Politica

Lúcia Vânia: FCA volta a operar contêineres

Redação

Publicado em 16 de fevereiro de 2018 às 01:46 | Atualizado há 7 anos

Suspenso desde novembro do ano passado, o serviço de trans­porte de contêineres no Porto Seco de Anápolis pode voltar a operar. Foi o que o gerente de Relações Institucionais da Valor Logística Integrada (VLI), empresa conces­sionária da Ferrovia Centro-Atlân­tica (FCA), José Geraldo Azevedo, assegurou à senadora Lúcia Vâ­nia em reunião realizada na quin­ta-feira, 8, no Senado.

Desde a suspensão do serviço que a senadora vem buscando uma solução para o impasse, que teve início quando a VLI, sem comuni­car à Agência Nacional de Transpor­te Terrestre (ANTT) e ao Porto Seco, decidiu paralisar o transporte de contêineres. Foram feitas diversas reuniões com todos os setores en­volvidos, inclusive usuários da FCA.

O Porto Seco alega que a VLI não tem interesse no transporte de con­têineres; já a empresa, que é um bra­ço da Vale, argumenta que suspen­deu a operação porque não havia clientes. Segundo Azevedo, de 2012 a 2017 houve uma queda de 70% no volume de contêineres transporta­do pela FCA no trecho Anápolis-Su­maré. Segundo ele, no último ano, a VLI atendeu a apenas uma empre­sa de produtos de limpeza.

Azevedo garantiu à senadora Lú­cia Vânia que, caso haja demanda pelo serviço, a empresa tem inte­resse em retomar o transporte de contêineres. Em uma nova reunião marcada para depois do carnaval, a VLI vai solicitar aos empresários que apontem potenciais clientes.

Na avaliação de Lúcia Vânia, o impasse se deu porque a ANTT não cumpre o que está previsto na legis­lação quanto à fiscalização dos ser­viços públicos prestados pelas con­cessionárias de serviços públicos.

A FCA – que reúne trechos da an­tiga Rede Ferroviária Federal (RFF­SA) – é uma das mais importantes ferrovias do País. Com 7.080 qui­lômetros de extensão, é conside­rada o principal eixo de conexão entre as regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Atraves­sa mais de 250 municípios brasilei­ros em sete Estados: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bah­ia, Sergipe, Goiás e São Paulo, além do Distrito Federal.

Sua integração a grandes por­tos como os de Vitória, Santos, Rio de Janeiro, além de outros nos Es­tados da Bahia, Goiás e Minas Ge­rais, e sua conexão a outras ferrovias, como a Estrada de Ferro Vitória/Mi­nas (EFVM), MRS Logística, Com­panhia Ferroviária do Nordeste (CFN) e Brasil Ferrovias, fazem da FCA um grande corredor de impor­tação e exportação do País.

 

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias