Entretenimento

Literatura alemã: Bernhard Schlink

Redação

Publicado em 12 de fevereiro de 2018 às 23:13 | Atualizado há 7 anos

Autor do best-seller “O leitor”, que é, desde “O perfume”, o ro­mance alemão mais aclamado nacional e internacionalmen­te, e que ganhou uma bem-su­cedida adaptação para o cine­ma, vencedora de um Globo de Ouro, Bernhard Schlink volta às prateleiras brasileiras em feve­reiro com “A mulher na escada”. Lançamento da editora Record, o livro tem tintas de thriller mas avança com a ajuda dos pontos fortes de Schlink para discutir questões como ética, paixão, arte, autoralidade e os efeitos da passagem do tempo.

O protagonista – sem nome – é um advogado bem sucedi­do que, durante uma viagem de negócios, se depara em um museu com uma pintura co­nhecida. “A mulher na escada” mostra uma jovem loura, nua, descendo degraus de uma es­cada. Décadas antes, quando ele ainda era um jurista inician­te, o quadro foi um de seus pri­meiros casos profissionais.

Na época, o jovem advogado se viu arrastado para uma trama envolvendo a mulher retratada na tela, seu ex-marido e o pintor – agora seu amante. Com dificul­dades de resistir aos encantos de Irene, o protagonista acaba sen­do mais um nesta rede de obses­são, intriga e traição, que termi­na com o sumiço da moça – e do quadro. Agora, anos mais tarde, ele vai precisar enfrentar o pas­sado ao localizar a mulher. E li­dar com a influência que aquele momento teve no desenrolar de sua vida e no que ela se tornou.

“A mulher na escada” tem tradução de Lya Luft, autora de “Perdas e ganhos”, “Pensar é transgredir” e do recente “A casa inventada”, todos também lan­çados pela Record.

Bernard Schlink escreveu “O leitor”, sucesso da literatura ale­mã que foi traduzido para 50 idiomas, alcançou o primeiro lu­gar na lista do New York Times e obteve grande sucesso também no Brasil, figurando nas princi­pais listas de mais vendidos. Sua versão cinematográfica foi es­trelada por Kate Winslet e Ralph Fiennes. Do autor, a Record tam­bém publicou “O outro”, “Amor em fuga” e “Mentiras de verão”. Schlink é professor de direito e filosofia na Universidade Hum­boldt de Berlim desde 1996.

O AUTOR

Bernhard Schlink (Bielefeld, 6 de julho de 1944) é um juris­ta e escritor alemão, professor de Direito e Filosofia na Univer­sidade Humboldt desde 1996. É neto de Wilhelm Schlink. Sua obra de ficção mais renoma­da é o livro Der Vorleser (O Lei­tor) publicado em 39 idiomas e adaptado para o cinema pelo diretor inglês Stephen Daldry. Na pesquisa jurídica, Schlink é o principal constitucionalis­ta adepto da Teoria Liberal dos Direitos Fundamentais e sobre o critério da proporcionalida­de diante das intervenções es­tatais. Dentre seus seguidores no Brasil, destaca-se Leonardo Martins, professor de Direito Constitucional da UFRN.

 

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias