da Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

 

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias